Buscar

CASO CONCRETO 05 EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 05
Questão subjetiva
Ailton e Bruna querem constituir uma sociedade limitada para explorar o ramo de importação de carne de canguru. O contrato social foi devidamente celebrado pelos sócios que tiveram suas assinaturas reconhecidas pelo Cartório. Sabendo que ainda não levaram o contrato ao Registro Público de Empresas Mercantis, a Junta Comercial, responda as seguintes questões, JUSTIFICANDO cada uma: 
A) A sociedade entre Ailton e Bruna já existe? 
Sim, posto que o artigo 998 do código civil traz que nos trinta dias subsequentes à sua constituição, a sociedade deverá requerer a inscrição do contrato social no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede.
B) Qual é o ato constitutivo da sociedade? 
Conforme artigo 997 do código civil a sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
C) As sociedades são pessoas jurídicas? 
Sim, conforme artigo 44 do Código civil, são pessoas jurídicas de direito privado: as associações, as sociedades, as fundações, as organizações religiosas, os partidos políticos e as empresas individuais de responsabilidade limitada.
D) O tipo de sociedade entre Ailton e Bruna é uma sociedade limitada? 
Sim, posto que preenchem os requisitos dispostos no artigo Art. 1.052 do código civil, na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
E) Em caso de dívidas da sociedade, existirá o benefício de ordem do artigo 1.024 do CC para esta sociedade? 
Sim, uma vez que são considerados uma sociedade fazem jus ao benefício do artigo 1024 que os bens particulares dos sócios não podem ser executados por dívidas da sociedade, senão depois de executados os bens sociais.
Questão objetiva Quanto à Teoria da Superação ou Desconsideração da Personalidade Jurídica, podemos afirmar que:
Resposta alternativa E: Foi desenvolvida pela jurisprudência e tem como pressuposto a fraude e o abuso de direito.

Outros materiais