Buscar

Brasil colonia Estácio Aula 7

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Sobre a Companhia de Jesus é incorreto afirmar que:
		
	 
	Os jesuítas entendiam que as nações indígenas deveriam ser dizimadas, pois não compreendiam os dogmas cristãos.
	
	O fundador da Companhia de Jesus foi um soldado espanhol, Inácio de Loyola.
	
	Os jesuítas tiveram papel de destaque para a pacificação dos tupinambás que se rebelavam contra a presença portuguesa.
	
	A Sagrada Companhia de Jesus teve papel significativo entre as ordens religiosas que se instalaram na colônia.
	
	A primeira missão jesuítica teve à frente o padre Manuel da Nóbrega, na Bahia.
	Respondido em 12/04/2020 21:32:27
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quem fundou São Vicente, a primeira vila colonial?
		
	
	Pedro Alvarez Cabral;
	
	Tomé de Souza;
	
	Estácio de Sá.
	 
	Martim Afonso de Souza;
	
	Mem de Sá;
	Respondido em 12/04/2020 21:33:44
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A exemplo do que havia sido feito anteriormente com os indígenas, os negros trazidos da África para suprir a mão de obra na colônia também foram divididos em dois grandes grupos, sendo eles:
		
	 
	Sudaneses e Bantos
	
	Quiloa e Rebolo
	
	Benguela e Monjolo
	
	Congo e Angola
	
	Cabinda e Mina
	Respondido em 12/04/2020 21:33:39
	
Explicação:
Os africanos que vinham para o Brasil para serem escravizados eram oriundos de diversas regiões. No entanto, podemos dividi-los em dois grandes grupos: sudaneses e bantos. Havia, ainda, escravos islamizados oriundos de algumas dessas regiões, imprimindo na cultura colonial suas características.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Durante os primeiros séculos da história brasileira, o mundo rural dominou o urbano. As cidades surgiam como apoio à sociedade escravocrata colonial. Analise as proposições a seguir:
I - A vida urbana baseava-se no trabalho do cativo. A construção das ruas, praças, residências, igrejas e edifícios públicos era dirigida por homens livres e executadas por trabalhadores escravizados.
II - Com o fim do período colonial, as principais ruas, praças e ladeiras começaram a ser calçadas. E mais tarde iluminadas. As câmaras municipais passaram a se preocupar com o alinhamento, nivelamento, largura e calçamento das artérias urbanas.
III - Os centros urbanos coloniais caracterizavam-se pela simplicidade de suas construções, pela existência de obras de saneamento como rede de esgotos e pela presença dos sobrados.
Está(ão) correta(s):
		
	
	III, apenas
	
	II, apenas
	 
	I e II, apenas
	
	I, apenas
	
	I, II e III
	Respondido em 12/04/2020 21:33:54
	
Explicação:
Nas cidades coloniais, pode-se dizer que os trabalhos, em geral, eram feitos pelos escravos. Nas mesmas, havia uma estrutura rudimentar, com calçamento e iluminação, mas pouco saneamento.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a escravidão dos indígenas nos primeiros anos da colonização brasileira, julgue as afirmativas a seguir e assinale a correta.
I ) A utilização de mão-de-obra indígena esteve fortemente atrelada a uma demanda por trabalho imediato na colônia.
II ) Os indígenas na América Portuguesa eram mais dóceis e fáceis de lidar, o que facilitou seu processo exploração pelo colonizador português.
III ) O colono português migrou para os trópicos com o objetivo de constituir um novo lar e isso facilitou seu processo de escravização dos indígenas.
IV ) A mão-de-obra indígena foi essencial para garantir o sucesso e a prosperidade do trabalho na colônia portuguesa da América.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	II e III
	
	I e III
	 
	III e IV
	
	I e IV
	
	I e II
	Respondido em 12/04/2020 21:33:51
	
Explicação:
A mão-de-obra indígena foi usada no Brasil colonial para atender às necessidades imediatas da colonização. Não podemos dizer que o indígena tenha sido dócil o tempo todo, pois houve resistência do mesmo à escravidão. Vale lembrar que a mão-de-obra do indígena foi substituída pela escrava africana, em função da lucratividade do tráfico negreiro. 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um aluno mais atento observa em seu livro didático que houve alteração do fluxo de escravos para o Brasil. Ele notou que a partir da metade do século XVIII a região Nordeste deixa de ser o principal destino dos negros africanos, pois, a maioria passou a ter como destino final o porto do Rio de Janeiro. Como você explicaria esta mudança?
		
	 
	Atribuiria ao processo de exploração do ouro em Minas Gerais o maior fluxo de escravos à região sudeste.
	
	Explicaria que a causa deste fenômeno foi o crescimento do comércio no Rio de Janeiro.
	
	Abordaria a chegada da Família Real como causa deste fenômeno.
	
	Apontaria a produção de cana no norte Fluminense como motivo.
	
	Destacaria a importância da produção cafeeira na região do Vale do Paraíba para explicar.
	Respondido em 12/04/2020 21:34:10
	
Explicação:
Com a descoberta de ouro foi provocado uma profunda mudança na estrutura do Brasil colonial, sendo que as primeiras descobertas datam do final do século XVII na região de Minas Gerais, a mineração mudou o eixo econômico da vida colonial do litoral nordestino para a região Centro-Sul;
Por estas rotas, passavam as chamadas tropas de mulas, levando e trazendo mercadorias. Entre estas mercadorias, temos o negro africano que é trazido da decadente lavoura açucareira para a região das minas.
Portanto, a única resposta que atende essa questão e a (E) ¿Atribuiria ao processo de exploração do ouro em Minas Gerais o maior fluxo de escravos à região sudeste¿.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A escravidão indígena foi bastante comum até a descoberta do ouro em Minas Gerais, no final do século XVII. Os indígenas não aceitavam passivamente esse tipo de trabalho, resistindo bravamente a ele. Assinale abaixo, a alternativa que não está relacionada à resistência à escravidão feita pelos indígenas:
		
	
	abandono da região onde se vivia
	
	furtar o próprio senhor para estabelecer uma ação de independência frente à escravidão
	
	fugas
	 
	tráfico de indígenas nos navios que transportavam os escravos para outras regiões que não eram as de origem dele
	
	invasão de propriedades para negociar produtos livremente
	Respondido em 12/04/2020 21:34:06
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em Vila Rica, na área da mineração do ouro, como vimos, muitos escravos escolheram lutar individualmente contra o sistema, muitas vezes, com violência. Por outro lado, muitos preferiram uma outra forma. Assinale, a seguir, a opção que melhor corresponde à outra forma escolhida pela maioria:
		
	
	Escolheram a fuga e a formação de quilombos, como Palmares, para lutar contra a escravidão e ajudar outros irmãos a fugir do cativeiro em que viviam.
	 
	Escolheram lutar a partir de dentro do sistema criado em grande parte pela cultura dominante, reconhecendo aquele sistema para sobreviver e lutar apenas por melhores condições dentro do seu cativeiro.
	
	Escolheram o confronto direto e armado, com rebeliões, destruição de fazendas e assassinato de fazendeiros.
	
	Escolheram a fuga e a associação com os índios, formando grupos que assaltavam viajantes pelas estradas e invadiam fazendas para saquear tudo o que encontravam, muitas vezes ateando fogo em tudo.
	
	Escolheram a fuga, indo viver na Natureza, longe do homem branco e do cativeiro.

Continue navegando