Buscar

Fundamentos Filosóficos do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Lorrayne Gonçalves Ferreira Santos (2489693)
	
	Disciplina:
	Fundamentos Filosóficos do Direito (16784)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:515349) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17754933
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Por volta do ano 1500 a.C., ao longo das costas do Mediterrâneo, concentraram-se em pequenas e distintas "nações" um povo que possuía uma identidade comum e se autodenominava "grego". Pelo desenvolvimento de sua língua e cultura de forma genial, elaboraram uma sofisticação acerca de pensar e explicar o mundo circundante através da arte, da literatura e da filosofia. Este fenômeno é comumente chamado de "milagre grego". Acerca do "milagre grego", assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A clara consciência do "espírito grego", que se traduzia como distinção em relação aos demais povos, e a realização da democracia no século anterior, oferecia maior capacidade de superação aos entraves políticos, sociais e econômicos dos séculos V e IV a.C.
	 b)
	Os filósofos instituíram na sociedade grega, em especial em Atenas, uma visão sistêmica, atribuindo à mitologia a justificativa necessária para resgatar a identidade grega e ateniense após a derrota na Guerra do Peloponeso (431-401 a.C.), o que foi essencial para a retomada da polis grega no sentido em que é conhecida hoje.
	 c)
	Naquele momento histórico não é rompida a estabilidade da ordem social graças à manutenção do antigo paradigma cosmológico no qual ao homem cabia apenas aceitar o destino de nascer, viver e morrer sob a ordem do inevitável e imutável, desaparecendo o sentido de vivência como mágico círculo natural de ordem fora do qual apenas existia o caos.
	 d)
	Com a vitória de Atenas na Guerra do Peloponeso (431-401 a.C.), permite que ocorra uma necessidade de reflexão política interna, o que se tornou fator decisivo para a rápida e surpreendente superação da profunda crise que aquela sociedade havia mergulhado.
	2.
	Um dos conceitos basilares do Direito Moderno é o chamado "pensamento exegético" elaborado na França napoleônica do século XIX, que acabou por "sacralizar" o Direito Estatal. A crença do sentido único da letra da lei e necessidade de total submissão do jurista aos Códigos. Tal concepção é fundada no princípio da "onipotência do legislador", que vem sendo absorvido e reproduzido pelo Direito desde então. Acerca desse princípio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A interpretação e aplicação da lei com base na intenção do legislador, que compreende o texto da lei como expressão da mens legislatoris.
	 b)
	Pressuposição dos códigos como instrumento incapaz de garantir a certeza das relações sociais e a consequente manutenção da segurança jurídica.
	 c)
	A pressuposição da vontade do povo sendo escrita em códigos.
	 d)
	O pensamento hermenêutico compreendido somente à luz do direito escrito.
	3.
	A concepção de paradigma é um modelo referencial, um conjunto de conhecimentos que já está estabelecido na comunidade científica, tem-se com o surgimento de novos fenômenos, alguns paradigmas que não conseguem explicar ou responder aos questionamentos que tais fenômenos produzem, o que leva ao surgimento de uma anomalia e, consequentemente, à emergência de uma "crise" científica. Diante da aparição de uma crise, existem três possibilidades de soluções. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os novos paradigmas possuem força coercitiva de aceitação, visto que já se apresentam como uma novidade ou uma solução ao velho paradigma e, dessa forma, não há que se falar em 'crises' científicas.
	 b)
	A ciência normal busca nos modelos referenciais refutar o novo, busca com a comunidade científica uma forma de manter o modelo atual ou busca reforçar o paradigma vigente.
	 c)
	Os novos paradigmas são absorvidos pela sociedade, são repelidos ou se amoldam ao paradigma anterior formando um conceito híbrido.
	 d)
	A ciência normal conseguiria solucionar a anomalia; o problema seria rotulado e encaminhado às gerações futuras, para que estas, com uma melhor aparelhagem, pudessem resolvê-lo; ou tal anomalia levaria ao surgimento de um novo paradigma, o qual não anularia necessariamente o anterior.
	4.
	O conceito de Direito dominante na sociedade contemporânea foi elaborado em um certo momento histórico em que forças sociais, políticas e culturais somam-se, definindo uma nova etapa civilizatória. Tal etapa histórica é definida como:
	 a)
	Pós-modernidade.
	 b)
	Helenismo.
	 c)
	Iluminismo.
	 d)
	Modernidade.
	5.
	Para Chauí (2000, p. 13), "o conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de ideias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente". Com relação à filosofia e ao conhecimento filosófico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Etimologicamente, é uma palavra grega composta pela união de dois termos: filos (o que ama, o que gosta) e sofia (saber, sabedoria), portanto Filosofia significa amor pela sabedoria.
(    ) O filósofo busca refletir sobre o contexto que o circunda, contudo não é questionador e inquieto, pois compreende que certas coisas são naturalmente postas, "são como são".
(    ) Pitágoras é conhecido como o filósofo fundador da teoria na qual os números e as relações matemáticas são a essência de todas as coisas. A ele também se atribuiu a invenção da palavra "filosofia". 
(    ) O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual, sistemático, metódico e rigoroso, mas não se caracteriza como crítico, sendo similar ao ato de pensar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	A Filosofia é resultado da tradição grega, conhecida também como "Milagre Grego". Com relação aos fatores que contribuíram para a criação, a consolidação e a expansão da Filosofia grega, segundo os historiadores do helenismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A invenção da matemática, do processo de codificação e da democracia na pólis.
	 b)
	A invenção da bússola, da moeda e do relógio.
	 c)
	O descobrimento da Oceania através das viagens marítimas.
	 d)
	A criação da política e a invenção do calendário, da moeda e do alfabeto.
	7.
	Para Reale (2002, p. 285), "filosofia do direito é o estudo crítico-sistemático das propostas lógicas, axiológicas e históricas da experiência jurídica". Acerca da Filosofia do Direito e suas finalidades, analise as sentenças a seguir:
I- Caracteriza-se pelo estudo sistemático de preceitos estabelecidos pela Ciência do Direito visando definir conceitos e proposições operacionais a práxis jurídica.
II- Concepção que observa a experiência jurídica como um dado ou um objeto externo, pela qual visa buscar soluções jurídicas ao caso concreto. 
III- Visa auxiliar o juiz no processo decisório através da crítica conceitual institucional, valorativa, política e procedimental. 
IV- É um saber crítico acerca das construções jurídicas erigidas pela Ciência do Direito e pela própria práxis do Direito, no entendimento que o Direito não se limita à experiência jurídica. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REALE, Miguel. Filosofia do direito. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	O modelo de racionalidade que foi sendo construído desde o Renascimento, chega ao auge no século XIX, quando adquire o status de modelo global de racionalidade científica, alastrando-se para os diversos camposdo conhecimento. Tal modelo é representado melhor pelo positivismo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A característica essencial ao positivismo, tal qual o concebeu Comte, é a devoção a um Deus único, vista como único guia da vida individual e social, única moral e única religião possível. 
(    ) A palavra positivismo foi empregada pela primeira vez pelo filósofo francês Claude Saint-Simon (1760-1825) para designar o método exato das ciências e a possibilidade de sua extensão à filosofia. 
(    ) O positivismo se caracteriza pela crença que somente é válido e confiável o conhecimento acerca dos fatos observados e estudados através do método próprio das ciências experimentais (observação, quantificação e experimentação), pressupõe que o espírito e os métodos científicos experimentais devem se estender-se a todos os domínios da vida intelectual, política e moral.
(    ) A obra fundamental de Comte é o livro "Curso de Filosofia Positiva", escrito entre 1830 e 1842, a partir de 60 aulas dadas publicamente pelo filósofo, a partir de 1826. É na primeira delas que Comte formulou a "lei dos três estados" da evolução humana, que contempla o estado teológico, baseado na descrença em um Deus todo-poderoso, mas também em conhecimentos sem fundamentação científica. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	O Direito vai muito além de um sistema jurídico, envolve vivências, experiências e relações em diferentes âmbitos e arenas sociais e de poder. A Filosofia do Direito objetiva justamente a problematização acerca desses aspectos, correlacionando-os com a práxis e a eficácia dos institutos jurídicos. Acerca da Filosofia do Direito, analise as sentenças a seguir:
I- A filosofia do Direito problematiza os fundamentos, as causas e as finalidades do Direito.
II-  A filosofia do Direito caracteriza-se por uma constante inquietação, exige uma função reflexiva e crítica do jurista, a fim de problematizar a essência e a finalidade do agir jurídico.
III- Ciência do Direito e Filosofia do Direito são termos similares, que visam ao estudo dos preceitos já constituídos, com a finalidade de definir conceitos e proposições operacionais para práxis do Direito.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	De modo geral, o saber filosófico se estende por campos que colocam questões e problemáticas que as ciências da natureza, tais como matemática, física, biologia e química não conseguem responder, pois dizem respeito ao permanente "problema das escolhas". Entretanto, pode-se afirmar que o cotidiano pode ser explicado e compreendido por outros "saberes". Sobre esses saberes, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O senso comum, a religião e a ciência.
	 b)
	As regras jurídicas e normas de convivência social.
	 c)
	A moral e os bons costumes.
	 d)
	As práticas sociais aliadas a um conjunto de regras jurídicas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando