Buscar

Disciplina - Comunicação e Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Comunicação e Linguagem
 (ADG08)
	1.
	As palavras são elementos de designação que estabelecem diversas funções e relações de sentido nos enunciados. Leia a tirinha a seguir e explique a função e o sentido das palavras "mas" e "se" no segundo quadrinho, considerando a classificação gramatical dessas palavras e o contexto comunicativo.
FONTE: https://planetatirinha.wordpress.com/category/hagar-o-horrivel/page/4/. Acesso em: 13 jun. 2018.
	
	Resposta Esperada:
As palavras "mas" e "se" utilizadas no segundo quadrinho da tirinha são classificadas como conjunções e consideradas elementos de ligação muito importantes para a coesão de um enunciado. No segundo quadrinho, o vocábulo "mas" é uma conjunção coordenada adversativa, que expressa um contraste de ideias, um argumento de oposição com relação ao que foi dito anteriormente. Considerando o gênero textual "tirinha", no qual há a presença de efeito humorístico, é possível observarmos que a função adversativa da conjunção "mas" contribui para esse efeito. Como é essa conjunção que inicia o segundo quadrinho, ela é a responsável pela quebra de expectativa do leitor como uma estratégia de humor com relação à informação que o "espelho" fornece no primeiro quadrinho. Já o vocábulo "se" é uma conjunção subordinativa condicional, pois, no contexto, é utilizado para introduzir uma oração que indica a hipótese para ocorrência da oração principal. O espelho, nesses termos, pressupõe que vai ser quebrado sob a hipótese de dizer a verdade.
	2.
	Para uma comunicação eficiente, é importante que nos expressemos de forma clara e objetiva empregando uma linguagem adequada ao contexto, bem como utilizemos diversos canais para incitar os sentidos do receptor. Observe atentamente a tirinha a seguir. Caso a tirinha apresentasse apenas a linguagem não verbal (imagens) como forma de comunicar a mensagem pretendida, poderíamos ainda compreendê-la eficazmente? Justifique sua resposta. 
FONTE:<http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/>. Acesso em: 11 jun. 2018.
	
	Resposta Esperada:
* Nesse caso, a compreensão da mensagem somente pela linguagem não verbal ficaria prejudicada. * É necessário a complementação da linguagem verbal * para que a intenção comunicativa seja realizada na íntegra.

Continue navegando