Buscar

Avaliando - Ética Geral e Profissional

Prévia do material em texto

Disc.: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	31/03/2020
	
	
	1a Questão (Ref.:201502908668)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a opção incorreta: São atividades privativas da advocacia:
		
	
	b)Redação e assinatura de razões recursais dirigidas aos tribunais;
	
	c)Sustentação oral de razões de recurso em tribunal
	
	a)Consultoria, assessoria e direção jurídica;
	 
	d)Impetração de habeas corpus, em qualquer instância ou tribunal.
	Respondido em 31/03/2020 17:42:39
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503249716)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(VII Exame Unificado/2012/ADAPTA) - Esculápio, advogado, deseja comprovar o exercício da atividade advocatícia, pois inscreveu‐se em processo seletivo para contratação por empresa de grande porte, sendo esse um dos documentos essenciais para o certame. Diante do narrado, à luz das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, o efetivo exercício da advocacia é comprovado pela participação anual mínima em:
		
	
	quatro peças defensivas gerais.
	 
	cinco atos privativos de advogado
	
	cinco participações mínimas, mensais, em atos privativos do advogado.
	
	seis petições iniciais civis.
	
	três participações em audiências.
	Respondido em 31/03/2020 17:43:31
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502933640)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	FRANCISCO MENDES, com domicílio profissional na cidade do Rio de Janeiro e inscrito, apenas, na OAB-RJ, vai patrocinar uma Ação Cível de seu Cliente na Comarca de Juiz de Fora Estado de Minas Gerais. - Pergunta-se: O que deve fazer Francisco Mendes para legitimar tal patrocínio naquela Comarca?
		
	 
	Francisco Mendes pode patrocinar aquela ação na Comarca de Juiz de Fora-MG, sem inscrição e sem qualquer comunicação à OAB-MG
	
	Francisco Mendes terá que fazer uma inscrição suplementar na OAB-MG;
	
	Francisco Mendes pode patrocinar aquela ação na Comarca de Juiz de Fora - MG, sem inscrição na OAB-MG, mas desde que comunique o patrocínio à OAB-MG (diretamente ou através da subseção de Juiz de Fora);
	
	Francisco Mendes terá que fazer a transferência de sua inscrição para a OAB-MG;
	Respondido em 31/03/2020 17:45:01
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502911074)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A OAB-SP investiga o caso de um advogado que conseguiu registro com um diploma falso de graduação em Direito. R. da S. teria comprado o diploma, da Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, e com ele emitido a carteira de advogado no estado do Acre (Globo.com). Sobre a inscrição do advogado na OAB, é correto afirmar:
		
	
	a inscrição ficará suspensa até a conclusão do curso de Direito.
	
	A inscrição é válida para não prejudicar o cliente do advogado e as ações já transitadas em julgado.
	
	a inscrição é válida, pois não houve processo ético disciplinar para posterior aplicação da pena de exclusão;
	
	o advogado foi aprovado em exame de ordem e, portanto tem direito a inscrição automática nos quadros da OAB;
	 
	a inscrição deve ser cancelada, pois o advogado perdeu um dos requisitos necessários para inscrição;
	Respondido em 31/03/2020 17:46:17
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502912708)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao ser procurado por um Cliente para ingressar num processo em substituição a um Colega/Advogado que está funcionando naquele processo, como se deve proceder para assumir o mandato?
		
	 
	(a) Primeiro, examinar os autos do processo; depois entrar em contacto com o Colega/Advogado que está funcionando no processo e solicitar um substabelecimento ou sua renúncia ao mandato; por fim, se houver a recusa do Colega em substabelecer ou renunciar ao mandato, notificá- lo da sua destituição do mandato;
	
	(b) Primeiro, aceitar o mandato do Cliente; depois, entrar em contacto com o Colega/Advogado e comunicar-lhe a sua substituição no processo;
	
	(c) Primeiro, entrar em contacto com o Colega/Advogado e solicitar um substabelecimento ou sua renúncia ao mandato; depois, examinar os autos do processo e, por fim requerer a juntada do substabelecimento do Colega ou da nova Procuração
	
	(d) Ingressar nos autos com Procuração do Cliente e requerer ao Juiz da causa que mande notificar ao Colega/Advogado a sua destituição do mandato.
	Respondido em 31/03/2020 17:50:09
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201503261318)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(XX Exame de Ordem Unificado - Ampliada) João outorgou procuração ao advogado Antônio, para sua defesa em certo processo. Todavia, decorridos alguns dias, João concluiu que a atuação de apenas um profissional não seria suficiente à sua satisfatória representação e buscou Antônio, a fim de informá-lo de que pretendia também contratar o advogado Luiz, para atuar juntamente com ele no feito. Ocorre que Antônio negou-se a aceitar a indicação, por duvidar das qualidades profissionais do colega. Meses depois, convencido de que realmente precisa de auxílio, resolveu substabelecer o mandato, com reserva de poderes, ao advogado Lucas, que goza de sua absoluta confiança. Diante da situação narrada, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	A recusa de Antônio à indicação de outro profissional pelo cliente não constitui infração ética, pois o advogado não é obrigado a aceitar a indicação de outro profissional para com ele trabalhar no processo. Por sua vez, o substabelecimento do mandato a Lucas independe de comunicação a João, já que constitui ato pessoal do advogado da causa.
	
