Buscar

Auditoria Normas e Controle Interno - DISCURSIVA 2

Prévia do material em texto

Auditoria: Normas e Controle Interno 
O trabalho de auditoria, para atingir sua finalidade, deve ser adequadamente planejado, de forma a prever a natureza, a época e a extensão dos procedimentos que nele serão empregados. Considerando o exposto acima, redija um texto de no máximo 15 linhas a cerca da natureza, época e extensão dos trabalhos de auditoria, abordando necessariamente os seguintes aspectos: 
Relação entre o sistema de controle interno e a abrangência dos trabalhos auditorias; Significado da natureza, extensão, profundidade e oportunidade da aplicação das provas seletivas, testes e amostragem em situações concretas. 
Quando começamos a falar e avaliar sobre o sistema de controle interno e os trabalhos de auditoria, os mesmos estão diretos ligados entre si, na parte de controle interno que os negócios das empresas sejam baseados em estratégias e politicas elaborados pela própria administração. Onde todas as movimentações, estratégias e decisões sejam realizadas pelo comando do setor administrativo, que o sistema contábil forneça informações exatas e precisas, e com isso irá proteger os ativos e controlando os exigíveis e que o administrativo seja capaz de identificar, avaliar e controlar os riscos que podem ocorrer nos negócios. 
Na parte que rege trabalhos de auditoria, eles tem como finalidade, de adequação, a integridade e a eficácia dos controles internos e das informações contábeis, físicas, contábeis, financeiras e operacionais da empresa, com todas essas questões tem com o intuito auxiliar a abordagem sistemática e disciplinando na tomada de decisões. 
Para o planejamento da auditória é importante ter todo o conhecimento do sistema contábil e dos controles internos, para que possa através desses mecanismos definir as estratégias globais que o auditor ira determinar a natureza, época e a extensão dos procedimentos que serão executados, para que se possa desempenhar uma auditória eficiente, eficaz e efetiva. 
O volume e a complexidade das informações e operações das empresas são grandes, e com isso é inevitável que os procedimentos de auditoria sejam determinados por meio de provas seletiva, testes e amostragem. 
Para cada prova a mesma deve ser avaliada e analisada quando a sua objetividade, importância, validade e confiabilidade. O auditor em situações concretas deve ter conhecimento direto e pessoal através de constatações físicas, cálculos, inspeções documentais, observações e correlações. 
Para que o trabalho do auditor seja de forma qualificada o mesmo deverá documentar e registrar todos os dados pertinentes a natureza da época e extensão dos procedimentos realizados, especificando as características que identifiquem os itens testados, quem executou e a data de conclusão do trabalho auditado e por fim quem revisou esse trabalho juntamente com a data e extensão de tal revisão. 
FONTE: MEIRELLES, Willians. Auditoria: Normas e Controle Interno. Universidade Luterana do Brasil; Ed ULBRA, Canoas. 2017.

Continue navegando