Buscar

França e Martins

Prévia do material em texto

18
FACULDADE DE IMPERATRIZ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SAMARA SILVA DE FRANÇA 
SILMA MARTINS
A RELAÇÃO ENTRE MÚSICA E ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE IMPERATRIZ–MA: visão dos professores
Imperatriz
2015
SAMARA SILVA DE FRANÇA 
SILMA MARTINS
A RELAÇÃO ENTRE MÚSICA E ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE IMPERATRIZ–MA: visão dos professores
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Imperatriz (FACIMP), como registro parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.
Orientadora: Prof.ª MSc. Mercedes Pereira de Castro.
Imperatriz
2015
	
Ficha catalográfica.
SAMARA SILVA DE FRANÇA 
SILMA MARTINS
A RELAÇÃO ENTRE MÚSICA E ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE IMPERATRIZ–MA: visão dos professores
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Imperatriz (FACIMP), como registro parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.
Orientadora: Prof.ª MSc. Mercedes Pereira de Castro.
Aprovada em: ____/____/_________.
BANCA EXAMINADORA
_________________________________________
Prof.ª MSc. Mercedes Pereira de Castro
_________________________________________
1º Membro
_________________________________________
2º Membro
SUMÁRIO
	
	RESUMO ................................................................................................................
	05
	
	
	
	1 
	INTRODUÇÃO ......................................................................................................
	05
	
	
	
	2
	 HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL ......................................
	06
	
	
	
	3
	FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL .......................................................
	08
	
	
	
	4
	EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR ..................................................................
	09
	4.1
	Resultados da Pesquisa ..........................................................................................
	10
	
	
	
	5
	CONCLUSÃO .......................................................................................................
	15
	
	
	
	
	ABSTRACT ............................................................................................................
	16
	
	
	
	
	REFERÊNCIAS .....................................................................................................
	17
	
A RELAÇÃO ENTRE MÚSICA E ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE IMPERATRIZ–MA: visão dos professores
Samara Silva de França[footnoteRef:1] [1: Acadêmicas do Curso de Pedagogia da Faculdade de Imperatriz – FACIMP. E-mail: sama-tec19@live.com] 
Silma Martins¹
Mercedes Pereira de Castro[footnoteRef:2] [2: Mestre em Ciências Ambientais (UNITAU), Orientadora; Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Imperatriz – FACIMP. Contato: mercedesdons@hotmail.com.] 
RESUMO
Este artigo surgiu com o intuito de mostrar as práticas utilizadas por professores na sala de aula com inserção da música. E examinar os modos de inserir a musica no cotidiano escolar, e mostrar como são desempenhadas as estratégias utilizadas por professores no desenvolvimento da prática curricular para o ensino da musica na sala de aula. Apontando que a principal ferramenta dentre as quatro linguagens artística é a musica, pois é ela que garante o desenvolvimento do ensino e aprendizagem do aluno. Trata da falta de recurso e conhecimento por parte de profissionais da educação sobre a importância da utilização da musica, da estrutura de ensino da escola, a falta de metodologias e visão dos professores em relação a suas praticas na sala de aula. O exposto trabalho teve como metodologia pesquisas descritivas e exploratórias, pelo qual trouxe uma ampla visão ao referido assunto. Portanto acredita-se que a musica é uma das estratégias mais importante no quesito de ensino e aprendizagem, pois ela transforma todo ambiente trazendo benefícios para escola e os alunos. O objetivo desse artigo é de investigar a visão dos professores sobre a relação entre musica e ensino aprendizagem em uma escola particular na cidade de Imperatriz–MA.
Palavras-chave: Prática. Educação Musical. Estratégias. Ensino e Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
 A música possui uma forte influencia na sociedade, é importante observar que a população nos dias atuais, com a evolução da tecnologia, tem mais facilidade de se envolver no mundo musical. “A musica é uma linguagem criada pelo homem para expressar suas ideias e sentimentos, por isso esta tão próxima de todos nós” (CRAIDY; KAERCHER, 2001. p. 130). Partindo dessa afirmativa, é do conhecimento geral que a musica tem um grande poder sobre as emoções e a psique humana, dessa maneira, ela pode ser utilizada para influenciar as pessoas, seja da maneira bondosa ou maldosa.
 Há varias vantagens, que a musica proporciona, obtendo resultados significativos seja qual for à área escolhida. É interessante observar que a musica é um meio utilizado para tratar diversos problemas mentais, vários distúrbios mentais, como autismo e a paralisias cerebrais, podem ser tratados através da musicoterapia. Essa linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, é algo esta sempre associada à cultura e às tradições de um povo e da sua época. Muitos pesquisadores reconhecem a musica como uma espécie de modalidade que proporciona um estado agradável de bem estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.
	 A presença da musica na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o crescimento e enriquecimento do ensino, pois desenvolve nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a autoestima. Apresentação da musica feita de forma lúdica contribui para uma aprendizagem mais prazerosa e de uma forma que as crianças gostem. Devido à importância da musica na vida das pessoas é que sente hoje em dia a necessidade de trabalhar a musica em sala de aula. De acordo com o pensamento da especialista pedagoga no ensino da musica para crianças, Maria Lucia Cruz Suzegam, “a musica estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral”, assim ajudando a melhorar a sensibilidade e a memória, ajudando no processo da alfabetização. O ensino da musica nas escolas, esta em escassez, pouco utilizada como ferramenta de ensino, principalmente nas series inicias, onde a aprendizagem e o ensino podem ser mais proveitosos. 
	Este presente artigo tem como objetivo geral Investigar a visão dos professores, quando a relação entre musica e ensino aprendizagem em uma escola particular de Imperatriz–MA, com questionamentos norteadores para a pratica em sala de aula. No âmbito da sala de aula foram levantados questionamentos envolvendo o processo de ensino e aprendizagem de forma didática foi questionada de que maneira o professor utilizava a musica na sala de aula.
	Este trabalho buscou alcançar os seguintes objetivos: explorar as concepções dos professores a cerca da Educação Musical em sala de aula no ensino fundamental; Identificar o perfil dos professores; Identificar junto a professores quais metodologias utilizadas para promover a Educação Musical.
 
2 HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL
Como sendo de muita importância e primordial para o processo ensino aprendizagem a musica tem desempenhado no decorrer de sua história um papel primordial da vida do homem. Fazendo com quer ele se posicione na sociedade de maneira a perceber e fazer mudanças em uma sociedade contínua. Desde os primórdios da humanidade podemos notar a importância da música na aquisição de hábitos valores de uma sociedade.
A música vem desempenhando, ao longo da historia, um importante papel no desenvolvimento do ser humano, seja noaspecto religioso, seja no moral e no social, contribuindo para a aquisição de hábitos e valores indispensáveis ao exercício da cidadania. (LOUREIRO, 2010. p. 50).
 
 A música é um fenômeno universal, que estar presente na historia de todos os povos e civilizações, em todo o mundo desde a pré-história. E, desde os primórdios, a música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas. Durante o período colonial, a música e as outras artes alcançaram notável grandeza, porem o educador musical estagnou durante o Império. O processo de desenvolvimento da Educação Musical permaneceu no Brasil desde o segundo Império ate a Republica da virada no século XX. 
 Em janeiro de 1847 Dom Pedro II, aprova a lei 360 estabelecendo o conteúdo de musica nas escolas primarias e secundarias (Leis do Brasil, 1852, p.57), então o Brasil começa a fornecer diploma de formação musical. Essa lei permaneceu no Brasil ate a virada do século XX onde João Gomes Junior introduziu o canto Orfeônico, que se constitui em um canto coletivo sem rigor técnico. Já na década de 20, Anísio Teixeira propõe uma reforma na Educação Brasileira, e com a chegada da era Vargas, ele teve uma oportunidade de colocar seu projeto em pratica, gerando grandes mudanças, que ajudaria a fazer com que a musica voltasse a alcançar seu esplendor, como ocorrido no período colonial.
 No decreto n°.19.890 assinado por Vargas em 18 de Abril de 1931, o canto Orfeônico tornou-se disciplina obrigatório nos currículos, para ser um alfabetizador escolar. Com a contribuição de Vila Lobos o canto orfeônico se tornou maior na educação de massa, onde permaneceu ate nas escolas brasileiras ate o final da década de 60. Em 1971 com a promulgação da Lei 5.692/71 o ensino das Artes foi agrupado instituindo a chamada polivalência, onde o mesmo professor tem que trabalhar Artes Visuais, Teatro, Musica e Dança.
 Em 2008 a Lei 11.769 diz que a musica devera ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do componente curricular, nessa lei o objetivo da Educação Musical no ensino básico, não é formar músicos profissionais, muito embora os conhecimentos da área sejam de extrema importância. 
 
