Buscar

UNIASSELVI - AVALIAÇÃP FINAL OBJETIVA SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637453) ( peso.:3,00)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Depois da Independência, o Brasil ganhou uma Constituição a qual tem como intuito organizar o Estado e limitar o poder. No entanto, observou-se que o fato de o Brasil ter uma Constituição não significou que existia um regime constitucional. Para isso, ele deveria legitimar a manifestação e a vontade do povo. Com relação aos direitos que foram garantidos pela Constituição de 1824, analise as sentenças a seguir:
I- A Constituição não manteve a escravidão.
II- A Constituição trouxe a liberdade de imprensa.
III- A Constituição trouxe a abolição de açoites e demais torturas cruéis.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	O desenvolvimento sustentável leva em consideração três pilares fundamentais, que são o social, o econômico e a proteção dos recursos naturais. Engana-se quem pensa que sustentabilidade está relacionada à ausência de exploração da natureza. Todavia, a utilização desses recursos deve ser feita de maneira harmoniosa, dentro dos aspectos supracitados. Analisando esta contextualização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O modelo de exploração atual não se enquadra nos princípios de sustentabilidade.
(    ) A exploração de um determinado recurso natural beneficia as populações locais, por provocar evasão de divisas.
(    ) A participação comunitária em órgãos de classe, ONGs e conselhos de meio ambiente ajuda na tomada de decisão, visando à sustentabilidade.
(    ) O desenvolvimento de políticas públicas que consideram os aspectos sociais e ambientais não são práticas comuns em nossos estados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	3.
	O tema da sustentabilidade começou a ganhar corpo em 1968, quando um pequeno grupo de líderes da academia, indústria, diplomacia e sociedade civil se reuniram num pequeno vilarejo em Roma. Esse grupo passou a ser chamado de Clube de Roma. Partindo desse marco, o tema sustentabilidade foi pauta de conferências mundiais específicas em que se delinearam conceitos, ações, diretrizes e metas na busca de promover o chamado desenvolvimento sustentável. Com base na trajetória dos marcos da sustentabilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em 1972, a ONU realizou a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente, em Estocolmo, em 1972, sendo criada a partir dela o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com a responsabilidade de promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.
(    ) Em 1984, realizou-se outra conferência, cujo principal resultado foi a criação de uma Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Organização das Nações Unidas (ONU) e teve como temas principais a economia verde no contexto do desenvolvimento econômico sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
(    ) Em 1992, realizou-se, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o desenvolvimento, que ficou conhecida como Cúpula da Terra ou popularmente chamada de Rio-92 e teve como principais resultados a introdução do assunto da sustentabilidade diretamente na agenda pública e a adoção da Agenda 21 e da Carta do Rio de Janeiro.
(    ) Em 2012, realizou-se, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio+20, criando-se uma nova declaração universal sobre a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, intitulado Relatório Brundtland, também conhecido como Nosso Futuro Comum. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	A Constituição de 1824 trouxe alguns benefícios com relação à vida econômica e social, melhores condições de trabalho, entre outros aspectos. Ela permaneceu até a Proclamação da República, sendo que dois anos depois da proclamação é que se instalou a Constituição Republicana no Brasil. A Constituição Republicana se instaurou no Brasil em 1891 e há ações que podem ser consideradas avanços para o Brasil. Sobre essas ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A separação definitiva da Igreja do Estado.
(    ) Voto a descoberto.
(    ) Abolição das penas de galés.
(    ) Liberdade de associação e reunião sem armas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	A diferença entre os hábitos das sociedades nômades e sedentárias fica clara ao analisá-la em conjunto. Os povos nômades, por exemplo, eram coletores, enquanto que o sedentarismo se baseia na produção. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que determina o regime do uso dos recursos naturais no nomadismo e sedentarismo, respectivamente:
	 a)
	Rodízio e regime intensivo.
	 b)
	Rotação de culturas e rodízio.
	 c)
	Regime intensivo e regime predatório.
	 d)
	Regime exaustivo e rotação de culturas.
	6.
	Os ciclos econômicos brasileiros afetaram de maneiras diversas o meio ambiente e, consequentemente, a sociedade envolvida na época e região. A compreensão da relação entre índios, negros e europeus e sua relação com a degradação ambiental é o ponto de partida para o entendimento da situação atual da relação sociedade e meio ambiente. Com relação aos ciclos econômicos brasileiros, analise as sentenças a seguir:
I- Ciclo do Pau-Brasil desencadeou a devastação da Mata Atlântica brasileira.
II- Ciclo do Café ocasionou desmatamento de grandes áreas, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
III- Ciclo da Mineração é responsável pela perda de mananciais, contaminação da água por metais pesados.
IV- Ciclo da Borracha ocasionou a destruição de habitats e nichos de espécies nativas da Região Sul do país. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	Ao colonizarem o Brasil, os portugueses extraíram todos os recursos naturais da então colônia de forma extrativista. Entretanto, essa cultura permanece até hoje. Qual o modelo econômico adotado no Brasil que reforça essa cultura extrativista?
	 a)
	Desenvolvimento sustentável.
	 b)
	Socialismo.
	 c)
	Industrialização.
	 d)
	Capitalismo.
	8.
	As questões ambientais passaram a fazer parte do cenário brasileiro devido às problemáticas ambientais. Praticamente não havia políticas públicas voltadas para o meio ambiente no Brasil, fazendo-se necessário e urgente o seu fortalecimento. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o momento em que foram criadas importantes estruturas públicas de regulação das políticas públicas ambientais no Brasil:
	 a)
	Foi a partir da terceira reunião, a Rio+10, em Joanesburgo, África do Sul, em 2002, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
	 b)
	Foi a partir da segunda reunião no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
	 c)
	Foi a partir da primeira reunião em Estocolmo, Suécia, em junho de 1972, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
	 d)
	Foi a partir da primeirareunião no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
	9.
	A produção e o consumo sustentáveis são conceitos que procuram expressar compromissos e estratégias de desenvolvimento econômico nos marcos da sustentabilidade socioambiental, são elementos fundamentais e necessários ao enfrentamento das grandes questões ambientais do nosso tempo. O que é uma produção sustentável?
	 a)
	A disponibilidade de um recurso não renovável, preocupando-se apenas com o lucro gerado.
	 b)
	A sustentabilidade da indústria, perante a utilização de recursos não renováveis.
	 c)
	A utilização indefinida de um recurso renovável, sem prejudicar sua disponibilidade futura.
	 d)
	A exploração desenfreada dos recursos naturais, sem se preocupar com a disponibilidade futura desses recursos.
	10.
	O princípio da dignidade da pessoa humana está consagrado na Constituição Federal (art. 1o), estabelecendo o que são fundamentos da República e do Estado Democrático de Direito, entre outros, a dignidade da pessoa humana. Com relação à dignidade humana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dignidade, uma palavra oriunda do latim dignitas, que significa honra, virtude. Fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, à liberdade e à igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais.
(    ) A condição de dignidade humana permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual. 
(    ) A dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para uma vida digna.
(    ) A proteção e a defesa da dignidade da pessoa humana alcançam importância significativa neste século, principalmente em virtude dos avanços tecnológicos e científicos experimentados pela humanidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	11.
	(ENADE, 2005) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção CORRETA:
	 a)
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
	 b)
	Segundo as ciências sociais, a sociedade ocidental não possui elementos de cultura autoritária.
	 c)
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
	 d)
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
Parte inferior do formulário

Continue navegando