Buscar

PROVA PARCIAL 2

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO PENAL APLICADO I   
	Aluno(a): UERBETON DA SILVA OLIVEIRA
	201908244739
	Acertos: 7,0 de 9,0
	07/05/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal?
		
	
	A criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico;
	
	Nenhuma pena passará da pessoa do condenado
	
	A pena deve estar proporcional ou adequada à magnitude da lesão ao bem jurídico representada pelo delito e a medida de segurança à periculosidade criminal do agente.
	 
	Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal.
	
	A pena só pode ser imposta a quem, agindo com dolo ou culpa, e merecendo juízo de reprovação, cometeu um fato típico e antijurídico
	Respondido em 07/05/2020 19:51:56
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A lei penal é regulada pelo princípio do tempus regit actum, ou seja, a lei do tempo irá reger o ato. Traduzindo, significa que a lei penal aplica-se aos fatos da sua época, ou seja, a lei aplicável à repressão da prática do crime é a lei vigente ao tempo de sua execução. Este dispositivo está expresso no artigo 2.º do Código Penal. Como as leis podem ser revogadas, então podem ocorrer problemas em decorrência dessa sucessão de leis, pois leis podem ser mais brandas ou mais rígidas e isso refletirá na análise do fato em relação a sua regulação pelo direito. A nova lei sempre traz conteúdo diverso da anterior, pois se assim não fosse não seria necessário criar uma nova lei. As regras e os princípios que buscam solucionar o conflito de leis penais no tempo constituem o que se chama de:
		
	 
	Direito penal intertemporal
	
	Direito penal temporário
	
	Direito penal no tempo
	
	Direito penal atemporal
	
	Direito penal temporal
	Respondido em 07/05/2020 19:56:16
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O conceito de infração penal é constituído de alguns princípios ou elementos fundamentais que, dentre os quais, se destaca a concepção aquele em que é ¿a perfeita adequação da conduta humana voluntária à conduta incriminada pela norma penal, ou seja, conduta se enquadra perfeitamente ao modelo abstrato de lei penal (tipicidade)¿. Nesse elemento se faz a subsunção da conduta à norma penal incriminadora. Portanto, é correto dizer que tal elemento chama-se:
		
	
	Dolo
	
	Culpabilidade
	
	Punibilidade
	
	Ilícito
	 
	Fato Típico
	Respondido em 07/05/2020 19:57:42
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a alternativa correta sobre a conduta:
		
	
	No crime comissivo por omissão ou omissivo impróprio inexiste o dever jurídico de agir, não respondendo o omitente pelo resultado, mas pela própria prática da conduta omissiva, podendo ser citado, como exemplo, o crime de omissão de socorro. Já no crime omissivo próprio o omitente devia e podia agir para evitar o resultado
	 
	no crime omissivo próprio o omitente não responde pelo resultado, perfazendo-se o crime com a simples omissão do agente, podendo ser citado, como exemplo, o crime de omissão de socorro. Já no crime comissivo por omissão ou omissivo impróprio o omitente devia e podia agir para evitar o resultado.
	
	Os denominados delitos omissivos próprios, como os omissivos impróprios ou comissivos por omissão, são considerados crimes de mera conduta, posto que a omissão não pode dar causa a qualquer resultado;
	
	No crime omissivo próprio o agente responde pelo resultado que deu causa. Já no caso do crime omissivo impróprio este se aperfeiçoa com a simples omissão;
	
	Os denominados crimes omissivos próprios admitem tentativa;
	Respondido em 07/05/2020 20:01:25
	
		5a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Quando estamos lendo uma lei penal, temos que tomar cuidado para diferenciar o dolo da culpa. Primeiro, porque as punições contra as modalidades dolosas são bem mais severas. Assim, acerca do dolo e da culpa, assinale a opção correta:
 
		
	
	Quando o agente, embora não querendo diretamente praticar a infração penal, não se abstém de agir e, com isso, assume o risco de produzir o resultado que por ele já havia sido previsto e aceito, há culpa consciente.
	
	Quando o agente deixa de prever o resultado que lhe era previsível, fica caracterizada a culpa imprópria e o agente responderá por delito preterdoloso com pena aumentada.
	
	Quando o agente comete erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime, exclui-se o dolo, embora seja permitida a punição por crime culposo, se previsto em lei.
	 