3 FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL
Os cursos de graduação, ou licenciatura no âmbito educacional, não proporcionam aos professores, confiança e segurança suficiente para ministrar aulas utilizando a musica como um recurso para o ensino e aprendizagem.
Na visão de Souza (2002), ele abordar que a formação do profissional na área musical precisa mudar e inovar, pois os cursos de licenciatura não abordam suficientemente sobre a realidade que o futuro profissional poderá enfrentar na sua jornada de ensino. No seu ponto de vista, deveriam estar em debate às questões sobre a educação mais realista. De certa forma a escola e os seus profissionais envolvidos no contexto musical precisam de aparatos necessários para o desenvolvimento no processo de aprendizagem. 
Os cursos de licenciatura deveriam ter em seus currículos, uma disciplina especifica sobre a educação musical, onde os professores pudessem ser expostos a um conhecimento mais amplo e reflexivo sobre o ensino de musica nas escolas, e quais são as metodologias corretas que podem ser usadas em sala de aula, de acordo com a necessidade e a realidade da escola e dos alunos. Conforme Loureiro (2003) é necessário haver uma ideia concreta que viabiliza ações direcionadas a vida real, para que o ensino da musica venha contribuir de forma significativa e que contribua para uma visão intercultural. Pois os ensinos devem estar direcionados ao universo dos alunos, para haver uma intervenção e integração de capacidades, diferentes modos de agir e de pensar.
Os professores que pretendem atuar na área da educação musical devem ser submetidos a uma formação continuada, para que sua forma de trabalhar em sala de aula venha trazer resultados significativos no desenvolvimento cognitivo dos alunos. É importante esta ciente de que a prática pedagógico-musical pode acontecer e ser adquirida em outro espaço, alguns autores defendem a formação musical e suas práticas fora de instituições, conforme Kraemer (2000), compreender e interpretar, descrever e esclarecer, conscientizar e transformar faz parte do processo de construção do conhecimento de musica. 
 É importante abordar também, a postura do professor que pretende atuar nessa área, porque mesmo havendo instituições que não possuem no seu currículo a educação musical, deve partir do professor, buscar aprimoramento, e aperfeiçoamento para uma visão mais rica sobre a diversidade cultural humana, com objetivo de criar ações para mediar e facilitar o processo de construção da aprendizagem dos alunos. De acordo com Brito (2003) o Educador Musical deve estar disposto a estudar e buscar sua qualificação, em vários meios existentes, como pesquisas, participar de seminários, cursos, congressos a fim de refletir e transformar suas praticas cotidianas de ensino.
É importante abordarmos que o acesso a informações através dos discursos de docentes na área da educação musical, através de suas trajetórias, suas concepções sobre musica, proporciona dinâmica e troca de experiências entre os docentes.
Através do discurso docente podemos ter acesso aquilo que o professor pensa/diz respeito a sua própria pratica (a despeito da prescrições do texto curricular); e o que ele pensa/diz do conhecimento curricular, ou seja, podemos ter acesso às maneiras como o currículo pode ser compreendido, criticado ou retificado pelos professores. Através do discurso docente, podemos ter acesso àquilo que é dinâmico e contingente aquilo que se faz mais presente na prática do que propriamente no texto curricular. (MARQUE 2011. p. 50).
A formação e prática musical do professor, precisa ser constantemente realizadas em sua formação pedagógica. O professor precisa pensar e fazer musica em varias situações no cotidiano escolar, onde a experiência inclui como um fator importante para o processo de qualificação e formação do professor. As formações do Educador musical nos cursos de licenciatura devem estar submetidas nos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Mesmo havendo o ensino de Educação Artística nos cursos de licenciatura, o ensino de musica ainda não é suficiente para o professor estar preparado para atuar e utiliza-la em sala de aula, Souza (2002) defende que os cursos de licenciatura devem mudar e inovar, e que essas questões devem estar nos centros de debates se desejarem realmente uma educação voltada a necessidades atuais.
4 EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR
 
