Buscar

estagio IVANIA

Prévia do material em texto

IVÂNIA DE ALMEIDA MELO – RA 9935230988
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E ESPAÇO NÃO ESCOLARES
ITAQUIRAI- MS
2017
 IVÂNIA DE ALMEIDA MELO – RA 9935230988
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E ESPAÇO NÃO ESCOLARES
Relatório de estágio apresentado ao curso de pedagogia do Centro de Educação a Distância- CEAD da Universidade Anhanguera Uniderp como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de estágio supervisionado em gestão e espaço não escolares
ITAQUIRAI- MS
2017
SUMÁRIO
01-Ficha de identificação do Aluno________________________________4
02 – Cronograma______________________________________________5
03- Introdução_________________________________________________6
04 – Objetivos_________________________________________________7
05 – Plano de estagio _______________________________________8 á 11
07 – Entrevista_________________________________________________12
08 – Considerações finais _______________________________________13
09 - Referências Bibliográficas___________________________________14
Ficha de Identificação do Aluno
Nome do Estagiário: Ivânia de Almeida Melo
RA: 9935230988
Curso: Pedagogia
Semestre: 7° 
Ano: 2017
Início do Estágio: 29/03/2017
Término do Estágio: 08/04/2017
Cronograma
Manual de estágio: 5 horas
Autoestudo: 5 horas
Documentação: 5 horas
Observação: 10 horas
Plano de estagio: 15 horas
Relatório das atividades: 10 horas
INTRODUÇÃO
O estagio supervisionado em gestão tem como objetivo complementar a formação acadêmica, possibilitando a interação teoria e pratica, colocando o acadêmico em contato com a vida profissional.
O referido estágio foi desenvolvido na direção da escola municipal Jardim Primavera , para o aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos no curso. Esse estágio possibilita ao aluno entrar em contato com problemas reais da comunidade escolar, esse momento deve ser de desenvolvimento de habilidades técnicas para a resolução de problemas de forma direta. O mesmo é de suma importância para formação do futuro gestor.
Foram realizadas observações na rotina da direção, coordenação e secretaria da escola e suas praticas diárias, abrangendo toda a sua complexidade. É de muita importância conhecer o andar do trabalho gestor na educação e fora dela, nesse caso foi a de gestão em espaços escolares, observar, planejar e por em pratica ações a serem desenvolvidas no ambiente de trabalho, sendo importante a reflexão da pratica pedagógica observada gerando problematizar e solucionar os problemas que ocorrem servindo de experiência para um futuro gestor.
Todo e qualquer lugar necessita de uma boa liderança, a liderança vem de uma serie de características visando o futuro, juntando força, valores e ideias para realização de um bem comum, por meio de motivação gerada na equipe em que sua influencia será exercida. Essa habilidade dá ao futuro gestor competências para balancear as divergências encontradas no ambiente escolar, é de responsabilidade do gestor manter a organização do mesmo ambiente, com a ajuda dos coordenadores.
Objetivos gerais:
Investigar o exercício de liderança e o clima de organização, relatar a importância do estágio supervisionado e descrever todas as etapas, proporcionando assim analise e reflexão de todo plano gestor.
Objetivos específicos:
· Reconhecer a relação entre os funcionários da escola
· Identificar as concepções de organização e gestão da escola
· Analisar projeto politico pedagógico
· Elaboração de relatório
· Investigar como se dá a gestão nas escolas públicas
PLANO DE ESTÁGIO EM GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Nome da instituição de ensino: Escola Municipal Jardim Primavera
Razão social:
Município: Itaquiraí
CEP:79965-000
Endereço:rua das flores n: 131
Homepage na internet:
Mantedora da instituição de ensino: Prefeitura Municipal de Itaquiraí
Conveniada com o poder: Municipal
1-Identificação e caracterização da Instituição de Ensino.
Escola Municipal Jardim Primavera , está situada no Municipio de Itaquiraí-MS, Rua das Flores N: 131, a mesma foi criada pela lei 458/1992, em 05 de maio de 1992.
2- Níveis de Ensino e/ou Projetos de Ensino.
A escola oferece a Educação Básica do Campo, nas etapas de Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos dos turnos matutino, vespertino e noturno.
