Buscar

GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE-QUESTIONARIO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE
QUESTIONÁRIO UNIDADE 3
1. Acrescentamos que tudo começa com a análise de posições assumidas pelo mercado, segue para a avaliação de tendências, inclui a interpretação de movimentos em determinadas direções e termina em certo senso que permite estabelecer ampla compreensão de expectativas.
A gestão da qualidade objetiva, portanto, _______________________________ , mesmo que o consumidor ainda não tenha consciência da necessidade (ou do desejo) ou, enfim, alguma razão prática que o levará a adquirir o produto ou contratar o serviço.
R: Gerar produtos e serviços adequados ao uso.
Comentário: Adequação ao uso é fundamental para as estratégias de qualidade. Só adequação ao uso faz o produto ter o mercado de vendas necessário para sua sobrevivência e crescimento.
2. Ao desenvolver a gestão estratégica da qualidade a partir dos princípios da qualidade total, segundo Kerzner (2006), o desafio da organização que não quer ser apenas mais uma no mercado está em gerenciar atividades nunca realizadas no passado e que podem jamais vir a se repetir no futuro.
Para ele, no mundo atual, os projetos tornamse aparentemente cada vez maiores e mais complexos, logo, acrescenta o autor, a gestão de projetos pode ser definida como planejamento, programação e controle de uma série de tarefas integradas de forma a atingir seus objetivos com êxito, para benefício dos participantes do projeto. Dessa forma, percebese que as organizações passaram a reconhecer a importância da_____________________, tanto para o futuro quanto para o presente, consolidando, assim, o conceito de qualidade total.
R:Gestão de projetos.
3. Entendemos que produzir qualidade não é uma ação _________________. Trata-se de uma postura que requer ações planejadas. Logo, para o autor, a gestão da qualidade depende cronicamente do planejamento da qualidade, que, para Juran (2004), é a atividade de desenvolvimento dos produtos e processos exigidos para satisfação das necessidades dos clientes.
R:Intuitiva. 
4. Entre as dimensões do planejamento estão listadas:
R: ***Primeira dimensão: corresponde ao assunto abordado, que pode ser produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, recursos humanos ou qualidade.
***Segunda dimensão: equivale aos elementos do planejamento, que podem ser os propósitos, os objetivos, as estratégias, as políticas, os programas, os orçamentos, as normas e os procedimentos, entre outros. 
***Quarta dimensão: diz respeito às unidades organizacionais em que o julgamento é elaborado; nesse caso, podese ter planejamento corporativo, subsidiárias de grupos funcionais, de divisões, de departamentos, de produtos etc.
***Quinta dimensão: referese às características do planejamento que podem ser representadas por complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade, confidencial ou público, formal ou informal, econômico ou caro, planejamento estratégico ou tático.
5. Todo o processo está inteiramente de acordo com os conceitos da qualidade estudados e comentados. Acrescentamos que tudo começa com a análise de posições assumidas pelo mercado, segue para a avaliação de tendências, inclui a interpretação de movimentos em determinadas direções e termina em: Certo senso que permite estabelecer ampla compreensão de expectativas. 
6. Intimamente associado ao projeto do produto encontrase o modelo de operacionalização do processo produtivo, que viabilizou o projeto originalmente formulado.
R:O da qualidade de projeto e o da qualidade de conformação.
7. Numerosas crises e problemas específicos de qualidade, segundo Juran (2004), podem ser atribuídos à maneira pela qual a qualidade foi inicialmente planejada. Em certo sentido, para ele, nós planejamos assim. Isso não quer dizer, acrescenta o autor, que os planejadores sejam incompetentes, malintencionados ou de alguma forma deficientes; pelo contrário, coloca Juran, eles são, em geral, bastante experientes e dedicados, mas enfrentam múltiplos obstáculos. Quais são eles?
R:Programações irreais, orçamentos apertados e bases de dados inadequadas.
8. O planejamento (estratégico) da qualidade corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo corpo gerencial para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado. Entretanto, a empresa tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores, de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é, ainda, um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa independentemente de vontade de seus executivos.
9. Paladini (2009) acrescenta que a qualidade de conformação incorpora outras abordagens conceituais, todas relacionadas à ação operacional da organização, sobretudo no âmbito da Gestão da Qualidade no Processo. Logo, para esse autor, atingese o enfoque do pleno atendimento às especificações de projeto por meio de alguns itens.
R:*O esforço para eliminar defeitos e prevenir sua ocorrência.
*O monitoramento de características do processo de produção.
*O desenvolvimento de melhorias de processo (dimensão interna da qualidade total) que possam, por exemplo, favorecer ao controle de variações.
*A avaliação de potencialidades do processo (que possam diferenciálo estrategicament ou suas fragilidades (sobretudo as que favorecem o aparecimento de defeitos ou podem ser utilizadas especificamente para eliminálos).
10. Um modelo de gestão integrada de qualidade, que agregue ambos os enfoques, tem características estratégicas, já que tanto define o que deve ser produzido como viabiliza esse processo. Em termos de ações específicas, os dois modelos dispõem de perfis próprios, mas são essencialmente interativos, como segue.
 Ações básicas da gestão da qualidade de projeto:
***Estabelecer, definir e avaliar a relação entre os produtos disponibilizados e as faixas de mercado em que irão atuar.
***Enfatizar a perfeita adequação do produto ao uso a que se destina.
***Utilizar o mercado como referencial básico de operação.
***Enfatizar, como norma de atuação, os requisitos do cliente.

Continue navegando