Buscar

Ava arquitetura e urbanismo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Vantchele Teixeira Cabreira De Freitas Gomes
R.A: 205296913095
Disciplina: Arquitetura e Urbanismo II
Atividade Discursiva
* Com base no relato apresentado e em seu conhecimento a respeito Roberto Burle Marx, redija um texto dissertativo, contemplando os seguintes aspectos:
1. a. A maior contribuição de Burle Marx para o paisagismo brasileiro.
2. b. Necessidade do uso de espécies compatíveis com o clima da região onde será implantado o jardim.
3. c. Faça uma análise do paisagismo moderno brasileiro. 
Texto
	Roberto Burle Max foi um grande artista paisagístico, isso porque alem dele ter trabalhado com diversos interesses anteriores como: designer de jóias, artista plástico, pintor, escultor, ceramista, tapeceiro, ele também teve uma formação ampla e encarava o paisagismo de modo diferente. Ele acreditava que as plantas eram coadjuvantes no paisagismo, que o espaço tinha que ser pensado para valorizar a luz , os sons e principalmente como uma obra de arte. Seus jardins vistos de cima se assemelham com pinturas ou até mesmo tapeçarias. A maior contribuição para o paisagismo brasileiro foi o conceito de arte e arquitetura moderna que ele empregava em seus projetos.
	Outra característica de Burle Max era o uso de plantas nativas da Mata Atlântica. A ampliação do uso dessas plantas nativas nos jardins do Brasil vai muito além da questão estética, pois também é uma questão de sustentabilidade ambiental, especialmente em tempos de desmatamento e crise hídrica. O uso de plantas nativas de acordo com a região objetivava ambientar o espaço com características locais permitindo que as pessoas resgatassem a memória e identidade do espaço através do paisagismo. Observando suas obras, entende-se que Burle Max deixou também como legado sua paixão pela flora brasileira. Ele por longos anos se dedicou a horticultura adquirindo diversas novas espécies de plantas por onde passava com suas expedições. 
	Esse incrível paisagista é uma referencia por ser pioneiro no paisagismo do Brasil e um dos principais projetistas quando o assunto é paisagismo moderno. Como no paisagismo moderno suas obras procuraram uma nova visão de projeto, que enfatizasse a criação de um lugar como expressão das especificidades brasileiras. Ao longo de sua vida ele assinou mais de 3 mil projetos em mais de 20 países. Burle Max é responsável por levar ao mundo a importância de arquitetos paisagistas que criam uma ligação entre a paisagem e a arte. 
	Alguns exemplos de seu paisagismo moderno:
 (
Figura 
1
-
Roberto Burle Marx: Parque Ecológico do Recife
) (
Figura 
2
-
Roberto Burle Marx: Residência em Petrópolis
)
 (
Figura 4-
Roberto Burle Marx: Balneário de Lindóia
) (
Figura 
3
-
Roberto Burle Marx: Balneário de Lindóia
)

Continue navegando