Buscar

RESUMO - HEMORRAGIAS E SANGRAMENTOS - CUIDADOS

Prévia do material em texto

HEMORRAGIAS E SANGRAMENTOS
1. Hemorragia
É definida como a saída aguda de volume sanguíneo dos compartimentos em que normalmente deveria estar contido (artérias, capilares ou veias), levando à diminuição da oxigenação dos tecidos e podendo ocasionar morte se não for controlada.
2. Hemorragia externa: é a saída do sangue do corpo através de um ferimento na superfície corporal, devido ao rompimento de um vaso sanguíneo – veia ou artéria.
Estanque a hemorragia
· Use uma compressa limpa e seca: de gaze, de pano ou mesmo um lenço limpo.
· Coloque a compressa sobre o ferimento.
· Pressione com firmeza
· Use atadura, uma tira de pano, gravata ou outro recurso que tenha a mão para amarrar a compressa e mantê – la bem firme no lugar.
· Caso não disponha de uma compressa, feche a ferida com o dedo ou comprima com a mão evitando uma hemorragia abundante.
a. Pressão Direta 
· Da mão ou dos dedos da mão sobre o local que sangra.
· Se houver disponível gaze ou um pedaço de pano, pode ser usada entre os dedos e o ferimento. Se o sangue molhar essa gaze, não se deve trocá – La e sim deixar que os coágulos formados por baixo da mesma ajudem a para o sangramento. Deve – se adicionar mais gaze ao ferimento para fazer maior compressão sobre a ferida.
b. Elevação
· Se não há evidência de fratura e existe um sangramento importante na mão, pescoço, braço ou pernas, estes devem ser elevados acima do nível do coração da vítima. Essa posição usa a força da gravidade para reduzir a pressão do sangue na região.
· Se o ferimento for na perna, dobre o joelho; se o ferimento for no antebraço, dobre o cotovelo.
c. Pressão sobre a Artéria Proximal
· Calque fortemente, com o dedo ou com a mão de encontro ao osso, os pontos onde a veia ou a artéria são mais fáceis de serem encontrados.
· A pressão sobre a artéria deve ser mantida por aproximadamente 10 minutos, podendo depois ser retirada, mantendo –se apenas a pressão sobre o ferimento. 
· Artérias braquial e femural.
3. Hemorragia interna: é a saída de sangue dos vasos sanguíneos para algum compartimento corporal, não podendo ser visualizada externamente. Grandes quantidades de sangue podem se acumular em determinadas cavidades e nas partes moles.
· Mantenha o paciente deitado com a cabeça mais baixa que o corpo – exceto se houver suspeita de fratura de crânio ou de derrame cerebral, quando a cabeça deve ser mantida elevada.
· Aplique compressas frias ou saco de gelo no ponto em que a vítima foi atingida, possível local de hemorragia.

Continue navegando