Buscar

Perspectivas Profissionais (GTU100)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Luana Valeria Santos de Oliveira (1548060)
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512987) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	17761026
Parte superior do formulário
	1.
	Institutos Federais, Faculdades, Centros Universitários e Universidades, são todas Instituições de Ensino Superior, mas são denominadas distintamente, pois em uma perspectiva acadêmico-administrativa possuem características que as distinguem entre si. O Ministério da Educação e Cultura explicita essas características e elucida comparativamente tais denominações. Sobre estas denominações das IES, analise as afirmativas a seguir:
I- Como instituição pluricurricular, a Universidade pode trabalhar mais áreas do conhecimento, todavia sem ter pesquisa institucionalizada e sem estar definida na LDB. 
II- Um Centro Universitário tem autonomia, por exemplo, para criar de cursos e expedir diplomas, é pluridisciplinar e apresenta requisitos mínimos de titulação acadêmica e carga de trabalho do corpo docente, estando definida na LDB.
III- Sem ter autonomia para conferir diplomas e títulos, a Faculdade precisa fazer isso via uma Universidade, como também não tem a função de oferecer pós-graduações.
IV- Os Institutos Federais podiam ofertar Ensino Médio com ensino técnico, todavia com a mudança da lei, só podem ofertar cursos superiores (de tecnologia e licenciaturas) e pós-graduações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa III está correta.
	 
	 
	2.
	Após o projeto de pesquisa elaborado, a parte de coleta dos dados, prevista no projeto, é executada. Com estes dados em mãos fazemos o seu registro de acordo com as técnicas de análise escolhidas no projeto. E damos sequência na pesquisa, até finalizarmos, o que nos conduz a necessidade de elaborar o relatório da pesquisa, que poderá ser em forma de artigo. Sobre a parte da pesquisa que deve estar presente no relatório ou artigo e que não está no projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Objetivos específicos.
	
	b) Justificativa.
	
	c) Resultados e discussão.
	
	d) Cronograma.
	 
	 
	3.
	No Brasil, existem algumas diferenças entre os tipos de IES, em função da sua organização e atividade que realizam. No Brasil, as instituições de ensino superior são classificadas na Lei 9.394/96. Na referida legislação, pode-se observar que as instituições são organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e de formação, podendo ser públicas ou privadas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Nas faculdades, as atividades de pesquisa estão centradas exclusivamente no setor de Iniciação Científica, responsável por promover a inovação no ensino.
	
	b) Compete aos centros universitários realizarem pesquisas de ponta, resolvendo problemas de natureza humanística e epistemológica.
	
	c) Conforme a legislação em vigor, as faculdades não podem ser consideradas instituições de Ensino Superior, pois não realizam pesquisa.
	
	d) As universidades precisam desenvolver pesquisa e extensão, sendo que esta tarefa usualmente está associada aos programas de mestrado e doutorado.
	 
	 
	4.
	O conceito de pesquisa encontra-se amplamente difundido, porém, muitas vezes, de forma equivocada. Nas escolas, os professores encaminham os alunos até a biblioteca com o intuito de fazer uma pesquisa, mas na maioria das vezes o que os alunos acabam fazendo é um recorte de alguma reportagem chamando-a de pesquisa. Esse conceito distorcido de pesquisa acompanha os estudantes até cursarem o Ensino Superior. A pesquisa tem como objetivo tentar conhecer ou explicar fenômenos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O ponto de partida de uma pesquisa é um problema que irá definir, delinear, analisar algum ponto, algum aspecto da sociedade, algum fenômeno ou acontecimento.
II- Em toda pesquisa científica busca-se a confiabilidade, a veracidade e a fidelidade das fontes, valendo-se de procedimentos formais, sistemáticos e reflexivos.
III- A formulação do problema, a construção de hipótese e a identificação das relações entre as variáveis constituem passos iniciais da pesquisa. 
IV- Caso o cientista considere que há argumentos para que ele venha a se posicionar, essa opinião deve ser expressa livre e subjetivamente, sem a necessidade de verificar as contribuições anteriores sobre a temática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	5.
	As Instituições de Ensino Superior, para cumprir suas funções, oferecem diversos tipos de cursos e graus. Algumas IES possuem restrições quanto aos tipos de cursos que podem oferecer, outras não têm restrições, podendo oferecer todos os tipos de cursos e graus superiores. Pondere sobre o caso de um indivíduo que tenha concluído um curso de bacharelado, e esteja buscando fazer uma especialização, não tendo nenhum interesse em fazer um mestrado ou doutorado posteriormente. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O indivíduo busca um curso de pós-graduação stricto sensu, que atenda a uma carga horária mínima e que tenha os requisitos necessários para lhe conferir, ao concluir, o certificado de especialista.
PORQUE
II- Cursos de especialização são programas abertos a candidatos que já tenham concluído um curso de graduação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 
	 
	6.
	A extensão dentro de uma instituição de ensino universitária pode ser considerada como um conjunto de ações conduzidas por professores e acadêmicos junto à comunidade ao seu redor, disponibilizando ações que dizem respeito ao que desenvolveram tanto no ensino como na pesquisa. Sobre as ações de extensão universitária, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Ao promover a extensão, o centro universitário estimula a conservação ambiental, seja no plano da biodiversidade como na esfera social e econômica.
	
	b) A universidade, enquanto detentora exclusiva de conhecimentos, retém para si seus conhecimentos de modo sigiloso, visando a inovações tecnológicas e instrumentais.
	
	c) A extensão é uma atividade acadêmica articulada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, e envolve um processo educativo, cultural e científico que conecta a universidade e a sociedade.
	
	d) A extensão, como ação fim das instituições de ensino superior, envolve práticas acadêmicas que interligam e preservam os segredos das faculdades, mantendo tradições e bons costumes.
	 
	 
	7.
	Para Lakatos e Marconi (1991), o método científico cumpre algumas etapas na investigação. A hipótese é a explicação provisória que temos para um problema, a coleta de dados são as informações coletadas em torno do problema, a experimentação está associada à realização de experiências e, por fim, a conclusão que irá comprovar ou não a hipótese. Com relação à metodologia ou material e métodos, estes servem como uma espinha dorsal para os pesquisadores entenderem de que forma podem e devem executar a proposta. Sobre a metodologia, o material e os métodos, analise as sentenças a seguir:
I- A escolha da metodologia precisa ser fixa ao longo da carreira do pesquisador que almeje credibilidade. 
II- Os materiais e os métodos permitem definir os encaminhamento conclusivos do artigo.
III- A metodologia está relacionada diretamente com os objetivos da propostade pesquisa.
IV- Os métodos permitem ao pesquisador decidir acerca do alcance da pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	8.
	O processo de submissão de artigo científico não é uma tarefa simples, primeiramente é necessário escrever um artigo relevante, que tenha uma metodologia bem definida, selecionar uma revista que o artigo se enquadre e formatar de acordo com o escopo da revista para que esse passe pelo processo de avaliação e possível aprovação. Sobre os aspectos que fazem parte do processo de aprovação de um artigo científico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São encaminhados para os editores da revista que, posteriormente, encaminham para uma comissão especializada.
(    ) Ao submeter o artigo para uma revista é indicado enviar junto uma carta, explicando os motivos que estimularam a escrita do artigo. 
(    ) Atualmente, pode-se encaminhar um manuscrito através de e-mail ou sistema eletrônico da revista pretendida.
(    ) Normalmente, os revisores do artigo não conhecem os autores, justamente para evitar qualquer juízo de valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) F - V - V - F.
	 
	 
	9.
	O Método Hipotético Dedutivo defendido por Karl Popper é uma abordagem eficaz no fazer ciência. A proposta de Popper evita problemas que surgem no uso de outros métodos e que prejudicam a pesquisa científica. Popper, assim, não apenas criticou os outros métodos, mas descreveu um caminho para a ciência que ainda hoje é utilizado como modelo eficaz. Sobre a proposta de Karl Popper, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As críticas de Popper eram voltadas ao Método Indutivo, pois neste método formulavam-se ideias antes da observação, o que impossibilitava a precisão do observado.
(    ) Um dos aspectos centrais da proposta de Popper é a necessidade da refutação, do processo de falseamento das teorias sobre o observado.
(    ) O Método Hipotético Dedutivo sugere que a pesquisa deve partir sempre de um problema, depois disso elaboramos conjecturas usando os experimentos para então tentar falsear a teoria.
(    ) Segundo Popper, o conhecimento científico é uma verdade absoluta, ou seja, ele sempre nos levará do senso comum à verdade pura e objetiva, isso é o que o torna tão especial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) V - F - F - F.
	
	d) F - V - V - F.
	 
	 
	10.
	Publicar um artigo científico é uma tarefa que demanda atenção e esforço. Além disso, o processo de avaliação do artigo por parte da revista muitas vezes é longo. Depois de terminar de escrever um artigo, caso a intenção seja publicá-lo, é necessário encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A formatação dos artigos científicos, no que se refere ao número de páginas, obedece à regra universal das 25 páginas, com o intuito de unificar a produção científica.
	
	b) As regras para formatação de artigos científicos que serão publicados em periódicos especializados variam de acordo com as regras de cada revista.
	
	c) O elemento mais importante na publicação de um artigo científico é a originalidade, ficando a critério do autor definir se irá ou não seguir as normas de publicação.
	
	d) As diferentes áreas do conhecimento possuem em comum o fato de publicarem os artigos nas mesmas revistas científicas, denominadas Revistas Plenas.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Outros materiais