Buscar

Aula 2 - Introdução e História do Direito Penal

Prévia do material em texto

21/02/2020 – César Romão
Introdução e História do Direito Penal
Introdução
Conceito – é o conjunto de normas que visam proteger bens jurídicos socialmente relevantes, assim definidos pela constituição federal, estabelecendo condutas proibidas e respectivas sanções.
Momentos históricos
Vingança divina: momento em que o crime passa a incomodar e ofender a família, a sociedade e a entidade divina.
Sistema de ordalhas: baseado em uma revelação divina, como exemplo submeter o criminoso a colocar sua mão no fogo, se queimar ele é culpado, caso contrário é inocente.
Vingança privada (autotutela): o agredido se vinga de seu agressor (exemplo: o agressor dá um soco no agredido e o mesmo o mata).
Regra de Talião (do latim Talis = “tal qual”): com a evolução social veio a proporcionalidade (a vingança deve ser tal qual a ofensa); olho por olho, dente por dente.
Preço de paz: indenização (acordo), ou seja, em troca de um ato criminoso o considerado errado “recebe” da outra parte algo que lhe indenize.
Vingança pública: presença do Estado, que representa a sociedade e aplica uma vingança em nome da sociedade.
Inquisidor: figura que definia a punição do acusado de cometer um crime; a confissão (por qualquer meio, inclusive a tortura) é o único meio de ter certeza que o Estado está punindo a pessoa certa; a confissão era considerada a” rainha das provas” e justificava a tortura.
Finalidades – preventiva e punitiva (objetiva prevenir a prática do crime); tem caráter preventivo, punitivo, educativo, protetivo e retributivo, mas também de garantir e preservar os direitos do acusado.
Prevenção geral – é a função do direito penal de prevenir a prática do crime de modo geral, inibindo a conduta criminosa (por exemplo: um cidadão que não lê o código penal, está ciente que tal ação é um crime pelo exemplo de outro cidadão executando tal ato); inibe todos os cidadãos de cometer um crime.
Prevenção especial – é aquela que leva em consideração o próprio autor do crime (por exemplo: prender o autor do crime para que ele não pratique outro crime); inibe o autor do crime de infringir novamente a lei.
Bem jurídicos relevantes – são definidos pela sociedade (exemplo: a vida).
História do direito penal no Brasil
Direito penal indígena: desde que se existiu uma sociedade (tribos indígenas) em território brasileiro, havia o direito, mesmo que baseado no senso comum.
Ordenações (leis) de Portugal
Afonsinas – 1446 a 1521
Manoelinas – 1521 a 1603
Filipinas – 1603
A. Toda vez que há uma ruptura no poder, há uma alteração no direito (exemplo: independência do Brasil em 07 de Setembro de 1822).
Constituição de 1824 (Império): após a independência Dom Pedro requisitou uma nova constituição.
Código criminal do Império de 1830
Constituição de 1890 (proclamação da república)
Código penal de 1890
Constituição de 1934 – 1937 (regime ditatorial)
Código de processo penal 1940 e 1941
Constituição federal de 1988 (redemocratização): reforma da parte geral do código penal em 1984.
2

Continue navegando