Buscar

ESTUDO DIRIGIDO-1 - HISTOLOGIA ORAL

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
 Histologia Oral 
1. Sobre o processo de odontogênese, descreva as alterações celulares que ocorrem nas diferentes fases. 
Fase da Lâmina-O crescimento ectodérmico é cercado de maneira homogênea pelas células mesodérmicas. Nessa fase a lâmina se divide em duas : Vestibular e Dentaria 
Fase Botão – Crescimento arredondado.
Fase do Casquete- Formação do germe dentário, constituído por órgão do esmalte, papila dentária e folículo dentário (estas estruturas darão origem ao dente e suas estruturas de suporte)
Fase da Campânula- Ocorre a diferenciação das células do órgão do esmalte, formando o epitélio de externo(células cuboides) ,epitélio interno( células cilíndricas), alças cervicais, estrato intermédio (células pavimentosas), reticulo estrelado: Nó no esmalte
2. Descreva as estruturas celulares no estágio de casquete e sua correlação com a formação do dente.
Órgão do esmalte – esmalte
Papila dentária- Polpa, cemento e dentina 
Folículo dentário- Osso alveolar e ligamento periodontal .Tais estruturas darão origem aos dentes e suas estruturas de suporte. 
3.Explique as alterações celulares que ocorrem no estágio da campânula. 
4. Explique como ocorre o início do processo de rizinogênese
A rizogênense inicia-se a partir da Baínha Epitelial de Hertwig (na região cervical da coroa) e progride em direção apical. É esta baínha epitelial que comandará a formação radicular. Nesta fase ocorrerá a diferenciação de cementoblastos (que produzirão o cemento), fibroblastos (que produzirão ligamento periodontal) e osteoblastos (que produzirão osso alveolar).
5.Explique a importância da Bainha de Hertwig e as estruturas que serão formadas a partir do seu surgimento
Ela estimula a diferenciação da papila dentária em Odontoblastos, e o Odontoblastos secreta a dentina radicular. Conforme a dentina vai crescendo, ela rompe a bainha epitelial de Hertwig ,formando restos epiteliais de Malassez, Quando a dentina entra em contato com o folículo dentário, ele o estimula a se diferenciar em cementoblastos, osteoblastos e fibroblastos.
 6. Cite os diferentes tipos de epitélio encontrados na cavidade oral e os locais onde ocorrem.
Epitélio Ortoqueratinizado Mastigatório e Epitélio Paraqueratinizado Mastigatório ocorrem na camada, basal, camada espinhosa, camada granulosa e camada córnea e o Epitélio não queratinizado Revestimento ocorre na camada basal, espinhosa, camada intermediaria e camadas superficial 
7. Cite e diferencie os tipos de células encontradas no revestimento da cavidade oral. 
Células Queranocito: células que contêm queratina no citoplasma 
Células Melanocito: células da crista neural 
Células de Langerhan: origem mesênquima e pertencem ao sistema mononuclear fagocitário, tem função de fagocitar antígenos, degrada-los e apresenta-los aos linfócitos.
Células de Merkel: localizada na camada basal; Função: sensibilidade à pressão.
8. Cite e diferencie os diferentes tipos de papilas encontradas na língua. 
Papilas Filiformes: São as mais numerosas; Não relacionadas a gustação; Contribuem para a aspereza superficial da língua..
Papilas Fungiformes:Contém botões gustativos em sua superfície; Não é queratinizada;
Papilas Circunvaladas: Localizadas na junção da da base do corpo e da língua; Maiores que as papilas fungiformes; paredes laterais das papilas revestidas por botões gustativos; renovação do paladar 
Papilas Foliadas: Localizadas em sulcos nas laterais posteriores da língua. Os sulcos são revestidos por botões gustativos.
9. Explique as funções da mucosa oral.
 Mobilidade adaptada às condições locais de cada região, sensibilidade variável de região para região( Alta nos lábios e na língua e baixa nas bochechas e no assoalho), protege todos os tecidos e células localizadas na boca, absorção: transepitelial e excreção de substancias pelo fluido gengival 
 10. Cite as diferentes glândulas salivares presentes na cavidade oral e o tipo de secreção que produzem. 
 MAIORES- Glândula Salivar Parótida: secreção serosa 
Glândula Salivar Submandibular: secreção serosa e mucosa 
Glândula Salivar Sublingual: mista, com predomínio de células mucosas 
MENORES- Glândula Salivar Labial- secreção mista, com predomínio mucoso 
Glândula Salivar Vestibular-secreção mista, com predomínio mucoso 
Glândula Salivar Glossopalatina- secreção mucosa
Glândula Salivar Palatina- secreção mucosa 
Glândula Salivar Lingual anterior –secreção mista, com predomínio mucoso
papila circunvalada (von Ebner)- secreção serosa
posterior- secreção mucosa 
11. Com relação aos tipos celulares das glândulas salivares explique as diferenças entre a composição da saliva produzida.
Glândula Parotida: Tipo-Acinosa, atividade de ductos pequenos, Composição- presença de acinos, poucos ductos e muitas enzimas
Glândula Submandibular e Sublingual: Tipo-Tuboacinosa ,existência de mais ductos, Composição- presença de ductos acinos 
 12. Qual a importância dos ductos salivares para a produção da saliva? 
Os ductos realizam a modificação da secreção primária isotônica para hipotônica.
13. Explique a função das células mioepiteliais para as glândulas salivares.
As células mioepiteliais espremem a secreção dos acinos e ductos. 
14 . Explique as diferentes funções da saliva.
Proteção (limpeza, lubrificação etc), tampão( aumento do ph, proteção contra desmineralização dos dentes), formação de película, integridade dos dentes (aumentam a dureza superfície), ação antimicrobiana, reparação tecidual, digestão, gustação.
 15. Quais as estruturas constituintes da Articular Temporomandibular – ATM?
Cabeça condilar da mandíbula, Superfícies articulares do osso temporal, Disco Articular, Capsula Articular
 16. Quais as funções da Articular Temporomandibular – ATM?
Proteção contra impactos, resistência a tração, elasticidade , redução de atrito.
 17. Explique o tipo de cartilagem que constitui a Articular Temporomandibular – ATM e sua importância.
A cartilagem da ATM é fibrosa. Em relação a cartilagem hialina tem menor sustentabilidade a gasto e melhor capacidade de reparo 
 18. Explique a constituição do disco articular da Articular Temporomandibular – ATM e sua função.
O disco articular é fino e avascular no centro e espesso e vascularizado nas margens. Divide a articulação em cavidade superior e inferior 
 19. A Articular Temporomandibular – ATM, é uma articulação sinovial, explique as funções do líquido sinovial nesta articulação.
Lubrifica a articulação, ajudando a amortecer os impactos, também leva nutrição aos tecidos avasculares da articulação.
 20. Explique a constituição da polpa dentária.
Tecido conjuntivo frouxo derivado das células da crista neural ou células ectomesenquimáticas, confinada na câmara pulpar e nos canais radiculares do dente
 21. Os odontoblastos formam uma paliçada ao redor da polpa dentária. Explique a função destas células. 
síntese de fibras e MEC da pré-dentina e biomineralizar a dentina;
22. Na polpa dentária além dos odontoblastos diferentes tipos celulares são encontrados. Cite e explique a função destas células. 
Fibroblastos: São as células mais numerosas na polpa dentária;Possuem longas extensões citoplasmáticas que contatam odontoblastos e outros fibroblastos; Produzem colágeno tipo III, IV e V, proteoglicanos e glicosaminoglicanos; Sintetizam e degradam a MEC pulpar.
Células Mesenquimáticas: Células perivasculares – importantes nos mecanismos de lesão e cicatrização; 
Pericitos – célula residente da polpa originam odontoblastos a serem substituídos;
Células dendríticas – ligam-se a antígenos para ativação de macrófagos e linfócitos.
 23. Explique a vascularização da polpa dentária.
Acesso pelo forame apical, os vasos maiores são arteríolas e vênulas que hodontoblástica provendo nutrição local, os capilares são fenestrados, os capilares fenestrados reduzem a pressão intersticial na inflamação da polpa, no envelhecimento os vasos sanguíneos podem apresentar acúmulo de colesterol em suas paredes.
 24. Explique a inervação da polpa dentária. 
Acesso pelo forame apical, nervos sensitivos e simpáticos originam nos gânglios trigeminal e cervical superior, dentes mandibulares são inervados pelo nervo alveolar inferior,dentes maxilares são inervados pelos nervos alveolares superiores anterior, medial e posterior, nervos simpáticos formam um plexo na artéria carótida externa e seguem as ramificações da artéria para o interior da polpa dos dentes.