O ensino da musica nas escolas, é uma ferramenta eficiente de transformação social, e contribui para formação musical dos alunos. É interessante observar que a musica está presente em acontecimentos diversificados, por isso que sua prática é apenas uma possibilidade dentre várias. De acordo com Hentschke (1995) há varias razões para a música se fazer presente na escola, destaca-se o desenvolvimento cognitivo, afetivo, e psicomotor, o desenvolvimento de suas habilidades artísticas da imaginação e potencial criativo. Podemos também destacar outro ponto que pode ser desenvolvido está ligado há a diversidade de estilos e gêneros musicais, onde os alunos estarão construindo sua identidade musical.
Segundo os PCN’s:
‘‘(...) As oportunidades de aprendizagem de arte, dentro e fora da escola, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal e ampliam a formação do estudante como cidadão, principalmente por intensificar as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como no exterior. ’’(PCN, Arte, Introdução, 1998, p.19).
 Desta forma, podemos analisar que a musica é fundamental ser introduzida nos currículos das escolas, justamente por haver essa necessidade de explorar o lado artístico dos alunos. Apesar de ter sido retirado dos currículos escolares quando da Reforma de Ensino, através da Lei 5.692/71, que criou a disciplina de Educação Artística, cabendo ao entãoeducador, a difícil ou impossível tarefa de trabalhar com os três discursos artísticos: plástico, teatral e musical. 
 A música pode ser utilizado em varias áreas, essa função que a musica possui tem no âmbito escolar, ajuda a colaborar e favorecer o ensino de outras disciplinas, como afirma Souza (2002) que os professores tem percebido o valor que a musica possui em suas disciplinas, o desenvolvimento das crianças para realização das atividades é significativas, o que tornam as aulas mais prazerosas, e ao mesmo tempo proporciona diversão na hora de aprender.
 
4.1 Resultados da Pesquisa
 
	No primeiro gráfico demonstra que 75% dos professores entrevistados, quando questionados sobre como desenvolvem na prática o a musica em suas disciplinas, responderam que através de brincadeiras e jogos, com o intuito das crianças interagirem uns com os outros, alem de assimilar os conteúdos proposto pelo professor.
19% dos professores entrevistados responderam que na prática trabalhada em sala de aula é por meio de aulas expositivas. Logo 7% dos professores responderam que utilizam a musica com outras práticas
	De acordo com Saviani (2003) afirma a eficácia que a musica possui para o desenvolvimento humano, dentre outras artes, a musica ela se destaca por ser um imenso potencial educativo, por ser a forma mais pratica de alcançar os objetivos que se deseja na direção de uma educação.
 Os resultados obtidos no segundo gráfico, 80% dos professores responderam que consideram totalmente fácil trabalhar a musica na sala de aula, logo 5% responderam que é difícil introduzir a musica no ambiente escolar. E 15% dos professores responderam que é regular aplicar a musica em sua sala. Dessa forma podemos perceber que existe ainda uma pequena porcentagem de professores com dificuldades de aplicar a musica em sala, apesar de ser um numero pequeno, ainda sim é um motivo de preocupação.
Segundo Brasil (1998, p. 67) a música é uma linguagem universal, e o professor deve este atento às necessidades dos alunos, pois implica o professor uma postura de disponibilidades em relação a essas linguagens. Mesmo o educador não contendo uma formação especializada, sugere-se um trabalho pessoal, com a busca de novos conhecimentos e metodologias.
Nesse gráfico demonstra que 84% dos professores entrevistados, ao serem questionados se tem conhecimento de outros colegas que utilizam a musica como um modelo de ensino, responderam que sim, por ser um meio importante e chamativo causando um enorme interesse por parte dos alunos em aprender e assimilar os conteúdos.
Os 16% dos professores entrevistados, responderam que não tem conhecimento de colegas que utilizam a musica como um modelo de ensino, deixando clara a falta de interesse sobre a importância da musica.
Com a abordagem de Jeadot (1993) o educador deve aproveitar a oportunidade, essa disposição que a musica proporciona, o professor precisa ser criativo para despertar a motivação da criança. É comum entre as crianças a necessidade de criar, dessa forma, ao interagirem com o mundo, seu conhecimento é construído.
 	
No quarto gráfico fica clara a unanimidade 100% dos professores em relação ao questionamento sobre a importância da utilização da musica como uma pratica essencial para o desenvolvimento do aluno. Dessa forma fica evidente a influencia que a musica possui no processo de desenvolvimento dos alunos por meio da prática musical.
	Quando a escola escolhe a musica como um processo de desenvolvimento na aprendizagem, torna-se um lugar de harmonia e de fácil interação social e inclusão. Na visão de Pacheco (1991) apresenta o recurso musical como um símbolo valioso no aprendizado dos alunos, e quando a escola adota essa forma de ensino, ela se torna um lugar com aprendizados significativos.
	Ao inserir a musica na pratica diária do ambiente educativo, a mesma pode tornar-se um auxilio importante para o processo de aprendizagem na leitura e na escrita, criando afeições e gostos por diversos assuntos estudados, por mais complexa que a disciplina seja. Não um instrumento de alfabetização mais de cidadania, através de convivências. A interação é uma forma de construção do conhecimento da criança com o meio ambiente.
 
 	Com os resultados obtidos no 5° gráfico, 60% dos professores consideram totalmente a musica como uma ferramenta eficiente para a transformação social, logo 40% concordam parcialmente, pois em suas concepções a existem vários outros meios eficientes para a transformação social. Dessa forma podemos perceber que a musica vem gradativamente crescendo no ambiente escola, e pouco a pouco fazendo parte dos currículos escolares, por meio dessa conscientização por parte dos professores e gestores.
 Conforme Mársico (1982) a escola tem seu dever de assegurar igualdade de chances, para que o acesso a musica possa chegar a todos, e cada criança, mesmo com diferentes convivências, ou qualquer que seja o ambiente sociocultural, tenha o direito de ser educado musicalmente. Visando assim uma aprendizagem significativa e de acordo com as necessidades impostas pela sociedade nos dias de hoje, porque a necessidade que a escola precisa hoje, é de uma forma de trabalho mais lúdica no ambiente escolar, para proporcionar uma aprendizagem mais prazerosa e estimulante. 
 
5 CONCLUSÃO
	A educação é um processo que engloba ensino e aprendizagem, onde existem diversas formas e metodologias para trabalha-la nas salas de aula de acordo com a necessidade de cada instituição. A musica em si, é uma das formas mais eficazes para o desenvolvimento da escola e dos alunos, onde a mesma desperta o prazer e facilidade para assimilar conteúdos. A educação musical tem-se mostrado eficiente desde o inicio das civilizações, e que no decorrer dos anos ela tornou-se menos utilizada na área educacional.
	Os resultados obtidos nessa pesquisa através de questionários fizeram-se perceber a importância que a musica possui para o ensino e aprendizagem na varias modalidades de ensino. Por que a musica ela pode ser trabalhada das diversas formas, pois alem de ser vista como uma profissão, também é uma forma de terapia para pessoas deficientes, pois sabemos que ajuda no processo de desenvolvimento cognitivo.
	Portanto, com os resultados adquiridos durante a pesquisa de campo, pode-se concluir que a musica consideravelmente esta sendo utilizada e desenvolvida em sala de aula. Percebeu-se que todos os professores entrevistados estão cientes da importância da musica na educação de seus alunos. A pesquisa foi satisfatória, pois contribuiu para analisar o desenvolvimento da musica na escola e a visão dos professores a cerca da Educação Musical. Diante desse exposto artigo, deixou claro que para a musica se fazer presente e eficaz é necessário que todos os segmentos da sociedade trabalhem juntos, se envolvam e participe em prol de um objetivos em comum.
	Ao concluir vamos parafrasear Loureiro (2010) afirma que a musica tem sido tema de diversos debates e diálogos para a sua reintrodução no universo escolar, por meio de diversos elementos que leva a compreensão a cerca da atual situação do ensino da musica nas escolas brasileiras. De acordo com a visão exposta fica evidente que a musica tem suas contribuições, onde não podemos permitir que ela seja ocultada as escolas brasileiras.
THE RELATIONSHIP BETWEEN MUSIC AND EDUCATION LEARNING ON A PRIVATE SCHOOL IMPERATRIZ-MA: view of teachers
ABSTRACT
This article appeared in order to show the practices used by teachers in the classroom with the music integration. And examine ways to enter the music in everyday school life, and show how the strategies used by teachers in the development of curricular practice for the music teaching in the classroom are performed. Pointing out that the main tool of the four artistic language is music, because it is what guarantees the development of teaching and student learning. Deals with the lack of resources and knowledge by education professionals on the importance of usingmusic, school teaching structure, lack of methodologies and vision of teachers about their practices in the classroom. The exposed work was descriptive and exploratory research methodology by which brought a broad vision to said subject. Therefore it is believed that music is one of the most important strategies in the question of teaching and learning because it makes the whole environment bringing benefits to the school and the students. The aim of this paper is to investigate the teachers insight into the relationship between music and teaching and learning at a private school in the city of Imperatriz-MA.
