Buscar

Cópia de Casos Concreto civil entregar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio Seama
Renata Lobato Bezerra
Matricula: 201909100404
Turma: 306
Caso Concreto 1
 Descrição Com base no roteiro de estudos desta aula e dos estudos realizados, solucione a questão abaixo:
(Cespe - Defensor Público - T0/2013)Acerca Do Direito Civil, assinale a opção correta.
a. O princípio da eticidade, paradigma do atual direito civil constitucional, funda-se no valor da pessoa humana como fonte de todos os demais valores, tendo por base a equidade, boa-fé, justa causa e demais critérios éticos, o que possibilita, por exemplo, a relativização do princípio do pacta sunt servanda, quando o contrato estabelecer vantagens exageradas para um contratante em detrimento do outro. 
b. Cláusulas gerais, princípios e conceitos jurídicos indeterminados são expressões que designam o'mesmo instituto jurídico.
 c. Operacionalidade Direito civil está relacionada à solução de problemas abstratamente previstos, independentemente de sua expressão concreta e simplificada. 
d. Na elaboração do Código Civil de 2002, o legislador adotou os paradigmas da socialidade, eticidade e operacionalidade, repudiando a adoção de cláusulas gerais, princípios e conceitos jurídicos indeterminados. e. No Código Civil de 2002, o princípio da socialidade reflete a prevalência dos valores coletivos sobre os individuais, razão pela qual o direito de propriedade individual, de matriz liberal, deve ceder lugar ao direito de propriedade coletiva, tal como preconizado no socialismo real.
Letra A. Correta.
Princípio da eticidade - é aquele que impõe justiça e boa-fé nas relações civis ("pacta sunt servanda"). No contrato tem que agir de boa-fé em todas as suas fases. Corolário desse princípio é o princípio da boa-fé objetiva.
Caso Concreto 2 
Petrônio, desde novo, possuía um comportamento que fugia dos padrões tradicionais da sociedade esperados para um menino, pois ele gostava de brincar de bonecas e às vezes vestia as roupas de suas tias. Logo na adolescência percebeu que não se sentia confortável com o gênero masculino. Ao fazer 18 anos, se tornou plenamente capaz com a aquisição da maioridade e, adotou o nome social Priscilla. No entanto, tal situação lhe causava constrangimentos ao apresentar seus documentos de identificação. Desta forma, decidiu que o melhor a ser feito seria alterar o seu gênero e seu nome no Registro Civil. Para isso Priscilla deverá;
 a) se submeter a cirurgia de transgenitalização e somente após pleitear em juízo a alteração do seu registro de nascimento 
b) procurar assistência jurídica e ir ao Poder Judiciária pleitear a alteração de seu gênero para posteriormente requerer a retificação. 
c) Dirigir-se diretamente ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e solicitar, administrativamente, as alterações, independentemente de cirurgia de transgenitalização e requerimento ao judiciário; 
d) propor ação judicial para requerer o reconhecimento do gênero e alteração do nome, bem como alteração do registro civil
Gabarito C
Caso Concreto 3 
No contexto do mencionado artigo, marque a opção CORRETA.
a. A indeterminação do sujeito na oração do art. 12 do Código Civil tem por intuito não confundir o sujeito do direito da personalidade com o objeto do direito protegido, mas, objetivamente, o que se protege são somente direitos da personalidade avaliáveis economicamente.
 
b. Quando o mencionado artigo dispõe sobre a cessação de ameaça ou lesão a direitos da personalidade, está a referir-se a direitos da personalidade objetivados no Código Civil, possibilitando a reparação material da lesão. 
c. O Código Civil não especifica de modo taxativo os direitos da personalidade. Não havendo tipificação, tem-se que o art. 12 do Código Civil elege praticamente uma cláusula genérica de proteção dos direitos da personalidade, que será integrada com os dispositivos constitucionais de proteção à honra, à imagem, ao direito à privacidade, ao nome, à integridade e à dignidade da pessoa humana, sem prejuízo da aplicação de leis especiais. 
d. Sendo considerados os direitos da personalidade direitos subjetivos, que decorrem de previsão legal, somente serão considerados como objeto de ameaça ou de lesão direito direitos tipificados em lei.
Caso Concreto 4 
05. (MPE/MG- Promotor de Justiça- MG/2008) Assinale a alternativa INCORRETA
a) O termo personalidade corresponde a` aptidão da pessoa natural adquirir direitos e contrair obrigações.
 b) O nascituro não tem capacidade para exercer direitos, embora a lei lhe outorgue expectativa de direitos. 
c) Personalidade é´ atributo da dignidade do homem, motivo pelo qual a pessoa jurídica não tem personalidade. 
d) A concepção determina o início da existência do ser humano, mas não a sua personalidade. 
e) A lei brasileira não consagra a morte civil; portanto, só´ a morte física extingue a personalidade. 
Caso concreto 5
Ano:2017. CESPE. MPE-RR Com o advento do Estatuto da Pessoa com Deficiência, realizaram-se, no texto do Código Civil, alterações relativas à capacidade civil que revolucionaram a teoria das incapacidades.
Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
a. Deixou de ser hipótese de nulidade casamento contraído por enfermo mental que não possua o necessário discernimento para os atos da vida civil. 
b. O referido estatuto ab-rogou determinados artigos do Código Civil. 
c. No que se refere à capacidade, no Código Civil, passou-se a valorizar a dignidade-vulnerabilidade para atender disposições internacionais relacionadas ao tema. 
d. Mesmo diante de incapacidade absoluta, a curatela abrange somente atos relacionados a direitos de natureza patrimonial.

Outros materiais