Buscar

prova 3 ped da ed inf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	No cotidiano da Educação Infantil, os momentos de interação entre as crianças colaboram para o desenvolvimento da afetividade. Portanto, o professor pode planejar ações que objetivam essa interação por meio de atividades como conversas coletivas, atividades cooperativas, brincadeiras, roda da conversa, entre outras. Cite três motivos para que o professor utilize a roda de conversas como recurso pedagógico.
	Resposta Esperada:
A roda facilita o contato visual das crianças com todos do grupo. São nas rodas de conversas que se criam as regras de conduta e todos têm o direito à votação. Com isso, as crianças têm o incentivo de expressar a opinião. Nos momentos de roda de conversa, as crianças expressam seus sentimentos, sensações, ou seja, a criança se sente segura para expor seus medos e os acontecimentos engraçados ou tristes. É o momento de aprender a conviver com as diferenças. É o local onde se faz planejamento coletivo com a contribuição das crianças. É o espaço de falar, de contar novidades, de esperar a vez, de ouvir e de respeitar a opinião dos demais colegas.
	2.
	Freinet criou diferentes técnicas pedagógicas com o objetivo de levar as crianças a serem protagonistas de sua própria aprendizagem. Dentre essas técnicas temos: o livro da vida, o texto livre, o jornal na escola, correspondência entre escolas, aulas-passeio, entre outras. Com relação às aulas-passeio, descreva três benefícios oferecidos às crianças, de acordo com esta técnica desenvolvida por Freinet.
	Resposta Esperada:
As aulas-passeio trazem alegria e prazer aos conteúdos vistos em sala; acrescentam conhecimentos a todas as áreas do conhecimento; favorecem o contato e o diálogo entre as pessoas; possibilitam que as crianças possam observar de perto seus objetos de estudo, como plantas, animais, pedras etc.; levam a vida real para dentro da sala de aula; favorecem a construção do conhecimento.

Outros materiais