Buscar

PCC ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


Continue navegando


Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Universidade Estácio de Sá
Departamento de Pedagogia
Título
Industria, Sociedade e Meio Ambiente
Nome do aluno(a): 
Matrícula: 
Data: 
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Título: Industria, Sociedade e Meio Ambiente
1 - Objetivo
Relatar a evolução histórica da indústria e suas consequências para o meio ambiente, exemplificando o compromisso ambiental como um investimento e não como um mero custo.
2 – Introdução
A Revolução industrial trouxe a evolução do maquinário fabril, o avanço da tecnologia e o crescimento econômico, mas por outro lado, como consequências, a poluição das águas, do solo e do ar. A partir da constatação destes efeitos danosos ao meio ambiente, surge a necessidade da conscientização dos indivíduos de uma sociedade com relação a preservação do meio ambiente. 
3 – Desenvolvimento
Vamos a alguns conceitos a serem trabalhados nesta questão da sustentabilidade, como políticas públicas e culturais voltadas para o desenvolvimento humano, com o compromisso aos temas ambientais e sociais. A preocupação das organizações do ponto de vista cultural e comportamental da sociedade em relação aos seus recursos naturais, levado em consideração, à formação de um planeta mais sustentável.
O compromisso ambiental por parte das organizações deve ser encarado como um investimento e não como um custo. A organização ao investir na sustentabilidade ambiental gera uma economia de custos devido à uma diminuição no consumo de água, energia e outros insumos, a reciclagem e o aproveitamento de resíduos, provocam a diminuição de rejeitos.
Um bom exemplo de investimento na sustentabilidade ambiental, é o projeto implantado com o objetivo de diminuir impactos ambientais e economizar energia na usina de Juiz de Fora, Minas Gerais, a ArcelorMittal, maior produtora de aços longos e planos da América Latina. A nova tecnologia permite reduzir impactos ambientais e economizar energia. A energia térmica gerada na queima do carvão vegetal será aproveitada e transformada em energia elétrica. Com este investimento a empresa espera diminuir a emissão de gases de efeito estufa em 650.000 toneladas por ano.
É de grande importância essa consciência ambiental por parte das empresas no dia a dia de um mundo globalizado e mais sustentável.
4 – Conclusão
A forma como o homem encara seus recursos naturais e utiliza dele para suas necessidades, procurando soluções ambientais e de forma que não agrida e garanta a utilização desses recursos para futuras gerações, é chave para um planeta mais sustentável.
4 – Referências Bibliográficas
Portal Estácio: http://portal.estacio.br/media/3728711/sistema-de-gest%C3%A3o-ambiental-em-empresas-benef%C3%ADcios-econ%C3%B4micos-e-ao-meio-ambiente.pdf
JF Sustentável: http://www.jfsustentavel.com.br/index.php/jf-cultural/juiz-de-fora-pioneirismo
O Vigilante Online: https://www.ovigilanteonline.com/noticia/detalhe/