Buscar

Humanidades - Respostas

Prévia do material em texto

Leia o texto a seguir sobre o estabelecimento da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência:
"[...] em 13 de dezembro de 2006, a Assembleia Geral da ONU adotou resolução que estabeleceu a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência [...] A mensagem principal da Convenção é a de que pessoas com deficiência têm direito ao total espectro dos direitos humanos e liberdades fundamentais sem discriminação".
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL (ONUBR). ONU lembra 10 anos de convenção dos direitos das pessoas com deficiência, 16 maio 2016. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/onu-lembra-10-anos-de-convencao-dos-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/>. Acesso em: 21/11/2017.
A partir da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a deficiência passa a ser vislumbrada, na legislação e nas políticas públicas locais e nacionais, como o resultado da interação entre as pessoas e seu meio ambiente e não como algo que a pessoa leva consigo.
Que terminologia foi retirada da legislação brasileira em virtude dessa nova perspectiva e definição de deficiência trazida pela Convenção?
	
		) 
	Pessoa com transtorno do espectro autista.
	
		b) 
	Desenho universal.
	
		c) 
	Pessoa cadeirante.
	
		d) 
	Autonomia individual e independência.
	
		E
 
	) Pessoa portadora de deficiência
Leia o texto a seguir com atenção:
"A Convenção surge como resposta da comunidade internacional à longa história de discriminação, exclusão e desumanização das pessoas com deficiência. É inovadora em muitos aspectos, tendo sido o tratado de direitos humanos mais rapidamente negociado e o primeiro do século XXI".
PIOVESAN, F. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 303.
A implementação dos direitos das pessoas com deficiência inclui a conscientização de toda a sociedade no combate a estereótipos, preconceitos e práticas nocivas. O Brasil, ao comprometer-se com a Convenção, assumiu obrigações internacionais nesse sentido.
Entre as obrigações internacionais assumidas pelo Brasil, estão:
	
		a) 
	financiar o desenvolvimento de serviços eletrônicos que contribuam
 para a inclusão de pessoas com deficiência.
	
		b) 
	regular as informações divulgadas pela mídia sobre a Convenção 
e sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
	
		c) 
	financiar a prática de esportes de indivíduos definidos como pessoa
 com deficiência pela Convenção.
	
		d) 
	modificar ou revogar leis, regulamentos, costumes ou práticas
 vigentes discriminatórias contra as pessoas com deficiência.
	
		e) 
	garantir acesso à educação superior para os indivíduos definidos 
como pessoa com deficiência pela Convenção.
Leia o texto a seguir: 
"Representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e de diversas instituições participaram [...] de nova reunião no Palácio da Guanabara para tratar da situação das unidades prisionais no sistema brasileiro, em especial sobre o Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, levado à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). [...] o órgão judicial ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA) reuniu quatro casos de violação de direitos humanos no país e cobrou explicações do Estado brasileiro".
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (MPRJ). MPRJ visita presídio Plácido de Sá Carvalho com a Corte Interamericana de Direitos Humanos, 20 junho 2017. Disponível em: <http://www.mprj.mp.br/pt/home/-/detalhe-noticia/visualizar/42710>. Acesso em: 21/11/2017.
O sistema regional de proteção interamericano, criado pela Organização dos Estados Americanos, é composto por dois órgãos principais. Além da Corte Interamericana de Direitos Humanos citada no texto, qual o outro órgão principal desse sistema regional?
	
		a) 
	Comissão em prol da Democracia nas Américas.
	
		b) 
	Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
	
		c) 
	Comissão Africana para os Direitos Humanos.
	
		d) 
	Comitê Interamericano de Monitoramento de Tratados.
	
