Buscar

figura humana - Copia (2) - Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Desenho da Figura Humana (ART14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513396) ( peso.:4,00)
	Prova:
	16887072
	Nota da Prova:
	9,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O fascínio pelo corpo sempre esteve presente ao longo da história e contribuiu para o desenvolvimento e na evolução de diversas áreas. Michelangelo foi um belo exemplo de dedicação, começando a estudar toda a anatomia do ser humano com apenas 13 anos de idade. Outro artista que merece destaque é Leonardo da Vinci. Disserte sobre a vida e os estudos de Leonardo da Vinci com relação à figura humana.
	Resposta Esperada:
O artista renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519) é considerado o artista do Renascimento que mais se dedicou em estudar as proporções do corpo humano. Iniciou seus estudos na observação da massa corporal. Também fez comparações de redescobriu proporções com os estudos a partir do Homem de Vitrúvio. O desenho da proporção da figura humana feito por Leonardo é considerado por muitos autores um clássico e possui a crença de que o homem é a medida de todas as coisas. O estudo da simetria também foi fonte de inspiração para os estudos realizados sobre o corpo, por meio da observação da dualidade.
	2.
	Lowenfeld classifica que o desenho infantil pode ser desenvolvido em quatro estágios. Cada estágio possui representações gráficas distintas que se relacionam com o desenvolvimento da criança em vários aspectos. Veja a afirmação a seguir: "traçar riscos num pedaço de papel, em qualquer direção significa, para a criança, alegria, felicidade, desafogo, e contribui, principalmente, para o domínio de funções importantíssimas: a coordenação dos movimentos" (LOWENFELD; BRITAIN, 1977, p. 95). Disserte sobre o estágio de representação gráfica indicado na citação.
FONTE: LOWENFELD, V.; BRITAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
	Resposta Esperada:
O estágio apontado na citação é "Estágio das garatujas". As garatujas ocorrem por volta dos dois anos de idade, fase que a criança começa a traçar linhas no papel assim que vê um lápis. Nesse estágio, a criança rabisca sem intenção e sem controle, de forma desordenada e que aos poucos vai percebendo seus movimentos, controlando e organizando seus traços. Esses rabiscos são exteriorizações dos seus sentimentos. Nessa etapa, o desenho humano não é percebido e tampouco idealizado, pois a criança está experimentando sensações e os próprios materiais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando