A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
82 pág.
Madeira

Pré-visualização | Página 1 de 11

Aula 1
		1.
		Sobre a estrutura interna das madeiras, assinale a opção falsa:
	
	
	
	O alburno é denominado de trecho "vivo" da árvore e apresenta coloração mais clara que o cerne e maior permeabilidade e higroscopicidade, podendo absorver melhor os preservativos aplicados;
	
	
	O cerne é a parte da madeira que está inativa, sendo por isso, mais resistente quanto ao ataque de fungos e outros organismos;
	
	
	A medula é a parte da seção transversal de um tronco de madeira que, por ser inicial, sustenta toda a estrutura da árvore;
	
	
	O líber funciona como um transporte da seiva e produz células da casca;
	
	
	Os raios medulares são células longas e achatadas que transportam a seiva entre a medula e a casca, ligando-se ao líber.
	
Explicação:
a medula não é responsavel pela sustentação  da árvore
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As florestas plantadas são aquelas intencionalmente produzidas pelo homem, sendo na grande maioria florestas equiânias (com árvores da mesma idade), e formadas por uma única espécie (monoculturas), embora haja exceções. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. As espécies do gênero Pinus e Eucalyptus, plantadas no Brasil são exóticas e são atualmente plantadas em várias regiões do país para a produção de madeira. 2. Na sua maioria as florestas plantadas objetivam a produção de produtos madeireiros, embora existam florestas plantadas com fins de recuperação de áreas degradadas e de lazer. 3. As florestas são plantadas em grande escala por empresas que irão utilizar os produtos gerados. 4. Solos e clima favoráveis, produtividade, disponibilidade de terras ociosas e de mão de obra, além do conhecimento científico e tecnológico, são condições para o sucesso das plantações florestais no País. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
	
Explicação:
As florestas plantadas são uma fonte renovável de madeira e são eficientes em termos energéticos e ecológicas
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Com base nas afirmações a seguir, assinale a opção correta:
I - As madeiras mais utilizadas na construção civil podem ser classificadas entre Madeiras Duras (hardwoods) e Madeiras Macias (softwoods);
II - A madeira falquejada é beneficiada por processos industriais, nos quais as suas faces são aparadas;
III - A madeira laminada e colada é muito utilizada em estruturas e arquiteturas complexas pela sua beleza, flexibilidade nas dimensões e resistência.
	
	
	
	Todas as afirmativas são corretas.
	
	
	Somente a III está correta;
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas;
	
	
	Somente a I está correta;
	
	
	Somente a afirmativa II é falsa;
	
Explicação:
A madeira falquejada apresenta as faces laterais aparadas a golpes de machado, sendo utilizada em estacas, cortinas cravadas, pontes, etc.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Com base nas afirmações a seguir, assinale a opção correta:
I - As madeiras mais utilizadas na construção civil podem ser classificadas entre hardwoods e softwoods;
II - A madeira falquejada é beneficiada por processos industriais, nos quais as suas faces são aparadas;
III - A madeira laminada e colada é muito utilizada em estruturas e arquiteturas complexas pela sua beleza, flexibilidade nas dimensões e resistência.
	
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas;
	
	
	Somente a primeira está correta;
	
	
	Somente a afirmativa II é falsa;
	
	
	Todas as afirmativas são corretas.
	
	
	Somente a terceira está correta;
	
Explicação:
Madeira falquejada: Obtida dos troncos com corte por machado: estacas, cortinas cravadas, pontes.
O processo é simples, mas as partes laterais são perdidas
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A madeira utilizadas na construção civil cresce com adição de camadas externas à casca, conforme as temporadas vão passando. Marque a alternativa que corresponde a esse tipo de madeira.
	
	
	
	Neutro.
	
	
	Endogênico.
	
	
	de sustentação.
	
	
	Exogênico.
	
	
	Estrutural.
	
Explicação:
Aquilo que é de origem externa. Levando em consideração o crescimento de camadas externas a casca.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre a estrutura interna das madeiras, assinale a opção FALSA:
	
	
	
	Os raios medulares são células longas e achatadas que transportam a seiva entre a medula e a casca, ligando-se ao líber.
	
	
	O cerne é a parte da madeira que está inativa, sendo por isso, mais resistente quanto ao ataque de fungos e outros organismos.
	
	
	O alburno é denominado de trecho ¿vivo¿ da árvore e apresenta coloração mais clara que o cerne e maior permeabilidade e higroscopicidade, podendo absorver melhor os preservativos aplicados.
	
	
	A medula é a parte da seção transversal de um tronco de madeira que, por ser inicial, sustenta toda a estrutura da árvore.
	
	
	O líber funciona como um transporte da seiva e produz células da casca.
	
Explicação:
Medula é um tecido central, mole e primitivo é a parte da seção transversal de um tronco de madeira que, por ser inicial, sustenta toda a estrutura da árvore.
Cerne é a região da seção transversal preferida para as madeiras de construção por ser considerada mais dura e mais durável 
Alburno ou Branco é o trecho "vivo" da árvore e conduz a seiva da raiz para as folhas.
O Câmbio ou Líber localiza-se entre a casca e o albumo e também produz células da casca.
Os raios medulares originam-se do centro do tronco (medula) até sua parte mais externa (casca) e são células longas e achatadas que transportam a ceiva.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		As madeiras industrializadas são madeiras transformadas por processos industriais, e tem como objetivo de controle de heterogeneidade, anisotropia e dimensões. São exemplos de madeiras industrializadas:
	
	
	
	Madeira falquejada, madeira serrada e madeira compensada
	
	
	Madeira bruta e roliça, madeira falquejada e madeira serrada.
	
	
	Madeira compensada, madeira laminada e colada e madeira serrada
	
	
	Madeira compensada, madeira laminada e colada e madeira recompensada
	
	
	Madeira bruta e roliça, madeira compensada e madeira recompensada
	
Explicação:
As madeiras industrializadas são madeiras transformadas por processos industriais, e tem como objetivo de controle de heterogeneidade, anisotropia e dimensões. Exemplo: 
Madeira compensada: é a mais antiga, consistindo de uma colagem de finas camadas, com as direções ortogonais entre si.
Madeira laminada e colada: bastante utilizada para fins estruturais por sua capacidade resistente e seu apelo arquitetônico. Consiste em uma madeira selecionada e cortada em lâminas com espessuras variando entre 15 e 50mm e são coladas sob pressão.
Madeira recompensada: Tem por composição resíduos de madeira em flocos, lamelas ou mesmo partículas, fornecidos em lâminas muito finas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Marque a alternativa que corresponde ao tipo de madeira que apresenta muita versatilidade estrutural por suas variadas formas e por sua beleza, produzindo ambientes agradáveis, aconchegantes, funcionais e estruturalmente belos?
	
	
	
	Madeira bruta.
	
	
	Madeira compensada.
	
	
	Madeira laminada e colada.
	
	
	Madeira recomposta.
	
	
	Madeira roliça.
	
Explicação:
A madeira laminada e colada, também conhecida pela sigla MLC, é um tipo de produto estrutural de madeira que compreende várias camadas de madeira de lei dimensionada colada com adesivos estruturais duráveis e resistentes à umidade.
Aula 2
	
 
		
	
		1.
		Assinale a opção correta:
	
	
	
	A madeira necessita de muita energia para crescer e por isso o seu uso é cada vez mais restrito em preferência de outros materiais como o plástico.
	
	
	Anisotropia significa que a madeira apresenta diferentes propriedades consoantes à direção em que se consideram tais propriedades.