		e) 
	Corte Europeia para a Proteção dos Direitos Fundamentais.
Leia o texto abaixo:
"Por meio de nota oficial distribuída hoje, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) condenou duramente os ataques aéreos na Síria contra acampamentos de populações deslocadas pela guerra no país, ocorridos ontem [...]. Para o ACNUR, 'os ataques são uma violação flagrante do direito internacional humanitário e dos direitos humanos e demonstram mais uma vez a extrema dificuldade enfrentada pelos civis que fogem da violência na Síria, na tentativa de encontrar segurança".
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS (ACNUR). Ataques contra deslocados pela Guerra na Síria desrespeitam direito internacional humanitário, 6 maio 2016. Disponível em:  www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/ataques-contra-deslocados-pela-guerra-na-siria-desrespeitam-direito-internacional-humanitario/>. Acesso em: 21/11/ 2017.
Existem três eixos de proteção dos direitos humanos que visam à garantia dos parâmetros protetivos mínimos enunciados nos tratados internacionais não apenas em tempos de estabilidade, mas também em circunstancias de crises humanitárias.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, identifique os três eixos complementares utilizados pela comunidade internacional para a proteção dos direitos humanos:
	
		a) 
	Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Internacional
 dos Refugiados e Direito Internacional Humanitário.
	
		b) 
	Direito Internacional dos Refugiados, Direito Internacional dos
 Asilados e Direito Internacional dos Exilados.
	
		c) 
	Direito Internacional Humanitário, Direito Internacional dos 
Refugiados e Relações Internacionais.
	
		d) 
	Direito Internacional Público, Direito Internacional Humanitário
 e Direito Internacional Privado.
	
		e) 
	Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Internacional
 Humanitário e Direito Constitucional.
A partir da década de 1970 vem ocorrendo um processo sem precedentes na história das sociedades humanas: o fenômeno da globalização. Tal processo relaciona-se com uma revolução, chamada de Revolução Técnico-Científica- Informacional.
Considerando essas informações e o conteúdo do livro-texto, analise as seguintes afirmativas:
I – A globalização caracteriza-se pela necessidade de se pensar as relações sociais (culturais, produtivas, econômicas, políticas, históricas e geográficas) em escala mundial.
II – A globalização ampliou o isolamento das sociedades e dos mercados nacionais, contribuindo para uma situação de enclausuramento dos cidadãos.
III – As transformações geradas pela Revolução Técnico-Científica-Informacional exigiram que os processos sociais passassem a ter um alcance planetário.
IV – A Revolução Técnico-Científica-Informacional popularizou diferentes matrizes energéticas, como o carvão mineral e a eletricidade.
Está(ão) correta(s):
	
		a) 
	somente as afirmativas III e IV.
	
		b) 
	somente as afirmativas I e II.
	
		c) 
	somente as afirmativas II e III.
	
		d) 
	somente as afirmativas II e IV.
	
		e) 
	somente as afirmativas I e III.
O Renascimento foi um movimento de extrema importância na medida em que serviu de base para a construção do Iluminismo, a Revolução Cultural da sociedade burguesa. Tal Revolução questionou as explicações religiosas sobre o mundo, atribuindo à ciência a prerrogativa para a produção do conhecimento. Com a emergência dos ideais iluministas, a ciência iria se desenvolver a partir de duas escolas de pensamento.
Assinale a alternativa que indica corretamente essas duas escolas:
	
		a) 
	Racionalista e Empirista.
	
		b) 
	Marxista e Liberal.
	
		c) 
	Darwinista e Reducionista.
	
		d) 
	Evolucionista e Religiosa.
	
