Buscar

PRATICA SIMULADA 5 - 13

Prévia do material em texto

PRÁTICA SIMULADA IV (CÍVEL) - CCJ0150 
Caso Concreto 13
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
DISTRIBUIÇÃO POR URGÊNCIA
João, qualificação completa, por seu advogado que esta subscreve nos autos da ação de despejo em trâmite na 2ª Vara Cível da Comarca de Juiz de Fora, processo... Que lhe move Pedro, qualificação completa, vem respeitosamente á presença de Vossa Excelência, não se conformando com a respeitável decisão de folhas... E com fundamento nos artigos 522 e seguintes do Código de Processo Civil interpor AGRAVO DE INSTRUMENTO C/C PEDIDO LIMINAR, pelas razões anexas;
Requer seja recebido o presente recurso no seu regular efeito devolutivo com a concessão do efeito suspensivo conforme art. 558 CPC.
- SUSPENSIVO: por se tratar de dano de difícil reparação (artigo 558, CPC)
- ATIVO: para o fim de antecipar os efeitos da tutela recursal (artigo 527, III, CPC)
( Se a decisão do juiz for positiva, pedir efeito suspensivo, se for negativa pedir efeito ativo )
Informa nessa oportunidade nome e endereço dos advogados (artigo 524, III, CPC)
Advogado do Agravante (Endereço Completo )
Advogado do Agravado (Endereço Completo)
Requer a juntada da inclusa guia de preparo devidamente recolhida.
Termos em que, pede deferimento
Local, data e ano
ADVOGADO...
OAB...
PEÇA DE RAZÕES:
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
RAZÕES DE AGRAVO DE INSTRUMENTO
Agravante (João)
Agravado (Pedro)
I - DA TEMPESTIVIDADE E DO CABIMENTO
Consoante se depreende dos autos, o recorrente foi intimado da decisão em... E protocolizou o presente recurso aos..., portanto, dentro do prazo de 10 dias previsto em lei.
Trata-se de decisão interlocutória que reveste-se de urgência. Isso porque a questão sobre despejo Pode causar dano de difícil reparação, portanto cabível, no caso, agravo de instrumento conforme artigo 522, Código de Processo Civil.
II - DAS RAZÕES RECURSAIS
Trata-se de de ação movida por Pedro na qual por pedido de tutela antecipada requereu o despejo de João pelo atraso no pagamento das parcelas não pagas do aluguel por ele alugado, a ação de despejo foi desproporcional tendo em vista o Art. 461, §§ 4º e 5º, do CPC, tendo em vista que o credor tem o prazo de 15 dias para purgar a mora.
A respeitável decisão de folhas... (resumo da decisão)
Merece reforma (pedido)
III - DO EFEITO SUSPENSIVO/ATIVO
Tendo em vista o indeferimento deste recurso o agravado não terá aonde morar, tendo em vista o seu direito de purgar a mora no prazo de 15 dias.
Portanto, tendo em vista o receio de dano de difícil ou incerta reparação, requer seja concedido o efeito ativo para o caso concreto (558, CPC).
IV - DO PEDIDO
Isso posto requer:
A) tendo em vista o preenchimento dos requisitos de admissibilidade, seja conhecido o recurso;
B) seja recebido o presente agravo no seu regular efeito devolutivo com a concessão do efeito suspensivo;
C) o CONHECIMENTO e DEFERIMENTO, da TUTELA ANTECIPADA RECUSAL (art. 527, III do CPC), para autorizar a suspensão da decisão e no final reformada decisão do juízo a quo.
D) a intimação do agravado para, em querendo, apresentar contrarrazões no prazo de 10 dias;
E) informa que no prazo de três dias comunicará ao juiz da causa acerca da interposição do recurso conforme artigo 526 do Código de Processo Civil;
F) a juntada das peças que instruem o agravo (artigo 525, CPC). Informa que as peças são declaradas autênticas pelo advogado sob sua responsabilidade pessoal
i) decisão agravada
ii) certidão de intimação
iii) petição inicial
Termos em que, pede deferimento
Local e data
ADVOGADO
OAB
PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. EMPREGADOS DE EMPRESA PÚBLICA DE SANEAMENTO DO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DE RONDÔNIA. TRANSPOSIÇÃO PARA QUADRO EM EXTINÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL. ANTECIPAÇÃO DE TUTELA. SENTENÇA PROCEDENTE. RECEBIMENTO DE APELAÇÃO NO EFEITO DEVOLUTIVO E SUSPENSIVO. ART. 2º-B DA LEI N. 9.494/1997. 1. Cuida-se de decisão proferida na regência do CPC de 1973, sob o qual também foi manifestado o recurso, e conforme o princípio do isolamento dos atos processuais e o da irretroatividade da lei, as decisões já proferidas não são alcançadas pela lei nova, de sorte que não se lhe aplicam as regras do CPC atual, inclusive as concernentes à fixação dos honorários advocatícios, que se regem pela lei anterior. 2. Nos termos do art. 520 do CPC, o recurso de apelação produz, em princípio, ambos os efeitos, o devolutivo e o suspensivo, e, excepcionalmente, apenas o efeito devolutivo, nas hipóteses previstas nos incisos I a VII do citado artigo. 3. No caso, houve sentença condenando a agravante, "a promover o enquadramento (transposição) nos quadros da União Federal, dos empregados públicos ativos nas empresas públicas e da sociedade de economia mista CAERD, admitidos até 15/03/1987, desde que atendam também as demais condições constitucionais, legais e regulamentares vigentes, a cargo de análise pela administração,garantindo-lhes todos os direitos e vantagens funcionais decorrentes de tal enquadramento, tomando-se de empréstimo o Capítulo III da Lei 12.800/2013, até que normativo específico venha a lume;" (fls. 26/27 do AI). 4. Estando a questão de mérito ainda pendente de definição, porque a apelação não foi apreciada pelo Tribunal, deve-se suspender os efeitos da antecipação de tutela, concedida na sentença, especialmente porque, cuidando-se de transposição de cargos de extinto Território ou e seus municípios para quadro em extinção, da União, os interessados não estão desprovidos dos meios de subsistência, tanto que ou estão ainda em atividade, percebendo os respectivos vencimentos, ou já estão aposentados, com a percepção dos proventos. 5. Registre-se, por fim, que podem haver inúmeras controvérsias no cumprimento de uma sentença ainda não transitada em julgado, invertendo a prioridade das discussões, que antes de tudo deve ser a de se definir o direito à transposição. 6. Prevê o art. 2º-B da Lei nº 9.494/1997: "A sentença que tenha por objeto a liberação de recurso, inclusão em folha de pagamento, reclassificação, equiparação, concessão de aumento ou extensão de vantagens a servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, inclusive de suas autarquias e fundações, somente poderá ser executada após seu trânsito emjulgado". 7. Por tais razões, e, ainda, por a hipótese se amoldar ao que disposto no art. 2º-B da Lei nº 9.494/1997, deve o recurso de apelação ser recebido nos seus efeitos suspensivo e devolutivo. 8. Agravo de instrumento provido.
(TRF-1 - AI: 00054976820164010000 0005497-68.2016.4.01.0000, Relator: DESEMBARGADOR FEDERAL JAMIL ROSA DE JESUS OLIVEIRA, Data de Julgamento: 08/11/2017, PRIMEIRA TURMA, Data de Publicação: 23/11/2017 e-DJF1)

Continue navegando