Buscar

PCC DIDÁTICA

Prévia do material em texto

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DISCIPLINA: Didática
TEMA: Preparar uma aula para educação infantil utilizando metodologias ativas 
ALUNA: Cleidiane Costa Coelho
MATRÍCULA: 202002003324
São Luís – MA
07 DE MAIO DE 2020
DIDÁTICA
Trabalho apresentado ao curso EAD de Letras – Inglês da Universidade Estácio de Sá, para prática como componente curricular na disciplina de Didática.
INTRODUÇÃO
As metodologias ativas consistem na mudança do paradigma do aprendizado e da relação entre o aluno e professor. O aluno passa então a ser o protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto o educador assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento.
Essas metodologias podem contribuir com o desenvolvimento tanto da dimensão cognitiva quanto da socioemocional dos estudantes. Isso porque os alunos aprendem a lidar com problemas devido ao trabalho da sua segurança e confiança para enfrentar situações complexas, na escola quando e na vida. Os alunos desenvolvem mecanismos e aprendem a expor sua opinião e a respeitar pensamentos diferentes.  Estimula a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. Os estudantes também conseguem trabalhar a autonomia, a responsabilidade, a proatividade, o trabalho em equipe e a independência.
	
Plano de Aula:
Ao prepara esse plano, visei criar um ambiente fácil para o aprendizado, trabalho de equipe, ao mesmo tempo incentivando o raciocínio do aluno sem que ele se sinta pressionado .A ideia é trazer para dentro da sala de aula jogos online conhecidos pelos alunos, atraindo atenção do mesmo . E usar o jogo como porta de entrada para levar aprendizado.
Objetivo:
 Desperta o interesse do aluno para atividades escolares, usando o interesse já existente em jogos virtuais. O jogo virtual usado é pokemon , onde cada jogador tem que pegar pokemon com suas pokebolas,.
Trazendo para a sala de aula, os alunos terão que forma os nomes dos objetos selecionados pelo orientador. Os objetos vão ser agrupados em 3 caixa, cada caixa contendo 5 objetos. O aluno que conseguir forma os nomes dos objetos dentro da caixa ganhar uma estrela assim como no jogo virtual. 
Materiais:
Bolas de isopor coloridas com alfabeto dentro (uma letra para cada isopor). 
· Vela
· Patinho de borracha
· Uva de plástico
· Maça de plástico
· Lápis
· Caneta
· Borracha
· Balão 
· Luva de plástico
· Bola
· Bala (bombom)
· Lua (feita de isopor)
· Sol (feito de isopor)
· Vaca (feita de isopor)
· Boca (feita de isopor)
· 3 caixas pequenas e transparentes.
· Emblemas em formato de estrelas (serão colocadas no aluno a cada palavra completada
· Dado (para indicar o primeiro a jogar)
· Uma caixa com as letras de todos os nomes dos objetos citados.
· Um quadro para colar os nomes dos objetos.
Desenvolvimento:
Formar equipes de acordo com a quantidade de alunos para que todos possam participar.
Após jogar o dado começa a equipe que tiver menor número.
Aluno escolhe uma pokebola, e ver qual letra tem dentro, depois segue até as caixas e escolher qual objeto tem essa letra no nome. 
 Outro membro da mesma equipe procura a mesma letra da pokebola dentro da caixa de letras e cola no quadro ao lado do objeto que eles escolheram.
Seguindo com jogo passa para a próxima equipe.
O objetivo é fazer que todos trabalhem em equipe e que cada, um possa contribuir para concluir a tarefa, cada nome completado a equipe ganha uma estrela dourada.
Observação;
 O Orientador tem que observar e ajuda os alunos que enfrentar dificuldade para que todos tenham maior aproveito da tarefa.
Avaliação:
Será observado a partir da participação.

Continue navegando