	Quando o agente, embora prevendo o resultado, não deixa de praticar a conduta porque acredita, sinceramente, que esse resultado não venha a ocorrer, caracteriza-se a culpa inconsciente.
	 
	Quando o agente, embora prevendo o resultado, não deixa de praticar a conduta porque acredita, sinceramente, que esse resultado não venha a ocorrer, caracteriza-se a culpa consciente.
	Respondido em 07/05/2020 20:34:16
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Wilton, hemofílico, foi atingido por um golpe de faca em uma região não letal do corpo. Jader, autor da facada, que não tinha dolo de matar, mas sabia da condição de saúde específica de Wilton, sai da cena do crime sem desferir outros golpes, estando Wilton ainda vivo. No entanto, algumas horas depois, Wilton morre, pois, apesar de a lesão ser em local não letal, sua condição fisiológica agravou o seu estado de saúde.
Acerca do estudo da relação de causalidade, assinale a opção correta:
		
	
	O fato de Wilton ser hemofílico é uma causa absolutamente independente concomitante, e Jader deve responder por homicídio culposo.
	
	O fato de Wilton ser hemofílico é uma causa relativamente independente concomitante, e Jader não deve responder pela lesão corporal seguida de morte, mas, sim, por homicídio culposo.
	
	O fato de Wilton ser hemofílico é uma causa relativamente independente concomitante, e Jader não deve responder por homicídio culposo, mas, sim, por lesão corporal seguida de morte.
	 
	O fato de Wilton ser hemofílico é uma causa absolutamente independente preexistente, e Jader não deve responder por homicídio culposo, mas, sim, por lesão corporal seguida de morte.
	 
	O fato de Wilton ser hemofílico é uma causa relativamente independente preexistente, e Jader não deve responder por homicídio culposo, mas, sim, por lesão corporal seguida de morte.
	Respondido em 07/05/2020 20:19:23
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Alberto, com a intenção de furtar os valiosos relógios de Paulo, seu patrão, aproveita-se de um momento em que a casa está vazia, vai até o local onde fica o cofre, consegue abri-lo e retira tudo o que está em seu interior, porém, ao perceber que só existiam as réplicas dos relógios, Alberto, decepcionado e com muita raiva, larga tudo sobre a cama de Paulo e vai embora. Diante dos fatos narrados, com base nos estudos realizados sobre iter criminis é correto afirmar que Alberto:
		
	
	Será responsabilizado pelo delito de furto, mas terá sua pena diminuída em decorrência face à desistência voluntária.
	
	Não será responsabilizado pelo delito de furto, mas, apenas, pela tentativa, face ao arrependimento posterior.
	
	Será responsabilizado pelo delito de furto, mas terá sua pena diminuída em decorrência da tentativa.
	 
	Não será responsabilizado pelo delito de furto, mas, apenas, pelos atos anteriormente praticados, face à desistência voluntária.
	
	Não será responsabilizado pelo delito de furto, por tratar-se de crime impossível, haja vista a existência de meras réplicas dos relógios.
	Respondido em 07/05/2020 20:26:05
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Excluem a ilicitude e a imputabilidade, respectivamente:
		
	 
	o exercício regular de direito e a menoridade.
	
	o estrito cumprimento do dever legal e a emoção.
	
	a coação moral irresistível e a doença mental.
	
	a desistência voluntária e o desenvolvimento mental incompleto.a obediência hierárquica e a embriaguez acidental completa.
	Respondido em 07/05/2020 20:28:50
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Acerca do tema Culpabilidade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Não excluem a imputabilidade penal a emoção ou a paixão, a embriaguez voluntária ou culposa, pelo álcool ou substância de efeitos análogos. II. São relativamente inimputáveis os menores com idade compreendida entre 18 e 21 anos, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial. III. É isento de pena o agente que, por embriaguez incompleta, proveniente de caso fortuito ou força maior, age amparado na " actio libera in causa". IV. É isento de pena o agente que, por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato.
		
	
	as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	 
	as afirmativas I e IV são verdadeiras
	
	as afirmativas II e IV são verdadeiras
	
	as afirmativas II, III e IV são verdadeiras
	Respondido em 07/05/2020 20:30:32
	
	
Disc.:
 
DIREITO PENAL APLICADO I
 
 
 
 
Aluno(a):
 
UERBETON DA SILVA OLIVEIRA
 
201908244739
 
Acertos:
 
7,0
 
de 9,0
 
07/05/2020
 
 
 
 
1
a
 
 
Questão
 
Acerto:
 
1,0
 
/
 
1,0
 
 
Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva 
legal?
 