Keywords: Practice. Musical education. Strategies. Teaching and Learning.
REFERENCIAS 
ARROYO, M. Educação Musical na Contemporaneidade. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:MPglGatNcCwJ:www.ufrgs.br/musicalidade/midiateca/educacao-musical/educacao-musical-na-contemporaneidade/at_downlo ad/file+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 6 Mai. 2015.
BARRETO, S. de J. Psicomotricidade: Educação e Reeducação. 2. Ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.
BELLOCHIO, C. R; A Formação Profissional do Educador Musica: Algumas Apostas. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista8/revista8_artigo3. pdf>. Acessado em 23 de Abr. 2015.
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria Fundamental. v 3. Conhecimento de Mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998.
__________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
__________. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
__________. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RECNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRÉSCIA, V.L.P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
BRITO, T. A. de. Música da Educação Infantil: Propostas para a formação integral da criança. 3. ed. São Paulo: Petrópolis, 2003.
CRAIDY, C. M; KAERCHER, Glades Elisa P. da Silva. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
HENTSCHKE, L. A Teoria e a Prática sobre a interdependência entre os discursos musical e sobre musica. João Pessoa, 1995.
JEADOT. N. Explorando o Universo da Musica. São Paulo: Spicione, 1997.
KRAEMER, R.D; Dimensões e Funções do conhecimento Pedagogico-musicais. Porto Alegre, 2000.
LOUREIRO, A. M. A; O Ensino da Musica na Escola Fundamental: Um Estudo Exploratório. Disponível em: <http://server05.pucminas.br/teses/Educacao_Loureiro AM_1.pdf>. Acesso em: 12 Abr. 2015.
LOUREIRO, A.M.A; O Ensino de Musica na Escola Fundamental. Campinas, 2010.
MÁRSICO, L. O. A música e a criança. Porto Alegre, 1982.
MARQUES, E.L; Discursos de Professores de Musica: cultura e pedagogia em práticas de formação superior. Londrina, 2011.
PACHECO, E. D. Comunicação, educação e arte na cultura infanto-juvenil. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
ROCHA, J. L. S; Educador Musical: Desafios e Perspectivas para a formação docente. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/Modalidade_1dataho ra_10_11_2014_01_00_02_idinscrito_504_e284b64ae136f4d18be547e9eb97f377.pdf>. Acesso em: 17 Abr. 2015.
RODRIGUES, C. A. M; A Importância do Ensino de Musica para o Desenvolvimento Infantil. Disponível em: <http://www.crc.uem.br/pedagogia/documentos/carmen_ rodrigues.pdf>. Acesso em: 12 Abr. 2015.
SANTOS, W. T. Educação Musical e Formação de Professores. Disponível em: http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/RevistaCientifica2/welingtontavares.pdf. Acesso em: 30 Abr. 2015.
SAVIANI, D. Revista de Ciências e Educação. São Paulo, 2003.
SOUZA, J. O que faz a Musica nas escolas? Concepções e Vivencias de Professores do Ensino Fundamental. Porto Alegre, 2002.
Gráfico 01 – Como você desenvolve na prática, a musica em sua disciplina?
Como você desenvolve na prática, a musica em sua disciplina?	 19%
75%
7%
Aula Expositiva	Brincadeiras	Outros	4	16	1.4	Gráfico 02 – Como você considera a introdução da musica na sala de aula?
2. Como você considera a introdução da musica na sala de aula ?	80%
5%
15%
Fácil	Dificil	Regular	16	1	3	Gráfico 03 – Voce conhece outros profissionais que utilizam a musica como um modelo de ensino?
Voce conhece outros profissionais que utilizam a musica como um modelo de ensino ?	84%
 16%
SIM	NÃO	17	3.2	Gráfico 04 – Você acha importante que a escola utilize a musica como uma prática essencial para o desenvolvimento do aluno?
Você acha importante que a escola utilize a musica como uma prática essencial para o desenvolvimento do aluno ?	100%
SIM	NÃO	20	0	Gráfico 05 – Alguns educadores consideram a musica uma ferramenta eficiente para a transformação social, qua sua opinião?
Alguns educadores consideram a musica uma ferramenta eficiente para a transformação social, qua sua opinião ?	60%
40%
Considero Totalmente	Considero Parcialmente	Não Considero	12	8	0

Continue navegando