Buscar

Atividade Membrana Plasmatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Positivo 
Gabriella de Oliveira 
ESTUDO DIRIGIDO
1.Quais as funções das membranas celulares? 
R: A membrana possui funções diferenciadas e composição bioquímica específica. As funções da membrana plasmática são: Permeabilidade Seletiva, controle da entrada e saída de substâncias da célula; Proteção das estruturas celulares; Delimitação do conteúdo intracelular e extracelular, garantindo a integridade da célula; Transporte de substâncias essenciais ao metabolismo celular; Reconhecimento de substâncias, graças a presença de receptores específicos na membrana.
2.Cite quais moléculas compõe as membranas celulares?
R: A membrana plasmática é quimicamente constituída por lipídios (glicolipídeos, colesterol e os fosfolipídeos) e proteinas. Além disso, é composta por grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas. Um fosfolipídio é um lipídio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato. Por isso, é reconhecida por sua composição lipoproteica. Mantidas unidas principalmente por ligações não-covalentes. Lipídeos: camada dupla (BICAMADA lipídica). Estrutura fluida e impermeável a moléculas hidrossolúveis. Proteínas: tem diversas funções das membranas (Transportam moléculas específicas, catalisam reações associadas a membrana, ligam o citoesqueleto à MEC e às outras células). As enzimas que estão presentes na membrana plasmática possuem diversas funções catalisadoras, responsáveis por facilitar as reações químicas intracelulares.
3.Qual os lipídeos presentes na bicamada lipídica? Qual a propriedades dos fosfolipídeos permite a formação das membranas? Explique.
R: Lipídeos: constituem cerca de 50% da massa das membranas 5 x 106 moléculas lipídicas em área de 1 mm x 1 mm. O componente lipídico de uma membrana biológica é um líquido bidimensional no qual as moléculas constituintes estão livres para se mover lateralmente. O fosfoglicerídeos compõem a parte principais (exemplos: Fosfatidiletanolamina, fofatidilserina, fosfatidilcolina). Esfingolipídeos: esfingosina no lugar do glicerol; mais comum é a esfingomielina. Os fosfolipídios, dispostos em uma bicamada, compõem o tecido básico da membrana plasmática. Eles são bem adequados a esta função, porque eles são anfifílicos, ou seja, eles têm regiões hidrofílicas e hidrofóbicas. As moléculas lipídicas se agregam direcionando suas caudas hidrofóbicas para o interior e expondo as cabeças hidrofílicas para a água, espontaneamente. As mesmas propriedades que levam a formação da bicamada lipídica também proporcionam uma propriedade de “autosselamento”. 
 4. O que você entende pela propriedade de autosselamento? Porque as membranas possuem essa propriedade?
R: Denomina-se autosselamento a capacidade das membranas biológicas fecharem-se em torno de si mesmas criando compartimentos fechados. Possuem regiões hidrofílicas e hidrofóbicas. As moléculas lipídicas se agregam direcionando suas caudas hidrofóbicas para o interior e expondo as cabeças hidrofílicas para a água, espontaneamente.
 5. O que significa fuidez de membrana? Como a célula consegue alterar essa propriedade? 
R: A fluidez da membrana é controlada por diversos fatores físicos e químicos. Dessa forma, sabe-se que diversos fatores influenciam na fluidez da membrana plasmática, como a concentração de íons, temperatura, pH, para que a membrana se torne mais fluida, no sentido de permitir a passagem de moléculas mais importantes, como a glicose. O número de duplas ligações nas caudas hidrofóbicas dos lipídeos também influencia a fluidez: quanto maior o número de insaturações, mais fluida a membrana, pois menor será a possibilidade de intração entre moléculas vizinhas. Também a concentração de colesterol influencia na fluidez: quanto mais colesterol, menos fluida. O colesterol, por ser menor e mais rígido, interage mais fortemente com os lipídeos adjacentes, diminuindo sua capacidade de movimentação.
6. O que significa assimetria de membrana. Cite como as membranas são organizadas segundo essa propriedade
R: Com relação à assimetria, verifica-se que os lipídios de cada uma das camadas que constituem a membrana plasmática, assim como as proteínas inseridas ou associadas a cada uma delas, são marcadamente diferentes. Os carboidratos têm uma distribuição ainda mais assimétrica, uma vez que as cadeias oligossacarídicas das glicoproteínas ou glicolipídios estão localizadas apenas na face da membrana voltada para o meio extracelular. Esta zona periférica da membrana plasmática, normalmente rica em carboidratos, é conhecida como glicocálix. O glicocálix exerce funções celulares de grande importância, como as relacionadas com fenômenos de interação celular e na determinação de algumas especificidades antigênica. Assimetria da membrana plasmática, representada pela distribuição diferencial de fosfolipídios entre as monocamadas, a presença de carboidratos (açúcares) somente na face externa da membrana, formando o glicocálix, e o posicionamento variável das proteínas.

Outros materiais