Buscar

Fundamentos Históricos do Direit1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos Históricos do Direito
1.	O modelo político liberal moderno é resultado histórico da formação de um tipo de poder estruturado na Europa durante os séculos XV, XVI e XVII, trata-se de uma forma política moldada dentro de um processo de centralização e concentração ocorrido nesses séculos. Acerca das fases que se desdobraram nesse período, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Absolutista, liberal e social.
	b) Religiosa, liberal e social.
	c) Neoliberal, econômica e social.
	d) Liberal, neoliberal e econômica. 
2.	Ao longo da história, as religiões serviram a diferentes necessidades sociais, políticas e econômicas, influenciando comportamento e provocando fortes interferências na cultura vigente. Sobre as principais características do cristianismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O cristianismo encontra um fértil terreno entre os empobrecidos por ser portador de ideais e formas de comportamento que uniam pessoas divididas e fragmentadas pelo poder imperial romano, que privava as pessoas de qualquer esperança. 
( ) O cristianismo foi visto pelos indivíduos mais cultos da época como uma espécie de reavivamento da relação entre o divino e o humano.
( ) As práticas "pagãs" sobreviveram ao cristianismo adaptando-se a ele, a exemplo de rituais como procissões, invocação de santos, festas religiosas que substituíram as pagãs.
( ) Os rituais adotados pelos convertidos - era adoração por vários deuses - faziam com que houvesse desconfiança. Era uma crença aberta a escravos e senhores, homens e mulheres, que pregava a igualdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - V - F - V.
	b) V - V - V - F.
	c) F - V - F - F.
	d) V - F - V - V. 
3.	A marca da ordem política e jurídica medieval é a coexistência dos poderes eclesiástico e secular. Tal fenômeno caracteriza-se como pluralismo jurídico. Sobre essa coexistência de distintos poderes em um mesmo território, assinale a alternativa CORRETA:
	a) O poder eclesiástico se impôs de maneira hegemônica ao longo da Idade Média.
	b) Há uma absoluta separação entre as duas esferas de poder.
	c) Paulatinamente as duas esferas de poder tornam-se distintas, e nem o poder eclesiástico nem o secular ao longo da Idade Média impuseram-se de forma absoluta.
	d) Não ocorre disputa de poder entre os nobres e o clero. 
4.	O processo inquisitorial, elaborado como técnica jurídica inovadora medieval tornou-se modelo judicial e administrativo, por ter-se tornado instrumento de exercício de poder e de administração política. Acerca das características do processo inquisitorial, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Por ser considerado um procedimento passível de erro, o procedimento inquisitorial, permitia a presença de um defensor - advogado - nomeado pelo Papa.
	b) Os Tribunais Inquisitoriais não foram um Tribunal de Exceção, porque se mantinham sob a jurisdição secular.
	c) Os Tribunais Inquisitoriais tinham como objetivo a busca da verdade processual e não a verdade real.
	d) O inquérito era aberto de ofício, a mando do inquisidor, e não admitia o caráter contraditório. 
5.	As manifestações do direito e as formas de sanção são marcadas por fortes ritualismos e atos simbólicos que acabam confundindo justiça com magia, e desde aí as práticas vão avançando de forma dinâmica até a identificação de direito com lei. Existem algumas características do direito dos povos sem escrita, uma vez que as religiões serviam a diferentes necessidades sociais, políticas e econômicas. Sobre as principais características dos povos sem escrita, analise as sentenças a seguir:
I- A marca do direito dos povos antigos é a diversidade, uma vez que cada comunidade possuía seus costumes próprios e o isolamento.
II- A transmissão das regras de convivência pela tradição oral.
III- Por não ser escrito, o direito antigo é bastante limitado quanto à abstração e generalidade, sendo, em geral, reproduções de casos concretos.
IV- A relação de justiça e religiosidade eram independentes. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
6.	O jus naturalismo racionalista e o iluminismo são duas correntes que convergem no sentido de sistematizar o direito através dos códigos. Acerca do movimento da codificação moderna, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Reproduz o mesmo movimento que vinha sendo herdado desde a promulgação do Código de Hamurabi.
	b) Representa a manutenção dos privilégios estamentais medievais.
	c) Traziam os ideais iluministas de autodeterminação.
	d) Foram encomendados pelos nobres iluminados pela revelação divina. 
7.	A Idade Média, que se estende entre os séculos V ao XV, é marcada pela dominação ideológica do Cristianismo, que acabou por criar os fundamentos políticos e jurídicos dessa etapa histórica, cuja maior expressão será o Direito Canônico. Acerca dos fatores relacionados à hegemonia do Direito Canônico na fase medieval, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Os canonistas, especialistas em Direito Canônico, foram responsáveis pela formação de critérios lógicos e formais de direito a partir do estudo desenvolvido nas escolas de direito que se iniciam em Bolonha - Itália - no século XI.
	b) O Direito canônico era tão somente uma teoria de direito elaborada pelos canonistas sem finalidade prática.
	c) O Direito Canônico tornou-se dominante porque foi elaborado desde o Direito Comum bárbaro, razão pela qual acabou por ser adotado pelos reinos medievais.
	d) A teologia cristã não serviu de fundamento ao Direito Canônico, uma vez que o trabalho dos canonistas foi o de tornar independente as esferas religiosa e jurídica. 
8.	O positivismo jurídico consolidou uma concepção monista de Direito, segundo a qual a legislação tem apenas uma fonte legítima de produção. Qual é o ente político que reúne as condições de produzir o Direito desde os pressupostos contratualistas de vontade geral e representatividade?
	a) O Estado.
	b) Os movimentos sociais e sindicais legalizados.
	c) O saber jurídico e jurisprudencial.
	d) Somente o Estado Democrático. 
 
9.	Portugal, no século XV, juntamente aos demais países europeus, como Espanha e Inglaterra, haviam reunido condições técnicas, bem como interesses econômicos e políticos que permitiram o processo de expansão do domínio europeu. Seguramente, por esta razão, as terras brasileiras já eram alvo de interesse, sobretudo, de Espanha e Portugal, o que explica a existência de Tratados. Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Tratado de Tordesilhas, firmado em 13 de janeiro de 1750 entre os reinos de Portugal e Espanha, dividia as terras conquistadas no Novo Mundo, estabelecendo assim, novas fronteiras de exploração.
	b) Tratado de Tordesilhas, de 7 de junho de 1494, estabeleceu um meridiano divisório a 370 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde, sendo a leste pertencente a Portugal e oeste a Espanha.
	c) Tratado de Tordesilhas, celebrado em 6 de março de 1480, dava a Portugal a exclusividade sobre as terras e águas ao sul das Ilhas Canárias.
	d) Tratado de Tordesilhas, de 4 de maio de 1493, expedida pelo Papa Alexandre VI, que conferia à Espanha o direito exclusivo sobre todas as terras que estivessem a oeste de uma linha imaginária a 100 léguas de Açores e Cabo Verde. 
10.	O Estado Liberal se dedica prioritariamente a garantir e legitimar as relações jurídicas da esfera privada. Este é, sem dúvida, um importante marco para a clara separação da ordem pública da privada. Na esfera privada, o marco deste novo momento político e jurídico é a autorregulação dos negócios particulares. Sobre através de que instrumento essa regulação é feita, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Contratos.
	b) Atos Legais.
	c) Procedimentos concorrenciais.
	d) Forais Reais.

Continue navegando