Buscar

Terminação do Contrato de Trabalho

Prévia do material em texto

GESTÃO DAS CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E TRABALHISTAS
Professora : Marcilene Margarete Marques
*
*
*
 
TERMINAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
A cessação/extinção do contrato de trabalho é a terminação do vínculo de emprego, com a extinção das obrigações para os contratantes.
TÉRMINO DO CONTRATO INDETERMINADO
RESILIÇÃO
Dispensa sem justa causa - rompimento do contrato por iniciativa do empregador
 Pedido de demissão – rompimento do contrato por iniciativa do empregado
 
RESOLUÇÃO
Justa Causa - ato faltoso do empregado 
 Rescisão indireta – ato faltoso praticado pelo empregador
 Culpa Recíproca – atos faltosos de ambas as partes
*
*
*
 
EXTINÇÃO DA EMPRESA/FALÊNCIA/FECHAMENTO DA EMPRESA: em todos esses casos, o empregado fará jus a todos os direitos trabalhistas, pois os riscos do negócio pertencem ao empregador. Aplicação analógica do art. 485, CLT. 
 APOSENTADORIA 
Espontânea – se o empregado decidir não mais trabalhar em virtude da aposentadoria. Se o empregado continuar trabalhando após a concessão da aposentadoria - não rompe o contrato de trabalho .
*
*
*
OBS: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ: NÃO EXTINGUE O CONTRATO – implica na suspensão do contrato de trabalho, nos termos do Art. 475, da CLT.
 Morte do empregado – extingue o contrato de trabalho, em razão da falta o requisito da pessoalidade. Equivale ao pedido de demissão sem necessidade de aviso prévio.
 Os dependentes ou sucessores farão jus as verbas rescisórias devidas no pedido de demissão além do levantamento dos depósitos do FGTS – art. 18, IV, da Lei nº 8.036/90.
JUSTA CAUSA – ARTIGO 482, CLT
	a) Improbidade - revela mau caráter, desonestidade, maldade. Constitui um atentado contra o patrimônio do empregador. 
	b) Incontinência de conduta - está relacionada com a vida irregular ligada ao aspecto sexual ou a desregramento de conduta sexual (pornografia, assédio sexual, etc.).
	Mau procedimento - trata-se de uma atitude irregular do empregado. É a figura mais ampla. Tudo que não possa ser encaixado nas demais alíneas pode ser classificado como mau procedimento. 
	c) Negociação habitual - trata-se da prática de atos de comércio pelo empregado. Requisitos:
	Ausência de permissão do empregador
	Habitualidade
	Negociação que gera concorrência ou prejuízo
	d) Condenação criminal - somente após a condenação com trânsito em julgado, e desde que não tenha sido concedida a suspensão da pena (sursis).
	e) Desídia no desempenho das respectivas funções - consiste em desempenhar as funções com negligência, imprudência, imperícia, preguiça, má vontade, desinteresse, desatenção, relaxamento, etc. Em regra, uma só falta não vai caracterizar a desídia. No entanto, uma única falta se for grave o suficiente pode autorizar a dispensa por justa causa. Todas as faltas anteriores devem ter sido punidas.
	f) Embriaguez - é aquela proveniente de álcool ou de drogas. Pode ser habitual ou em serviço; 
	f) Embriaguez - é aquela proveniente de álcool ou de drogas. Pode ser habitual ou em serviço;
	Embriaguez habitual – é aquela que ocorre fora do serviço. O empregado chega sóbrio ao trabalho, mas reflete no serviço por causa da ressaca. Se não afetar o trabalho, não caracterizará justa causa.
	Embriaguez em serviço – basta ocorrer uma única vez para caracterizar a justa causa. Não é o ato de beber que enseja justa causa, mas o de se embriagar. 
	) Embriaguez – 	NOTAS
	1) A embriaguez involuntária não caracteriza a justa causa; 
	2) Há posições na doutrina e jurisprudência defendendo que como a embriaguez é uma doença, conforme prevê a Organização Mundial da Saúde, o empregador não poderia dispensar o empregado por justa causa, na modalidade embriaguez habitual. O empregador deveria encaminhar o empregado ao INSS, para tratamento médico, hipótese em que contrato de trabalho ficaria suspenso. 
g) Violação de segredo da empresa 
h) Indisciplina e insubordinação - descumprimento de ordens 
Indisciplina – constitui em descumprimento de uma ordem geral, indireta, inespecífica.
Insubordinação – descumprimento de uma ordem pessoal, direta, específica. 
	i) Abandono de emprego –
	Faltas injustificadas reiteradas e consecutivas;
	Animus abandonandi – presume-se o abandono pela ausência injustificada por mais de 30 dias – Súmulas 32 e 62 do C. TST. 
	j) Ato lesivo a honra e boa fama, ou ofensas físicas – contra qualquer pessoa na empresa, salvo legítima defesa 
	k) Ato lesivo a hora e boa fama ou ofensas físicas contra empregador ou superior hierárquico, salvo legítima defesa 
	l) Prática constante de jogos de azar 
	m) perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado, (incluída pela Lei 13.467/2017) 
NOVA MODALIDADE DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO – COMUM ACORDO !!!! 
“
Art. 484-A. O Contrato de Trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas: 
I - por metade: 
a) o aviso prévio, se indenizado; e 
b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do tempo de serviço, prevista no § 1º do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990; 
 
 
 
II - na integralidade, as demais verbas trabalhistas. 
§ 1º A extinção do contrato prevista no caput deste artigo permite a movimentação da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na forma do inciso I-A do art. 20 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990, limitada até 80% (oitenta por cento) do valor dos depósitos. 
§ 2º A extinção do contrato por acordo prevista no caput deste artigo não autoriza o ingresso no Programa de Seguro-Desemprego.” 
 