25. Existem 3 diferentes teorias para o processo de transmissão de dor através da dentina até a polpa dentária. Explique estas 3 teorias. 
Teoria da inervação direita: terminações nervosas dentárias se estendem até a junção Amielo Dentinário.
Teoria da Transdução: o odontoblasto pode transmitir o estimulo mecânico e transferir o sinal para uma terminação nervosa.
Teoria Hidrodinâmica: É a mais aceita. As terminações nervosas e a camada odontoblastica sofrem deformações , o que desencadeia um potencial de ação
26. Descreva a dentina quanto a sua função e constituição.
Protege a polpa e sustenta o esmalte; Permanecem na dentina após formada; Tecido responsivo - capacidade de reparo, pelo estimulo dos odontoblastos para reposição de dentina. 
27. Os odontoblastos produzem a pré-dentina que posteriormente será mineralizada e transformada em dentina. Caracterize a pré-dentina.
Após a diferenciação dos odontoblastos, iniciam a secreção de uma matriz colagenosa, primeiramente não é mineralizado, a pré-dentina. Ela limita a porção (pulpar) mais interna da dentina, etc.
28. A dentina é formada pelos túbulos dentinários. Descreva os túbulos dentinários e suas funções
São canalículos que atravessam a camada de dentina. São preenchidos pelos processos odontoblásticos, que os formam e depois os mantém. Os túbulos dentinários proporcionam alta resistência aos dentes, por causa do seu conteúdo fluido, além de nutrição ao mesmo.
 29. A dentina pode ser classificada quanto a fases de desenvolvimento. Explique e diferencie as dentinas. Primária, secundária e terciária. 
Dentina Primaria: Mudança do trajeto do túbulo dentinário “S”. Os túbulos dentinários proporcionam alta resistência aos dentes, opor causa do sue conteúdo fluido, além de nutrição ao mesmo 
Dentina Secundária: É uma faixa estreita de dentina que circunda a polpa e representa a dentina formada depois que a raiz está completa 
Dentina Terciaria: É produzida em reação a vários estímulos: desgaste, cáries ou processos de restauração dental.
30. A dentina também pode ser classificada quanto ao local. Explique e diferencie. dentina do manto, dentina circumpolar, dentina intertubular e dentina peritubular.
Dentina de manto: Dentina mais próxima a junção amelodentária (JAD) da caroa.
Dentina circumpular: É a maior parte da dentina subjacente á dentina do manto 
Dentina intertubular: É a dentina situada entre os canalículos da dentina. A dentina intertubular representa a maior quantidade de dentina 
Dentina peritubular: É a dentina que constitui a parede do túbulo e caracteriza-se pelo seu elevado conteúdo mineral (90%)
 
31. Os padrões de mineralização da dentina têm diferentes classificações, explique o que é a camada granulosa de Tomes.
Resultado de pequenas áreas hipomineralizadas de dentina + pequenos espaços aprisionados que se formam ao redor dos túbulos dentinários
 32. Explique o que é a dentina esclerótica e os motivos pelos quais este tipo de dentina pode ocorrer. 
Obstrução parcial ou total dos túbulos da dentina que pode ocorrer como resultado da idade ou se desenvolver em resposta a estímulos persistentes, como: atrito na superfície do dente ou cáries dentárias.
33. Durante o processo de deposição de dentina ocorrem diferentes alterações que ficam marcadas e podem ser visualizadas, são chamadas de linhas incrementais. Explique o que são e por que ocorrem as linhas de von Ebner e as linhas de Owen.
 34. Explique, diferencie e localize: junção amelodentinária e junção amelocentária. 
Amelodentinária- representa a interface entre 2 matrizes mineralizadora muito diferentes uma do ectoderma e outro o ectomisenquim.
Amelocentária- é o lugar que termina o esmalte , junto ao terço apical, e em situação de saúde, o cemento é recoberto pela gengiva. 
35. Descreva o esmalte dentário quanto a suas características físicas e a sua composição. 
É capaz de suportar abrasão devido a seu conteúdo mineral. 