		e) 
	Positivista e Compreensiva.
Depois da intensa industrialização iniciada no século XIX, o século XX alterou a maneira como o ser humano se relaciona com o ambiente. O crescimento populacional, somado a esta produção industrial e às grandes atividades bélicas,intensificou a pressão sobre o ambiente e os recursos naturais. A sociologia se desenvolveu de diferentes maneiras para buscar compreender estas transformações.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, associe as seguintes escolas a suas respectivas definições:
I - Escola de Chicago.
II - Novo Paradigma Ambiental (NPA)
III - Ecomarxismo
(  ) Park contribuiu para o desenvolvimento da ecologia urbana, que se apoia em conceitos como a "teia da vida" e na interligação entre as espécies para apontar que o ser humano, com seu interesse no desenvolvimento industrial, acaba por quebrar este equilíbrio biótico.
(  ) A visão de mundo anterior, antropocêntrica, estava mudando para refletir uma maior preocupação ambiental. Esta visão surgiu principalmente dos trabalhos de William Catton Jr. e Riley Dunlap, que propunham uma perspectiva holística, sistêmica de compreender e se relacionar com o meio.
(  ) O ponto central deste pensamento, que reside na contradição existente entre a necessidade de acúmulo de capital, pregada pelo capitalismo, e a impossibilidade de se concretizar tal ideologia uma vez que os recursos do planeta são finitos, limitados.  
Agora, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
	
		a) 
	III, II, I.
	
		b) 
	II, I, III.
	
		c) 
	I, III, II.
	
		d) 
	I, II, III.
	
		e) 
	III, I, II.
A escola de sociologia da Universidade de Chicago desenvolveu-se a partir de diferentes métodos de investigação. Destaque para os trabalhos publicados por Robert Park, na vertente sociológica intitulada Ecologia Urbana. Os estudiosos ligados a essa vertente buscaram apontar que o ser humano, com seu interesse no desenvolvimento industrial, acaba por romper com o equilíbrio biótico, o que os levou a fundar uma importante escola do pensamento sociológico.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, analise as seguintes afirmativas:
I - Na década de 1920, Park e seus colegas contribuíram decisivamente para o desenvolvimento dos temas relacionados à ecologia urbana.
II – Da escola de sociologia da Universidade de Chicago surgiram conceitos como o de teia da vida, baseado na interligação entre as espécies humanas e não humanas.
III – A sociologia ambiental é o ramo do saber especializado que justifica o antropocentrismo moderno em todas as suas dimensões.
IV – O conceito de teia da vida surge como uma das primeiras iniciativas para questionar o antropocentrismo moderno, ressaltando as relações de interdependência entre os elementos que compõem os ecossistemas.
Está(ão) correta(s):
	
		a) 
	somente a afirmativa III.
	
		b) 
	somente as afirmativas I, II, e III.
	
		c) 
	somente as afirmativas I, II e IV.
	
		d) 
	somente as afirmativas II e III.
	
		e) 
	somente as afirmativas I e II.
A mudança de racionalidade proposta por Leff (2006) necessariamente deve inspirar novas práticas pedagógicas, mais sistêmicas e integradas ao meio ambiente. A pedagogia ambiental será responsável por estimular todas as transformações em uma perspectiva geracional. Através dos novos conhecimentos, valores e habilidades transmitidos, a pedagogia ambiental ocupa um papel fundamental na prevenção e conservação dos ecossistemas.
Sobre a pedagogia ambiental, assinale a alternativa correta:
	
		a) 
	Pode ser reconhecida pelo vínculo entre as práticas pedagógicas 
tradicionais e pós-modernas, com o sentido de reconciliação com a 
essência humanística da Terra.
	
		b) 
	Pode ser utilizada exclusivamente pelas chamadas comunidades 
tradicionais, na medida em que esse conhecimento diz respeito 
somente ao modo de vida expressado por essas comunidades.
	
		c) 
	Pode ser caracterizada pela abertura do pensamento para 
apreender o Meio Ambiente em sua totalidade, nos potenciais
 de cada ecossistema e através dos diferentes sentidos culturais 
historicamente constituídos.
	
		d) 
	Representa os ideais renascentistas e iluministas, com valorização da 
razão em detrimento de uma compreensão integrada da evolução 
planetária.
	
		e) 
	É resultado direto das investigações filosóficas modernas, tendo como
 principal expoente os pensadores do período napoleônico.

Continue navegando