	A recusa de Antônio à indicação de outro profissional pelo cliente não constitui infração ética, pois o advogado não é obrigado a aceitar a indicação de outro profissional para com ele trabalhar no processo. Por sua vez, o substabelecimento do mandato a Lucas depende de prévia comunicação a João.
	
	A recusa de Antônio à indicação de outro profissional pelo cliente não constitui infração ética, pois o advogado não é obrigado a aceitar a indicação de outro profissional para com ele trabalhar no processo. Por sua vez, o substabelecimento do mandato a Lucas independe de comunicação a João, já que constitui ato pessoal do advogado da causa. uma vez que ele comportou-se com deslealdade em face do colega advogado, pronunciando-se contra sua contratação. Por sua vez, o substabelecimento do mandato a Lucas independe de prévia comunicação a João, pois constitui ato pessoal do advogado da causa.
	
	A recusa de Antônio à indicação de outro profissional pelo cliente constitui infração ética, uma vez que ele comportou-se com deslealdade em face do colega advogado, pronunciando-se contra sua contratação. Por sua vez, o substabelecimento do mandato a Lucas depende de prévia comunicação a João.
	
	A recusa de Antônio à indicação de outro profissional pelo cliente constitui infração ética. Tal há infração ética na questão envolvendo o substabelecimeto, pois todo ato de substabelecimento deve ter a autorização prévia do cliente
	Respondido em 31/03/2020 17:51:49
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201503261425)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Exame de Ordem Unificado - 2010.2 - Ampliada) Renato, advogado em início de carreira, é contactado para defender os interesses de Rodrigo que está detido em cadeia pública. Dirige-se ao local onde seu cliente está retido e busca informações sobre sua situação, recebendo como resposta do servidor público que estava de plantão que os autos do inquérito estariam conclusos com a autoridade policial e, por isso, indisponíveis para consulta e que deveria o advogado retornar quando a autoridade tivesse liberado os autos para realização de diligências. À luz das normas aplicáveis:
		
	
	o advogado, diante do seu dever de urbanidade, deve aguardar os atos cabíveis da autoridade policial.
	
	no caso de réu preso, somente com autorização do juiz pode o advogado acessar os autos do inquérito policial.
	
	réu preso não pode falar com advogado, devendo este aguardar especial autorização do juiz competente.
	
	o acesso aos autos, no caso, depende de procuração e de prévia autorização da autoridade policial.
	 
	o acesso aos autos de inquérito policial é direito do advogado,mesmo sem procuração ou conclusos à autoridade policial.
	Respondido em 31/03/2020 17:53:40
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201503261406)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(XVIII Exame de Ordem Unificado - Ampliada) Os advogados criminalistas X e Y atuavam em diversas ações penais e inquéritos em favor de um grupo de pessoas acusadas de pertencer a determinada organização criminosa, supostamente destinada ao tráfico de drogas. Ao perceber que não havia outros meios disponíveis para a obtenção de provas contra os investigados, o juiz, no âmbito de um dos inquéritos instaurados para investigar o grupo, atendendo à representação da autoridade policial e considerando manifestação favorável do Ministério Público, determinou o afastamento do sigilo telefônico dos advogados constituídos nos autos dos aludidos procedimentos, embora não houvesse indícios da prática de crimes por estes últimos. As conversas entre os investigados e seus advogados, bem como aquelas havidas entre os advogados X e Y, foram posteriormente usadas para fundamentar a denúncia oferecida contra seus clientes. Considerando-se a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A prova é lícita, pois não havia outro meio disponível para a obtenção de provas.
	
	Considerando que não havia outro meio disponível para a obtenção de provas, bem como que se tratava de investigação de prática de crime cometido no âmbito de organização criminosa, é ilícita a prova obtida a partir dos diálogos havidos entre os advogados e seus clientes. É, no entanto, lícita a prova obtida a partir dos diálogos havidos entre os advogados X e Y.
	
	A prova é lícita, pois foi determinada por juiz competente e ouvido previamente o Ministério Público.
	 
	A prova é ilícita, uma vez que as comunicações telefônicas do advogado são invioláveis quando disserem respeito ao exercício da profissão, bem como se não houver indícios da prática de crime pelo advogado.
	
	A prova é lícita, pois tratava-se de investigação de prática de crime cometido no âmbito de organização criminosa.
	Respondido em 31/03/2020 17:54:09
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201505220796)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA. O anúncio de serviços advocatícios
		
	
	pode conter quaisquer títulos ou qualificações e deve mencionar o nome completo e o número da inscrição do advogado na OAB.
	 
	a divulgação em colunas de jornais ou textos  não poderá induzir o leitor a litigar nem promover a captação clientela.
	
	pode conter lista de clientes, desde que com autorização destes.
	
	é expressamente vedado, em qualquer situação e por qualquer meio.
	
	poderá informar cargos público anteriormente exercidos.
	Respondido em 31/03/2020 17:56:06
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201505222243)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual dos seguintes procedimentos fere a ética profissional do Advogado?
		
	
	A indicação de e-mail  do advogado autor de colunas jurídicas em jornal.
	 
	O anúncio da atividade de advogado veiculado pelo rádio, apenas com a indicação do nome, número de inscrição na OAB e endereço do escritório;
	
	O anúncio do escritório de advocacia em listas telefônicas;
	
	O anúncio do escritório de advocacia pela Internet.
	
	O uso da mala-direta para comunicar aos seus clientes a mudança de endereço de seu escritório de advocacia;

Continue navegando