A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Apol 2 - Organização e Administração na Educação Física nota 100

Pré-visualização | Página 2 de 3

caso na área de fitness sobre o planejamento estratégico, é correto afirmar que esse tipo de planejamento:
	
	A
	Refere-se à flexibilidade das organizações para lidarem rapidamente com as mudanças de mercado geradas pela globalização.
	
	B
	Congrega diferentes perspectivas aplicadas na forma de modelos que possuem implementação restrita às grandes empresas.
	
	C
	É construído pelas empresas a partir de sequências de atividades a serem desenvolvidas que possuem padronização e ordenação única.
	
	D
	É um processo gerencial que permite ao executivo da empresa estabelecer um rumo para ela, otimizando sua relação com o ambiente.
	
	E
	Acontece pela identificação das ameaças dos novos entrantes, do poder de barganha dos clientes, dos fornecedores e dos concorrentes.
Questão 6/10 - Organização e Administração na Educação Física
Considere o seguinte extrato de texto:
“A gestão do esporte ainda pode ser considerada uma área de investigação acadêmica recente. [...] [O]s primeiros programas acadêmicos de sport management foram criados nos Estados Unidos, no final da década de 60, para atender demandas do esporte profissional e universitário americano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, C. M.; BASTOS, F. C. Gestão do esporte: definindo a área. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. esp., p. 91-103, dez. 2011. p. 91,92.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro sobre os conceitos relacionados à gestão esportiva, analise as seguintes afirmativas:
I.   Trata-se de uma área que aplica os princípios e fundamentos da área da administração ao esporte.
II.  A gestão esportiva aborda somente as práticas esportivas e o esporte, tendo assim um sentido restrito.
III. A gestão do esporte é empreendida nas organizações esportivas, por isso as peculiaridades dessas são relevantes.
Está correto apenas o que se afirma em:
 
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III
Questão 7/10 - Organização e Administração na Educação Física
Atente para a seguinte citação:
“[...] gestão do esporte é o processo de trabalhar com pessoas e recursos materiais para realizar objetivos de organizações esportivas, de maneira eficaz. Assim, para se entender o objeto de estudo da gestão do esporte, é preciso inicialmente definir organização esportiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, C. M.; BASTOS, F. C. Gestão do esporte: definindo a área. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. esp., p. 91-103, dez. 2011. p. 94.
Conforme essas informações e os conteúdos do texto-base Organizações e organizações esportivas: uma revisão aplicada ao contexto brasileiro sobre as características das organizações, leia as seguintes afirmativas e marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.
I.   ( ) As organizações são um produto da sociedade contemporânea, pois não existiam nas sociedades antigas.
II.  ( ) Organização é um agrupamento de pessoas criado de forma intencional para alcançar determinados objetivos ou metas.
III. ( ) Os esforços das organizações se dirigem para atingir seus objetivos e metas, ou ainda, para situações futuras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – F – V
	
	D
	V – V – F
	
	E
	F – V – V
Questão 8/10 - Organização e Administração na Educação Física
Leia a seguinte passagem de texto:
“Justamente pela complexidade de atores relacionados ao esporte olímpico, que recebe aportes financeiros externos (de patrocinadores e Estados nacionais) em sua sustentação e na realização dos eventos esportivos, há uma crescente pressão e cobrança externa para que as instituições esportivas sejam compostas por profissionais capacitados ao atendimento dessas diferentes demandas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, B. S.; MARCHI JÚNIOR, W. A Oligarquia olímpica: Uma leitura sobre a autoperpetuação dos brasileiros no poder das instituições olímpicas nacionais e internacionais. Olimpianos: Journal of Olympic Studies, v. 1, n. 1, p. 33-52, 2017. p. 34.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar sobre a interação vertical quanto ao suporte financeiro entre as organizações esportivas do esporte de rendimento no Brasil, analise as seguintes afirmativas:
I.   O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) repassa recursos para as confederações esportivas olímpicas.
II.  As confederações encontram-se no nível estadual, sendo representadas em todos os estados.
III. Clubes privados, associações esportivas e equipes de prefeituras são vinculadas às confederações esportivas.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 9/10 - Organização e Administração na Educação Física
Considere o seguinte fragmento de texto:
“[A] autonomia na administração não significou necessariamente a autonomia financeira com relação ao Estado. No caso brasileiro, a dependência financeira estatal se manifesta, de alguma forma, em todas as confederações de modalidades olímpicas [...], apesar da existência de um potencial financiamento de suas atividades através de patrocínios privados, como se observa em outros países”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, B. S.; MARCHI JÚNIOR, W. O financiamento dos programas federais de esporte e lazer no Brasil (2004 a 2008). Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 4, p. 73-92, out./dez. 2010. p. 74
Tendo em vista essas informações e os conteúdos do texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar sobre o investimento em modalidades esportivas para alcançar o sucesso esportivo internacional, analise as seguintes afirmativas:
I.   O Comitê Olímpico Brasileiro repassa recursos às 52 confederações olímpicas, vinculadas e reconhecidas.
II.  Países do antigo Bloco Comunista investem em poucas modalidades esportivas, possibilitando, assim, que sua estrutura esportiva seja mais eficiente.
III. Comparado a outros países, o Brasil é o que investe em maior número de modalidades esportivas.
Está correto apenas o que se afirma em:
 
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 10/10 - Organização e Administração na Educação Física
Atente para a seguinte afirmação:
“A relevância adquirida pelo esporte no último século, tanto em seu caráter de prática de lazer para um número substantivo de pessoas no mundo, quanto relacionado à geração de significativos montantes financeiros que envolvem entidades de diferentes naturezas [...] coloca em evidência as instituições responsáveis por sua administração”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, B. S.; MARCHI JÚNIOR, W. A Oligarquia olímpica: Uma leitura sobre a autoperpetuação dos brasileiros no poder das instituições olímpicas nacionais e internacionais. Olimpianos: Journal of Olympic Studies, v. 1, n. 1, p. 33-52, 2017. p. 24.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar sobre a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva no Brasil, é correto afirmar que:
	
	A
	A estrutura organizacional compreende um nível único, o qual está relacionado à Confederação Brasileira para cada modalidade esportiva.
	
	B
	Nos âmbitos municipal e estadual, a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva refere-se às seleções de equipes e de atletas estipuladas pelo Comitê Olímpico.
	
	C
	Nos âmbitos nacional e internacional, a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva é operacionalizada e controlada pelos clubes

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.