Buscar

A relação da Psicologia Social com suas áreas afins

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A relação da Psicologia Social com suas áreas afins
	A realidade da nossa sociedade, com certeza, tem influencia do nosso passado. Assim como a mente humana age de acordo com o que recebe em termos de reações na sua formação, temos que levar em conta sua historia, sua origem, sua evolução como ser humano. 
A Psicologia Social é uma ciência que dentro do estudo da historia do ser humano ainda esta iniciando. 
	Assim como a Psicologia Social existem outras áreas do conhecimento muito importantes, como a Sociologia, a Antropologia e a Filosofia.
	Na interação da Psicologia Social com a Sociologia percebe-se que não existe distinção total entre uma ciência e outra, porque a Psicologia Social é um ramo da Sociologia. A Psicologia e a Sociologia se integram em algum momento do estudo, no entanto a Psicologia Social e a Sociologia se diferenciam no método como é efetuado o estudo dessas duas ciências. O psicólogo social realiza o estudo do individuo no grupo e o sociólogo, do grupo em geral. 
	Já a Antropologia é uma ciência que busca um estudo do ser humano baseado nas origens, na evolução, no desenvolvimento físico e na cultura. Embora a Psicologia Social tenha sido inserida recentemente no estudo da Antropologia, e esses estudos sejam baseados em objetos completamente diferentes, elas se completam no final. 
	A Filosofia é uma ciência muito mais antiga do que a Psicologia Social sendo utilizado alguns conceitos filosóficos para seu estudo. Ao mesmo tempo, que a Filosofia e a Psicologia se integram. Apesar de tudo isso as respostas podem ser muito diferentes. A filosofia trabalha com conceitos e as relações que acontecem entre elas, utilizando-se de qualquer método. A Psicologia por outro lado trabalha com elementos baseados na experiência, na observação e na estatística. 
	 Portanto, essas quatro ciências citadas acima, apesar de se diferenciarem em diversos aspectos, seus estudos compartilham da importância de alguns conceitos necessários ao estudo da sociedade e do ser humano como um todo.
MATHEUS RAFFAINER – REGISTRO ACADÊMICO:2441949

Mais conteúdos dessa disciplina