 Análise do Regimento Escolar.
A escola é composta de diretoria, coordenação, professores, assistentes, auxiliar de secretaria, inspetoria de alunos, zeladoria, almoxarifado, vigilância, merendeira e monitoria. 
03-Analise da legislação de ensino.
Na educação infantil, a escola busca promover o desenvolvimento integral da criança até os 5 anos, garantir a criança o acesso ao processo de apropriação de conhecimentos e aprendizagens.
No ensino fundamental de 9 anos, tem por objetivo o desenvolvimento da capacidade de aprender, a compreensão do ambiente natural e social, o fortalecimento dos vínculos de família.
A Educação de Jovens e Adultos, a escola assegura restabelecer a igualdade de direito à educação, propiciar uma formação de qualidade, reconhecer e validar competências e conhecimentos adquiridos pelo aluno na vida cotidiana e no trabalho, ampliar as perspectivas de trabalho e proporcionar oportunidades de educação permanente.
04- Observação e organização da secretaria.
A secretaria encontra-se muito bem organizada, ela é responsável pelo arquivo e escrituração dos fatos relativos a vida escolar dos alunos, a vida funcional dos corpos docente e técnico-administrativo, pela expedição de documentos e da correspondência oficial da Escola, o secretário será substituído em seus impedimentos legais e temporários por um funcionário efetivo, esses serviços serão supervisionados pela direção.
05- Programas e projetos especiais.
A escola oportuniza aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superlotação, a inclusão em sala comum, garantindo-lhes o acesso à educação escolar e o desenvolvimento de suas potencialidades, por meio de: flexibilização e adaptação da metodologia de ensino; recursos didáticos diferenciados e processo de avaliação adequado.
Na escola nesse momento conta com dois projetos em andamento: aluno monitor, alunos de outras series, ajudam os alunos das series iniciais com leitura e escrita, contação de estória, os professores uma vez por semana escolhem uma estória se caracterizam para contarem aos alunos.
06- Rotina administrativa.
03/04/2017: direção: documentação e entrevista com diretor e adjunto.
04/04/2017: coordenação: acompanhar as atividades da educação infantil em relação o dia do circo, auxiliando os professores.
05/04/2017: secretaria: atendimento ao publico, elaboração de ata, livro ponto e analise do regimento.
06/04/2017: direção: responder e-mails analisados anteriormente, supervisão das atividades da coordenação e secretaria.
07/04/2017: coordenação: correção de planejamentos do mês de abril para devolução.
08/04/2017: direção: reuniões com os pais dos alunos especiais, resolução de problemas com alguns alunos e aplicação de advertência.
07- Administração da instituição de ensino.
Atendendo todas as exigências, o gestor procura ser líder, esta sempre a frente de tudo, dando sempre o primeiro passo seguido pelos seus colaboradores, pois todos trabalham unidos para um bem estar comum e da comunidade escolar. Conta com um agente administrativo Rose e duas coordenadoras pedagógicas Maristela Portela e Matilde Batista Emidio. 
08- Relacionamentos entre gestores e demais colaboradores.
Por meio da participação, foi possível notar uma organização entre gestores e colaboradores, porém todos trabalham unidos para um bem comum e o bem estar dos educandos.
09-Análise do calendário escolar.
O mesmo é o instrumento, que ordena as atividades previstas na proposta pedagógica da escola:
· Período inicial das matriculas
· Períodos das atividades docentes
· Previsão mensal de dias letivos
· Inicio e termino do ano letivo
· Inicio e termino do bimestre· Período de aula e férias do corpo docente e corpo discente
· Feriado
· Comemorações
· Recesso escolar
· Férias escolares
· Datas de entregas de notas na secretaria
· Reuniões de conselho de classe
· Período destinado ao exame final
· Sessões de estudo para aperfeiçoamento para funcionários e professores
A carga horaria anual é de no máximo 800 horas, dividida em 200 dias letivos, considerando dias letivos, é considerado atividades independente do local onde elas se desenvolvam, com jornada diária de 4horas, essas aulas só podem ser suspensas por fatos que as tornem justificáveis. 
10-Orgãos auxiliares da instituição de ensino.
 
