Buscar

Espinosa - Roger Scruton - Resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Espinosa - Roger Scruton - Resumo
VIDA E OBRA
	Baruch de Espinosa nasceu viveu e morreu na Holanda. Sua filosofia era tentava matematizar e explicar por axiomas irrefutáveis. 
ÉTICA
	Algumas das perguntas exploradas serão: 1- Por que as cosias existem? 2 - Como se compõe o mundo? 3- O que somos nós no esquema das coisas? 4 - Somos livres? 5- Como devemos viver? Sua forma de filosofia ia contra o empirismo lockeano.
DEUS
	Para começar a compreensão de Deus, Espinosa faz definições completas e complexas. O primeiro é a questão da finitude. Para compreender podemos pensar num elefante, que não é menor ou maior se for apenas imaginado.
	Para definir substância no contexto de Espinosa, devemos pensar em algo que não é concebida por alguma causa, mas apenas por si mesma. Coisas como cadeiras, por exemplo, se quebradas deixa de ser cadeira. Substancias assim são affectiones.
	Atributo seria algo que tivesse uma definição absoluta. Um contra exemplo desse tipo de definição é quando um físico ou um músico analisam uma composição. Para o físico é um emaranhado de frequências diferentes, e isso é verdade, mas também é verdade a interpretação emocional que um musico tem desse mesmo arranjo.
	Para começar a compreender Deus, Espinosa o tem como substância em que todas as outras coisas estão nele. Pois sendo ele o “primeiro motor” tudo deve estar nele para que também possa existir. Espinosa é considerado um herético justamente por afirmar que Deus sendo tudo, é também a natureza Deus.
Atributos de Deus
	É impossível reduzir o mental ao físico. Para Espinosa o ser humano é mente e corpo ao mesmo tempo, não por eles serem a mesma coisa mas porque um só pode existir devido ao outro.
Conhecimento e Erro
	Para Espinosa existem três gêneros de sentimento: imaginação, ciência racional e intuição. No limite da verdade o conhecimento se iguala a mente de Deus, este que é o conhecimento absoluto que independe de interpretações, como na situação físico versus músico.
A Natureza Humana
	Individualidade é um elemento que apenas algumas coisas na natureza tem, uma pedra não tem porque, se eu a quebro ela continua pedra. Um gato é pois quando morre vira apenas um pedaço de carne podre. Quanto mais ele tem essa individualidade (conatus) mais próximo de Deus.
Ação e Paixão
	Espinosa quer obter as emoções de uma forma a priori, como toda sua filosofia. Afinal, amor por exemplo é uma relação que só existe com racionalidade. O que é bom aumenta nossa potência e nos faz ser útil.
O Homem livre
	Todos amor que não é baseado em razão, acaba virando raiva e loucura. Por consequência ignorância é a própria punição, até porque ela te distancia de Deus. O homem ignorante sofre por toda a insegurança de sua ignorância, mas então ele tem algum conhecimento mínimo da segurança, talvez algo instintivo devido ao conatus de todo ser consciente.
	Para concluir, Scruton diz que o legado de Espinosa está em retroceder na visão de mundo, levando ao um pré-cientificismo que ajuda a perceber que a realidade é mais que materialismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando