Buscar

6 - Dicotomias e Divisoes do Direito

Prévia do material em texto

6ª TRANSPARÊNCIA
DICOTOMIAS E DIVISÕES DO DIREITO
	
· DIREITO COMUM: É o aplicável em todo território do Estado (Direito Civil, Direito Penal, Direito Comercial).
· DIREITO PARTICULAR OU DIREITO LOCAL: É o que tem eficácia só em parte do território nacional, tendo alcance territorial limitado, específico (Impostos estabelecidos por lei estadual ou municipal).
· A DIFERENÇA ENTRE O DIREITO COMUM E O PARTICULAR É O ALCANCE TERRITORIAL DA NORMA JURÍDICA, OU SEJA, A BASE REFERENCIAL É A APLICAÇÃO DA NORMA NO ESPAÇO GEOGRÁFICO.
· DIREITO GERAL: É aplicável a todas as relações jurídicas ou a um conjunto amplo delas (Direito Constitucional).
· DIREITO ESPECIAL: É aplicável somente a um campo restrito de relações jurídicas.
· NO DIREITO GERAL E ESPECIAL, O QUE SE LEVA EM CONTA SÃO AS RELAÇÕES SOCIAIS DISCIPLINADAS PELO DIREITO. NO GERAL É A TODAS AS RELAÇÕES JURÍDICAS OU AO CONJUNTO DELAS, NO ESPECIAL APLICA-SE SOMENTE A UM CAMPO RESTRITO DE RELAÇÕES JURÍDICAS.
· DIREITO OBJETIVO: É o complexo de normas jurídicas que regem o comportamento humano, prescrevendo uma sanção no caso de sua violação. 
O DIREITO PBJETIVO, RELACIONA-SE COM O DIREITO POSITIVO.
· DIREITO SUBJETIVO: É a prerrogativa (faculdade) colocada pelo Direito Objetivo á disposição do sujeito do direito. Prerrogativa esta entendida como possibilidade de uso ou seu exercício efetivo.
É O DIREITO DE CADA PESSOA. (FACULTATIVO) OPÇÃO DADA PELO OBJETIVO DE USAR OU NÃO.
· DIREITO SUBJETIVO PLENO: Não precisa do fato para ocorrer, são os direitos naturais (direito a vida, a liberdade a honra etc.)
· DIREITO PÚBLICO: É aquele que regula uma relação de subordinação da qual faz parte o Estado, utilizando-se do seu poder de império.
· DIREITO PRIVADO: Aquele que regula uma relação de coordenação ou entre particulares, ou quando o Estado fizer parte, sem se utilizar do seu poder de império.
· DIREITO DIFUSO: São os Transindividuais, de Natureza Indivisível, de que sejam titulares Pessoas Indeterminadas e ligadas por Circunstância de Fato. (direito ambiental, direito do consumidor).
· DIREITO COLETIVO: São os Transindividuais, de Natureza Indivisível, de que sejam titulares Pessoas Determinadas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma Relação Jurídica.

Continue navegando