Buscar

AOL 3 ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AOL 3 ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS NOTA 10 
Pergunta 1 Considerando a extrema diversidade cultural da humanidade, pode-se compreender cada grupo humano, seus valores definidos, suas exclusivas normas de conduta e suas próprias reações psicológicas aos fenômenos do cotidiano; e também suas próprias convenções relativas ao bem e mal, ao moral e imoral, ao belo e feio, ao certo e errado, ao justo e injusto, etc.”. (MARCONI E PRESOTTO 2010, p. 17).
O texto acima retrata as características de um método típico da Antropologia. Assinale a alternativa que representa de forma correta o nome do método:
a)Etnocentrismo		Correta:b)Relativismo	c)Observação participante.
d)Funcionalismo		e)Perspectivismo.
Pergunta 2 A respeito do desenvolvimento humano, leia o fragmento abaixo:“O homem se torna (...) capaz de produzir, ou seja, capaz de criar e acumular experiências e principalmente de transmiti-las socialmente. Desenvolve padrões de comportamento grupal, hábitos e costumes diferentes, sempre renovados, que foram de fundamental importância para a sua sobrevivência”. (MARCONI e PRESOTTO, 2010, p.77). A definição acima se remete a uma ótica fundamental da Antropologia.  Assinale a alternativa correta.
a)Etnologia	b)Personalidade	c)Etnografia.		d)Crenças	Correta:e)Cultura.
Pergunta 3 A antropologia, embora autônoma, relaciona-se com outras ciências, trocando experiências e conhecimentos. Mantém relações interdisciplinares mais íntimas com as ciências que também tem como objeto de estudo: o homem e, que emprestam a ela os dados pesquisados e acumulados em relação a todos os aspectos da existência humana: Sociologia, Psicologia, Economia, Política, Geografia Humana e História. (MARCONI E PRESOTTO, 2010).  Observe as afirmações relacionadas com a contribuição de cada ciência para o campo da Antropologia e assinale V, de verdadeiro, para as opções que explicitam a correlação com a ciência antropológica e F, de falso, para as que não explicitam.
I.(V) Antropologia e Sociologia auxiliam-se, no conceito de cultura e sociedade.
II.(F) A Antropologia e Psicologia ocupam-se do comportamento humano individual.
III.(V) A Antropologia e Economia acodem- se nos procedimentos econômicos humanos.
IV.(F) A Antropologia e Geografia apoiam-se nas mudanças do habitat humano.
V.(V) A Antropologia e História amparam-se na reconstrução de culturas desaparecidas.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta. 
Correta:a)V, F, V, F e V.		b)F, F, V, F e V.		c)V, V, V F e F.
d)V, F, F, F e V.			e)F, V, V, F e V.
Pergunta 4 A antropologia divide-se em dois campos de estudos, com objetivos definidos e interesses próprios: Antropologia Física e Cultural. Dentro de cada campo, existem as sub áreas. A seguir, relacione corretamente cada área de acordo com suas especificidades.
 I. Antropometria 	II. Arqueologia	III. Cultura e personalidade
IV. Somatologia	V. Etnografia
(III) O indivíduo não é visto como um simples receptor e portador de cultura, mas como um agente de mudança cultural, desempenhando papel dinâmico e inovador.
(IV) Descreve variedades existentes do homem, diferenças físicas individuais e diferenças sexuais (tipo sanguíneos, adaptações, etc.).
(I) Usa as técnicas de medição, procedimento quantitativo que fornece medidas do corpo humano (crânio, ossos, etc.), elaboradas por instrumentos especiais.
(V) Descrição das sociedades humanas. 
(II) Tem como objeto de estudo as culturas do passado, extintas, que, em épocas remotas, desenvolveram formas culturais, representando fases da humanidade não registrada em documentos escritos. Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Correta:a)III - IV - I - V - II		b)III - IV - V - I - II		c)II - IV - III - V - I
d)I - III - IV - II - V			e)II - I - IV - III - V.
