Buscar

Sistema digestório das aves

Prévia do material em texto

Sistema digestório das aves
	O sistema digestório das aves é composto pelos seguintes órgãos:
· Boca;
· Esôfago; 
· Papo;
· Pró ventrículo; 
· Moela; 
· Intestino; 
· Fígado; 
· Pâncreas e
· Cloaca 
Suas funções variam de um conjunto de reações mecânicas e químicas responsáveis por converter os alimentos em novos compostos menores e absorvíveis. 
	As aves não possuem dentes, e sim bico, pois esta adaptação melhora o voo das mesmas. Além disso, esses animais também possuem glândulas salivares e papilas gustativas. 
	Em uma dilatação do esôfago, têm-se o papo, órgão este responsável por amolecer e fermentar os alimentos que então serão digeridos. Após o papo encontra-se o pró ventrículo, conhecido como estômago químico, é onde encontra-se as enzimas digestórias. Então, encontra-se a moela, conhecida como estômago mecânico, possui paredes musculares grossas, e é responsável por triturar os alimentos. 
	Assim como os mamíferos, o intestino das aves é dividido em intestino delgado e intestino grosso, a diferença é que o mesmo terminará na cloaca, órgão responsável pela excreção de fezes e urina das aves e também da reprodução. Outra diferença é que no intestino das mesmas não se encontra glândulas duodenais. 
	O fígado e o pâncreas das aves desempenham um papel importante no metabolismo além de excretarem suas substâncias no intestino. E, assim como os mamíferos, as aves domesticas apresentam vesícula biliar.

Continue navegando