Buscar

Organização de computadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios – Organização de Computadores.
1. O que é um Sistema?
um conjunto de elementos interdependentes e interagentes” ou “um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado” – UNIDADE. - O TODO (UNIDADE) apresenta propriedades e características próprias, que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados.
2. O que é a Visão Sistêmica? 
É relacionar a melhor maneira de trabalhar sistemicamente, onde o profissional atinge resultados acima da média a partir de uma visão sistêmica onde na habilidade em compreender os sistemas, ou seja, ter o conhecimento como todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo relacionados. 
3. O que é um Sistema de Informação (SI)? 
Um conjunto de componentes interrelacionados, trabalhando juntos para: Coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, análise e o processo decisório em empresas e outras organizações.
4. Qual é a estrutura de um SI? 
Aplicações de negócios – os principais usos de sistemas de informação para operações, gerenciamento e vantagem competitiva de um negócio. 
- Processos de desenvolvimento – como profissionais de negócios e especialistas de informação planejam, desenvolvem e implementam sistemas de informação para encontrar oportunidades de negócios. 
- Desafios gerenciais – os desafios do gerenciamento eficaz e ético da tecnologia da informação nos âmbitos de usuário final, na empresa e nos níveis globais de um negócio.
5. Quais são os objetivos de um SI?
Vantagem competitiva é uma característica que uma empresa pode ter sobre seus concorrentes.
• Isto pode ser adquirido oferecendo aos clientes um valor melhor e maior. 
• Os mercados-alvo reconhecem esses produtos ou serviços exclusivos. Esta é a razão por trás da lealdade à marca, ou porque os clientes preferem um determinado produto ou serviço em detrimento de outro.
6. Quais são os tipos e funções de um SI?
Estratégico SIE - Sistema de Informação Executiva (Apoio Executivo), Tático SIG - Sistema de Informação Gerencial (Apoio a Tomada de Decisão), Operacional SIO - Sistema de Informação Operacional (Apoio Operacional), onde que esses tipos de sistemas trabalham de maneira integrada, atendendo a interesses empresariais diversificados. Eles atuam nos níveis estratégico, operacional, de conhecimento e tático
7. Como evoluíram os SIs? •Arquitetura de Sistema e Infraestrutura.
Monolítica - Ponto único de falha: Se um componente para todos param;
• Forte acoplamento: Difícil em dar manutenção e colocar novas funcionalidades, já que uma nova tarefa em um módulo pode afetar outros.
• Fácil instalação (deploy): uma vez que o software é tratado como um único bloco de sistema.
Microserviços - Múltiplos pontos de falhas: por estar distribuído;
• Baixo acoplamento: fácil de colocar novas funcionalidades e dar manutenção, uma vez que está tudo separado;
• Maior disponibilidade: pois se um serviço para os demais continua funcionando.
Arquitetura - de TI é uma competência da tecnologia da informação que garante que os processos e as soluções tecnológicas atendem às demandas da organização, que alinha o operacional com o tático, garantindo o bom desempenho das atividades, para que tudo esteja adequado às suas necessidades, para planejar e implementar soluções para aumentar o desempenho e preparar a empresa para suportar novas demandas e gerar novas oportunidades.

Outros materiais