 
VERBAS RESCISÓRIAS 
TÉRMINO DO CONTRATO DE TRABALHO POR INICIATIVA DO EMPREGADOR
Saldo de salário
Férias vencidas e/ou proporcionais + 1/3 constitucional
13º salário integral ou proporcional
Aviso prévio
Guias para saque do FGTS 
Indenização compensatória de 40% FGTS
Guias do seguro desemprego
*
*
*
 
VERBAS RESCISÓRIAS
TÉRMINO DO CONTRATO POR INICIATIVA DO EMPREGADO
Saldo de salário
Décimo terceiro integral e/ou proporcional
Férias integrais e/ou proporcional + 1/3 constitucional
Aviso prévio – para o empregador. Se não der o empregador poderá descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo – art. 487, §2º, da CLT.
*
*
*
VERBAS RESCISÓRIAS
TÉRMINO DO CONTRATO POR RESCISÃO INDIRETA
Saldo de salário
Férias vencidas e/ou proporcionais + 1/3 constitucional
13º salário integral ou proporcional
Aviso prévio – art. 487, § 4º, CLT
Guias para saque do FGTS 
Indenização compensatória de 40% FGTS
Guias do seguro desemprego
*
*
*
VERBAS RESCISÓRIAS
TÉRMINO DO CONTRATO POR JUSTA CAUSA
Saldo de salário
Férias integrais + 1/3 constitucional
“Art. 482. ............................................................. 
..................................................................................... 
m) perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado. 
*
*
*
 
HOMOLOGAÇÃO E ASSISTÊNCIA SINDICAL !!!! MUDANÇAS 
“Art. 477. Na extinção do Contrato de Trabalho, o empregador deverá proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e realizar o pagamento das verbas rescisórias no prazo e na forma estabelecidos neste artigo. 
§ 1º (Revogado). ...................................................................................... 
§ 3º (Revogado). 
§ 4º O pagamento a que fizer jus o empregado será efetuado: 
I - em dinheiro, depósito bancário ou cheque visado, conforme acordem as partes; ou 
II - em dinheiro ou depósito bancário quando o empregado for analfabeto. 
...................................................................................... 
*
*
*
§ 6º A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo dequitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato. 
	(revogada); 
b) (revogada). 
§ 7º (Revogado). 
..................................................................................... 
§ 10. A anotação da extinção do contrato na Carteira de Trabalho e Previdência Social é documento hábil para requerer o benefício do seguro-desemprego e a movimentação da conta vinculada no Fundo de Garantia do tempo de serviço, nas hipóteses legais, desde que a comunicação prevista no caput deste artigo tenha sido realizada.” (NR) 
 
 
 
 
 
“Art. 477-A. As dispensas imotivadas individuais, plúrimas ou coletivas equiparam-se para todos os fins, não havendo necessidade de autorização prévia de entidade sindical ou de celebração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho para sua efetivação.” 
“Art. 477-B. Plano de Demissão Voluntária ou Incentivada, para dispensa individual, plúrima ou coletiva, previsto em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, enseja quitação plena e irrevogável dos direitos decorrentes da relação empregatícia, salvo disposição em contrário estipulada entre as partes.”
*
*
*
 
ARBITRAGEM
“Art. 507-A. Nos contratos individuais de trabalho cuja remuneração seja superior a duas vezes o limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social, poderá ser pactuada cláusula compromissória de arbitragem, desde que por iniciativa do empregado ou mediante a sua concordância expressa, nos termos previstos na Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996.” 
QUITAÇÃO NA VIGENCIA DO CONTRATO DE TRABALHO
“Art. 507-B. É facultado a empregados e empregadores, na vigência ou não do contrato de emprego, firmar o termo de quitação anual de obrigações trabalhistas, perante o sindicato dos empregados da categoria. 
Parágrafo único. O termo discriminará as obrigações de dar e fazer cumpridas mensalmente e dele constará a quitação anual dada pelo empregado, com eficácia liberatória das parcelas nele especificadas.”
*
*
*
Marcilene Margarete Cavalcante Marques  - Advogada - OAB: 84.430
Doutorando em Direito, UVA/RJ
Mestre em Direito, UCP/RJ
Especialista em Direito do Trabalho , Processo do Trabalho. e Direito Previdenciário
Professor da graduação e Pós graduação   da UNESA/RJ 
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3130850076114139

Continue navegando

Outros materiais