 
 
 
A criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário 
para a proteção de determinado bem jurídico;
 
 
Nenhuma pena passará da pessoa do condenado
 
 
A pena deve estar proporcional ou adequada à magnitude da lesão ao bem 
jurídico representada pelo delito e a medida de segurança à periculosidade 
criminal do agente.
 
 
 
Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal.
 
 
A pena só pode ser imposta a quem, agindo com dolo ou culpa, e merecendo 
juízo de reprovação, cometeu um fato típico e antijurídico
 
Respondido em 07/05/2020 19:51:56
 
 
 
2
a
 
 
Questão
 
Acerto:
 
1,0
 
 
/
 
1,0
 
 
A lei penal é regulada pelo princípio do
 
tempus regit actum
, ou seja, a lei do tempo irá 
reger o ato. Traduzindo, significa que a lei penal aplica
-
se aos fatos da sua época, ou 
seja, a lei aplicável à repressão da prática do crime é a lei vigente ao tempo de sua 
execução. Este dispositivo está expresso
 
no artigo 2
.º do Código Penal. Como as leis 
podem ser revogadas, então podem ocorrer problemas em decorrência dessa sucessão 
de leis, pois leis podem ser mais brandas ou mais rígidas e isso refletirá na análise do 
fato em relação a sua regulação pelo direito. A nova 
lei sempre traz conteúdo diverso da 
anterior, pois se assim não fosse não seria necessário criar uma nova lei. As regras e os 
princípios que buscam solucionar o conflito de leis penais no tempo constituem o que se 
chama de:
 
 
 
 
 
Direito penal intertemporal
 
 
Direito penal temporário
 
 
Direito penal no tempo
 
 
Direito penal atemporal
 
 
Direito penal temporal
 
Respondido em 07/05/2020 19:56:16
 
 
 
3
a
 
 
Questão
 
Acerto:
 
1,0
 
/
 
1,0
 
 
O conceito de infração penal é constituído de alguns princípios ou elementos 
fundamentais que, dentre os quais, se destaca a concepção aquele em que é ¿a perfeita 
Disc.: DIREITO PENAL APLICADO I 
Aluno(a): UERBETON DA SILVA OLIVEIRA 201908244739 
Acertos: 7,0 de 9,0 07/05/2020 
 
 
 
1
a
 
 Questão 
Acerto: 1,0 / 1,0 
 
Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva 
legal? 
 
 
 
A criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário 
para a proteção de determinado bem jurídico; 
 
Nenhuma pena passará da pessoa do condenado 
 
A pena deve estar proporcional ou adequada à magnitude da lesão ao bem 
jurídico representada pelo delito e a medida de segurança à periculosidade 
criminal do agente. 
 
Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. 
 
A pena só pode ser imposta a quem, agindo com dolo ou culpa, e merecendo 
juízo de reprovação, cometeu um fato típico e antijurídico 
Respondido em 07/05/2020 19:51:56 
 
 
2
a
 
 Questão 
Acerto: 1,0 / 1,0 
 
A lei penal é regulada pelo princípio do tempus regit actum, ou seja, a lei do tempo irá 
reger o ato. Traduzindo, significa que a lei penal aplica-se aos fatos da sua época, ou 
seja, a lei aplicável à repressão da prática do crime é a lei vigente ao tempo de sua 
execução. Este dispositivo está expresso no artigo 2.º do Código Penal. Como as leis 
podem ser revogadas, então podem ocorrer problemas em decorrência dessa sucessão 
de leis, pois leis podem ser mais brandas ou mais rígidas e isso refletirá na análise do 
fato em relação a sua regulação pelo direito. A nova lei sempre traz conteúdo diverso da 
anterior, pois se assim não fosse não seria necessário criar uma nova lei. As regras e os 
princípios que buscam solucionar o conflito de leis penais no tempo constituem o que se 
chama de: 
 
 
 
Direito penal intertemporal 
 
Direito penal temporário 
 
Direito penal no tempo 
 
Direito penal atemporal 
 
Direito penal temporal 
Respondido em 07/05/2020 19:56:16 
 
 
3
a
 
 Questão 
Acerto: 1,0 / 1,0 
 
O conceito de infração penal é constituído de alguns princípios ou elementos 
fundamentais que, dentre os quais, se destaca a concepção aquele em que é ¿a perfeita

Continue navegando