Buscar

5 fases da mitose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As cinco fases mitóticas
Prófase
A mitose começa com prófase, durante a qual os cromossomos recrutam a condensina e começam a passar por um processo de condensação que continuará até a metáfase. Na maioria das espécies, o coesina é largamente removida dos braços das cromátides-irmãs durante a prófase, permitindo que as cromátides-irmãs individuais sejam resolvidas. O coesina é retida, no entanto, na parte mais restrita do cromossomo, o centrômero.
Durante a prófase, o fuso também começa a se formar à medida que os dois pares de centríolos se movem para polos opostos e os microtúbulos começam a se polimerizar a partir dos centrossomos duplicados.
Prometáfase
A prometáfase começa com a fragmentação abrupta do envelope nuclear em muitas pequenas vesículas que serão eventualmente divididas entre as futuras células-filha. A quebra da membrana nuclear é um passo essencial para a montagem do fuso.
Como os centrossomos estão localizados fora do núcleo das células animais, os microtúbulos do fuso em desenvolvimento não têm acesso aos cromossomos até que a membrana nuclear se separe.
A prometáfase é uma parte extremamente dinâmica do ciclo celular. Os microtúbulos se agrupam e desmontam rapidamente à medida que crescem a partir dos centrossomas, buscando locais de fixação nos cinetócoros dos cromossomos, que são estruturas complexas semelhantes a plaquetas que se agrupam durante a prometáfase em uma face de cada cromátide-irmã em seu centrômero.
À medida que a prometáfase se inicia, os cromossomos são puxados em direções opostas pelos microtúbulos, que crescem para fora de ambos os polos do fuso, até que as forças direcionadas ao polo sejam finalmente equilibradas.
As cromátides-irmãs não se separam durante esse cabo de guerra porque estão firmemente presas umas às outras pelo coesina que permanece em seus centrômeros. No final da fase prometáfase, os cromossomas têm uma biorientação, o que significa que os cinetocoros nas cromátides-irmãs estão ligados por microtúbulos a polos opostos do fuso.
Metáfase
Em seguida, os cromossomos assumem seu estado mais compactado durante a metáfase, quando os centrômeros de todos os cromossomos da célula se alinham no equador do fuso.
A metáfase é particularmente útil na citogenética, porque os cromossomos podem ser mais facilmente visualizados nesse estágio. Além disso, as células podem ser paradas experimentalmente em metáfase com venenos mitóticos como a colchicina.
A microscopia de vídeo mostra que os cromossomos param temporariamente de se movimentar durante a metáfase. Um mecanismo de ponto de verificação complexo determina se o fuso está montado corretamente e, na maioria das vezes, somente as células com fusos montados corretamente entram na anáfase.
Anáfase
A progressão das células da metáfase para a anáfase é marcada pela separação abrupta das cromátides-irmãs. Uma das principais razões para a separação da cromátide é a degradação precipitada das moléculas de coesina que se juntam às cromátides-irmãs pela protease separase. Duas classes separadas de movimentos ocorrem durante a anáfase.
Durante a primeira parte da anáfase, os microtúbulos cinetôquicos encurtam e os cromossomos se movem em direção aos polos do fuso.
Durante a segunda parte da anáfase, os polos do fuso se separam à medida que os microtúbulos não cinetôquicos se movem um após o outro. Atualmente, acredita-se que esses últimos movimentos sejam catalisados por proteínas motoras que conectam os microtúbulos com polaridades opostas e andam em direção ao final dos microtúbulos.
Telófase e citocinese
A mitose termina com a telófase, ou o estágio em que os cromossomos atingem os polos. A membrana nuclear, então, se reforma, e os cromossomos começam a descondensar em suas conformações de interfase. A telófase é seguida pela citocinese ou pela divisão do citoplasma em duas células-filha. As células-filha que resultam desse processo têm composições genéticas idênticas.

Continue navegando

Outros materiais