A Escola, para fins de aprimoramento do processo educacional, de assistência ao aluno e de integração escola-família-comunidade, contará com a associação de pais e mestres.
Modelo de Entrevista 
Estagio em Gestão Educacional
Profissional que coordena o processo de ensino e aprendizagem
identificação da instituição: Escola Jardim Primavera 
Entrevistada foi coordenadora Matilde Batista Emidio.
Suas atribuições é acompanhar e avaliar o ensino e o processo de aprendizagem, bem como os resultados do desempenho dos alunos e atuar no sentido de tornar as ações de coordenação pedagógica espaço coletivo de construção permanente da prática docente e assumir o trabalho de formação continuada , a partir do diagnóstico dos saberes dos professores para garantir situações de estudo e de reflexão sobre a prática pedagógica , estimulando os professores a investirem em seu desenvolvimento profissional e assegurar a participação ativa de todos os professores do segmento/nível objeto da coordenação ,garantindo a realização de um trabalho produtivo e integrador . 
O trabalho do profissional pedagogo são feitos planejamentos online e seguindo referencial ,e dele é extraído o plano anual , dividido por área do conhecimento . Projetos são definidos pela coordenação e professores durante as reuniões pedagógicas e dividido por comissão organizadora.
As formações docentes são realizadas em sábados letivos organizado pela SEMED e os assuntos são diversificados para melhoria do método de aprendizagem , auxiliando os professores em sala de aula .
Considerações Finais
O estágio proporcionou a oportunidade efetivamente, frente a gestão escolar. Foi possível perceber o quão é importante essa área, e o quão complexo ela é.
Quando analisamos essa prática é possível vermos que, por traz de suas ações, há sempre um conjunto de pessoas que são orientados, e que essas pessoas muitas vezes não entende o ponto de vista do gestor que geralmente procura trabalhar para o bem estar de toda comunidade escolar. Devemos aproveitar esse momento para analisarmos um pouco mais das leis que regem esse ambiente, saber quais os direitos e os deveres dos funcionários e alunos. 
Durante o estágio observou-se o comprometimento do gestor e seus auxiliares, que trabalham a todo instante para que o ambiente escolar seja o melhor possível, percebeu-se o quanto é importante que o gestor tenha em mente que não é ele quem da às ordens mais sim que ele é um líder que procura a todo o momento incentivar seus companheiros de trabalho.
A Educação passa a adquirir uma nova dimensão e é nesse momento que o gestor se torna ainda mais importante, pois é graças a ele que há um bom andamento escolar, e que mesmo não acreditando no que lhe é passado pelos órgãos educacionais ele procura resolve-los da melhor forma possível.
Todo esse tempo de observação e interação com os gestores comprovou o quanto se faz necessário realizar este estágio, pois trás benefícios tanto ao acadêmico quanto para a escola que o recebe o estagiário. O aluno estagiário pode compreender melhor o que aprendeu durante o curso, pois as pratica vivenciadas na escola muda completamente seu pensamento, opiniões muitas vezes contrarias as vivenciadas, com isso conclui-se que o foco principal desse estudo é formar um profissional competente capaz de colaborar para o desenvolvimento do ambiente escolar, contribuindo assim para o nosso desenvolvimento como educador-gestor.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
file:///C:/Users/Eliane/Downloads/manual-esta-gio-ped%20(3).pdf
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004
Manual de estagio anhanguera
Regimento escolar da escola Municipal Santa Rosa
Silva, Nilson R. S Estágio supervisionado em pedagogia. 3. Ed. Campinas, SP: Alínea, 2011.
FAZENDA, Ivani Catarina (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo, Cortez, 1989.

Continue navegando