Composição: Maior parte em mineral seguido por água e matéria orgânica 
36. Diferencie o que é o bastão do esmalte e o esmalte interbastão (bainha do esmalte), cite suas funções.
Bastão do Esmalte: Representa o caminho mineralizado percorrido pelo ameloblasto e seu processo final (Tomes), enquanto migra para fora durante o processo de amelogênese 
37. Explique o que é e a função dos tufos de esmalte.
São áreas prismáticas hipomineralizadas. Surgem na junção com a dentina e entram no esmalte num curto trajeto. Têm aspecto ramificado. Função: orientar as fraturas iniciais paralelas aos prismas e não perpendiculares a eles.
 38. Explique o que é e a função das lamelas do esmalte.
Áreas aprismáticas preenchidas por matéria orgânica, que se estendem da junção com a dentina até a superfície do esmalte; formadas pelas forças mastigatórias (só existem em dentes em função).
 39. Explique as linhas incrementais de Retzius presentes no esmalte e por que ocorrem.
Correspondem aos períodos de repouso durante a formação do esmalte e refletem a mudança de direção dos ameloblastos durante a formação dos bastões. Ocorrem devido a nascimento, lactação, desmame, desnutrição, estresse fisiológico, menarca, doenças febris
40. Explique o que são periquimácias.
Representam o limite externo das linhas de Retzius
 41. Explique o que é a junção amelodentinária – JAD, e sua função. 
Representa a interface entre 2 matrizes mineralizadas muito diferentes uma do ectoderma e outra do ectomesênquima. Serve como uma substância cimentante para a dentina e o esmalte. 
42. Explique o processo de desenvolvimento da gengiva. 
 Se desenvolve pela união do epitélio com o órgão do esmalte. Durante o surgimento do dente para cavidade bucal o órgão do esmalte se funde com o epitélio bucal. Com o avanço da erupção dentária o epitélio reduzido do esmalte se separa da cutícula primária na superfície do esmalte. A bainha resultante do epitélio e do tecido conjuntivo ao redor do colo do dente → gengiva.
43. O que é o epitélio juncional? Quais são as suas características histológicas importantes? Forma o assoalho do sulco gengival, se estende apicalmente em oposição a superfície do esmalte selando a passagem entre o epitélio e o esmalte.
44. O que é a região do Col dental? 
Inter proximal às superfícies vestibular e da cavidade bucal da papila Inter dentária.
45. Explique as funções da gengiva. 
Função mastigatória na sustentação do bolo alimentar, função sensorial entre outras 
46. Descreva e caracterize o cemento dental.
Tecido calcificado que recobre as raízes dos dentes, similar ao osso, predominância do colágeno tipo 1,etc. É constituído de uma porção orgânica, inorgânica e uma porção celular.
47. Em algumas regiões o cemento apresenta maior número de células. Descreva as células relacionadas a produção e a manutenção do cemeto. 
Os cementoblastos produzem as camadas de cemento e ficam aprisionados transformando-se em cementócitos.
Os cementócitos ficam em lacunas, desenvolvem longos processos que permanecem nos canalículos e se comunicam com outros cementócitos por junções comunicantes.
48. Descreva e caracterize o ligamento periodontal.
Tecido conjuntivo denso entre o cemento e o osso alveolar. O ligamento periodontal está dividido em grupos de fibras, e estas com diferentes funções: fibras dentoalveolares e fibras gengivais 
49. O ligamento periodontal é dividido em dois grupos de fibras, quais são estes grupos e suas principais funções. 
Fibras Dentoalveolares; Apical ( Resiste a força vertical)-Oblíqua(Resiste a força vertical e intrusiva)- Horizontal (resiste forçahorizontal e de inclinação) -Cristo alveolar(resiste força vertical e intrusiva)- Interradicular( resiste ao movimento vertical e lateral) 
Fibras Gengivais: Transeptal (Resiste a separação dentária)- Gengiva aderida (Resiste ao deslocamento gengival)- Gengiva livre (Resiste ao deslocamento gengival)- Circunferencial (Resiste ao deslocamento gengival)
50. Explique a inervação do ligamento periodontal.
Troncos nervosos maiores atravessam o ligamento na zona central. 
2 Tipos: Simples – terminações nervosas livres → dor 
Compostos – forma espirais, no terço médio, terminações expandidas fusiformes no ápice e tipo Ruffini no ápice → tato e pressão
 51. Explique e caracterize o osso alveolar
São as porções da maxila e da mandíbula que suportam as raízes dentarias, O processo alveolar desenvol0se como resultado do alongamento da raiz da erupção dentária.

Continue navegando