Buscar

Textos manutenção preditiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Texto 1
A manutenção preditiva também é conhecida como manutenção sob condição ou manutenção com base no estado do equipamento. É baseada na tentativa de definir o estado futuro de um equipamento ou sistema, por meio dos dados coletados ao longo do tempo por uma instrumentação específica, verificando e analisando a tendência de variáveis do equipamento. Esses dados coletados, por meio de medições em campo como temperatura, vibração, análise físico-química de óleos, ultra-som e termografia, permitem um diagnóstico preciso. Esse tipo de manutenção caracteriza-se pela previsibilidade da deterioração do equipamento, prevenindo falhas por meio do monitoramento dos parâmetros principais, com o equipamento em funcionamento. 
Texto 2
Manutenção preditiva é um método aplicado na área de manutenção com a finalidade de indicar as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação.
Visto então que a proposta da manutenção preditiva é fazer o monitoramento regular das condições mecânicas, eletrônicas, pneumáticas, hidráulicas e elétricas dos equipamentos e instalações e, ainda, monitorar o rendimento operacional de máquinas, equipamentos e instalações quanto a seus processos.
Como resultado desse monitoramento, observa-se um aumento dos intervalos dos reparos por quebras (manutenção corretiva) e das manutenções planejadas com base no tempo (manutenção preventiva), bem como um aumento de rendimento no processo produtivo, uma vez que equipamentos e instalações estarão disponíveis por um tempo maior para a operação.
>> Tipos e Estratégias de Manutenção de Acordo com a NBR-5462.
Portanto trata-se de uma modalidade de manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.
Principais Objetivos da Manutenção Preditiva:
1. Determinar antecipadamente a necessidade de serviços de manutenção numa peça ou componente específico de uma máquina ou equipamento;
2. Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;
3. Aumentar o tempo de disponibilidade das máquinas e equipamentos;
4. Reduzir as intervenções de corretiva;
5. Impedir o aumento dos danos;
6. Aproveitar a vida útil total dos componentes e de um equipamento;
7. Aumentar o grau de confiabilidade das máquinas e equipamentos.
Com base nos objetivos descritos acima podemos deduzir que eles estão direcionados a trazer como resultado uma redução de custos de manutenção e aumento da produtividade.
Para ser realizada a manutenção preditiva é necessária a utilização de aparelhos adequados, capazes de registrar vários fenômenos, tais como:
1. Alteração no nível de vibração de equipamentos rotativos;
2. Alteração nos níveis de temperatura de equipamentos elétricos e mecânicos;
3. Contaminação de Óleos Lubrificante e Hidráulicos;
4. Alteração no estado de superfícies;
5. Alteração nos níveis de pressão.
A Manutenção Preditiva tem como objetivo principal predizer e encontrar defeitos em estágio inicial, quando ainda são falhas potenciais, com a finalidade de sana-los antes que esse defeito se agrave e transforme em falha funcional. 
Para saber mais sobre Falhas Potenciais e Falhas Funcionais, assista o vídeo abaixo. O vídeo fala sobre a Curva PF, um tema que é imprescindível para que se possa compreender melhor os termos por trás da Manutenção Preditiva:
Texto 3
A manutenção preditiva é composta principalmente pelas atividades de manutenção preventiva, visando acompanhar o funcionamento de máquinas através do método de monitoramento, sendo por medições ou controle estatístico, objetivando prever a proximidade de ocorrência da falha. 
Nesse sentido, observa-se que a mesma é caracterizada como intervenções periódicas nos maquinários de empresas, com base nos próprios indicadores (níveis de desgaste de componentes, vibração, termografia), que são determinantes para determinar a vida útil e o estado destes equipamentos.
1º.  Redução do custo da parada – a parada preditiva substitui apenas as peças que estão no fim da vida útil – sem precisar trocar peças que estão boas – reduzindo o custo total da parada. Uma parada não programada pode gerar danos a peças que não seriam substituídas em uma preditiva;
2º.  Tempo de parada programado – a segunda vantagem é poder mensurar exatamente quanto tempo a produção ficará parada, já que a tecnologia aplicada mostra todos os itens de substituição ou manutenção, sendo possível utilizar os KPIs definidos. Na parada corretiva, por exemplo, pode ocorrer danos em que não estavam sendo considerados para substituição, tornando o tempo de parada maior e sem um planejamento adequado;
3º.  Garantia da disponibilidade física da máquina – uma das vantagens da parada preditiva é a de contar com a previsibilidade da troca de peças, aumentando a disponibilidade física do equipamento (DF), evitando paradas fora dos intervalos de manutenção, o que reduz significativamente a DF;
4º.  Maior vida útil do equipamento – atuar preventivamente permite ter uma previsibilidade de vida útil do equipamento, evitando a substituição antes da vida útil normal dele. Sem a manutenção preditiva a máquina entra em regime de colapso – sendo a única solução a substituição do equipamento -, dessa forma a prevenção garante que o equipamento opere bem com o KPIs adequados;
5º.  Manutenção da capacidade produtiva do equipamento – Com as paradas preditivas é possível ter a garantia de que a máquina vai operar dentro da capacidade projetada para o uso. Sem a parada preditiva, com ocorrências de manutenções não programadas, o equipamento pode ter redução da capacidade produtiva, limitando a produtividade do equipamento ao longo do tempo.

Continue navegando