Buscar

Resposta Tarefa Dissertativa - Filosofia e Políticas Educacionais - Docência Em Educação à Distância - ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil

Prévia do material em texto

ATENÇÃO!!
NÃO COPIAR E COLAR!!
APENAS UTILIZE POR BASE PARA SUA RESPOSTA!!
Docência Em Educação à Distância
Filosofia e Políticas Educacionais
Tarefas Dissertativas
Parte superior do formulário
Interação Tarefa DissertativaParte inferior do formulário
Discuta um ou vários parágrafos do módulo de Filosofia e Políticas Educacionais ou do material de leituras complementares e faça seu comentário, citando o módulo/texto escolhido e aprofundando o tema com suas reflexões e leituras próprias de outros autores que tenham algo a contribuir para o debate.
Com relação a Unidade 1, 19 e 30, discorro:
Há diferentes definições do termo “ética”, podendo ser:
Hábitos ou comportamentos humanos que por motivo de aderências de seus pares e repetições no coletivo, passaram a integrar o cotidiano de determinado grupo de pessoas. “Essa definição de ética, portanto, é de conjunto de valores e normas consolidados por uma tradição ou hábito socialmente reforçados, transmitidos e controlados.”
Conduzida por normas e valores sociais, a ética é própria do ser humano. No entanto “há diferentes valores e normas derivados de diferentes tradições”, então outra definição do termo é a ética como área de estudo.
Se existem diferentes valores e normas em diferentes sociedades, por que pensar que há algo bom ou justo, ou seja, “aceitável”, não seria tudo relativo? Assim temos o “relativismo ético”.
Aristóteles concebia a ideia do ser humano ser um animal político por natureza, necessitando assim, para se realizar como indivíduo, participar de uma sociedade. Assim, temos a ética como própria da natureza humana.
Diferentemente, embora com alguns pontos em comum com relação a Aristóteles, para o filósofo alemão Immanuel Kant, somente com uma boa intenção uma ação poderia ser eticamente correta. Tendo por ética, o bem como decorrente da intenção que move a conduta.
Já o filósofo inglês Sturt Mill, pensador mais importante da abordagem ética “utilitarismo” e por meio desta abordagem concebia que mais importante era a consequência da ação e não a intenção nela existente, definindo assim ética como o bem decorrente das consequências da ação.
Ética como conduta racionalmente justificável: Quando uma ação é estabelecida socialmente, mas pode ser eticamente condenável. Por exemplo: Colocar o dedo no nariz pode ser habitual e frequente num grupo, porém poderá ser compreendida como antiética. Esta definição de ética contrapõe a primeira definição apresentada aqui.
	Tendo visto as diversas definições de éticas apresentadas acima, devemos pensar o educador como alguém que poderá se deparar com as diversas éticas existentes em diversos alunos advindos de diversos grupos étnicos, sociais, culturais, etc, lembrando ainda que o mesmo educador possui a sua bagagem ética que traz consigo.
	Além de todas as éticas possíveis de serem levadas para dentro de uma sala de aula, existe ainda o código de ética de ética da profissão do ministrador da aula, por exemplo, o Código de Ética do Profissional Pedagogo, que rege sua profissão.
	Perceba a importância da compreensão humana para coexistir harmonicamente num mesmo espaço. E, sobretudo espera-se que o profissional seja o condutor aquele que manterá ou trará a harmonia no espaço de convivência.
Referência:
ENAP - Escola Nacional de Administração Pública, Ética e Serviço Público, Enap, Brasília: DF, 2016.
Tiberiogeo, Código de Ética do Profissional Pedagogo. <http://www.tiberiogeo.com.br/texto/CodigoEticaPedagogo.pdf>. Acesso em 07 mai 2020.

Continue navegando