Pergunta 5 As características a seguir estão relacionadas a uma corrente antropológica.
I.Tentativa de explicar a heterogeneidade do social revelado por outros povos e culturas não europeias tornadas visíveis pela realidade colonial.
II.Cada cultura tem uma história própria e singular, de modo a permitir caminhos diversos para a humanidade, que assim se faz plural e diversa.
III.Não existe “cultura” e, sim, culturas.
Assinale a opção correta.
a)Simbolismo			Correta:b)Culturalismo		c)Etnocentrismo.
d)Funcionalismo		e)Estruturalismo.
Pergunta 6 (...) Engloba as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais. Interessa-se, preferencialmente, pelos grupos simples, culturalmente diferenciados, e também pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da Terra.” (MARCONI E PRESOTTO , 2010, p.25).
De acordo com o trecho, pode-se definir como objeto de estudo, a ciência:
a)Pedagógica.			Correta:b)Antropológica		c)Geográfica.
d)Histórica.			e)Psicológica.
Pergunta 7 “O indivíduo sente um certo número de necessidades, e cada cultura tem precisamente como função a de satisfazer à sua maneira essas necessidades fundamentais. Cada uma realiza isso elaborando instituições (econômicas, políticas, jurídicas, educativas etc.), fornecendo respostas coletivas organizadas, que constituem, cada uma a seu modo, soluções originais que permitem atender a essas necessidades.” (LAPLANTINE, 2003, p.62).
O trecho acima define as características de uma teoria antropológica, denominada de:
Correta:a)Funcionalismo		b)Estruturalista.		c)Evolucionista.
d)Social.				e)Cultural.
Pergunta  8 A antropologia ao longo da sua história teve contribuição de importantes Antropólogos para seu desenvolvimento como uma ciência que estuda o homem, sua evolução biológica, cultural e social.
[...] Cada sociedade adquire o estatuto de uma totalidade autônoma. [...] Um costume só tem significação se for relacionado ao contexto particular no qual se inscreve. [...] A maneira pela qual as sociedades tradicionais, na voz dos mais humildes entre eles, classificam suas atividades materiais e sociais, deve ser levada em consideração. [...] Anuncia assim a constituição do hoje chamamos de “etnociências”. (LAPLANTINE, 2003, p. 58;59).
As características acima se referem ao Antrópologo:
a)Evans-Pritchard.			b)Radcliffe- Brown.		c)Bronislaw Malinowski.
Correta:d)Franz Boas			e)Everardo Rocha.
Pergunta 9 A cultura humana é constituída de cinco elementos básicos. “(...) Empregado para indicar objetos e situações consideradas boas, desejáveis, apropriadas, importantes, ou seja, para indicar riqueza, prestígio, instituições, objetos materiais etc. Além de expressar sentimentos, (...) incentiva e orienta o comportamento humano. (...) Variam de acordo com a maior ou menor importância que os membros de uma sociedade lhes atribuem”. (MARCONI e PRESOTTO, 2010, p.29).
Esta definição se refere a um dos componentes da cultura. 
Assinale a opção correta.
a)Conhecimentos.		Correta:b)Valores		c)Símbolos.
d)Normas.			e)Crenças.
Pergunta 10 Com o intuito de analisar e compreender as dimensões humanas em sua totalidade, a Antropologia foi subdividida em diferentes ramos de estudo.
“[...] O seu interesse está centrado na sociedade e nas instituições. [...] Levando em conta as diferenças existentes entre grupos humanos, preocupa-se em conhecer as relações sociais que as regem. Cada aspecto da vida social – o familiar, o econômico, o político, o religioso, o jurídico – só pode ser estudado em relação aos demais, como parte de conjunto integrado.” (MARCONII E PRESOTTO, 2010, p.7). A citação conceitua um campo de estudo da Antropologia. Assinale a opção correta.
Correta:a)Antropologia Social	b)Antropologia Biológica
c)Antropologia Física.		d)Antropologia Psicológica			e)Antropologia Cultural.

Outros materiais