Buscar

Teoria Tridimensional do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões
1. Quais são os temas tratados no artigo?
O artigo trata sobre o conceito de Direito, justiça, sobre a distinção entre doutrinas, sobre a tridimensionalidade do direito.
2. Nas páginas 302 e 303, o autor fala sobre as 3 (três) escolas do pensamento jurídico. Quais são elas? Quais as características mais relevantes de cada uma?
teoria dos fenômenos jurídicos que diz a respeito dos fatos (sociologismo jurídico); experiência jurídica que cuida dos interesse e valores(moralismo jurídico); e teoria da norma jurídica que é o jurídico positivismo(Normalismo).
3. Qual foi o problema encontrado por Miguel Reale quanto à estrutura da experiência jurídica?
 O grande problema é que, embora repudiem os monismos, não combinam aqueles três elementos necessários de Fato, Valor e Norma: quando muito, unem perspectivas diferentes, somando problemas .Segundo Miguel Reale, a Teoria Tridimensional do Direito só se aperfeiçoa quando, de maneira precisa, entende-se a interdependência e correlação necessária de fato, valor e norma que compõem o fenômeno do Direito como uma estrutura social necessariamente axiológico-normativa.
4. Segundo Hans Kelsen, o que é norma jurídica? 
 Norma jurídica para Kelsen é o Direito, que não é nada mais do que norma.
5. Segundo Miguel Reale, o que é norma jurídica? 
É toda a integração entre o fato, valor e norma.
6. Segundo Miguel Reale, o que é a dialeticidade dos 3 elementos?
 Fato, norma e valor eles se dialetizam .Há um a dinamicidade integrante e convergente entre esses três fatores, de tal maneira que nós temos três ordens de dialética, conforme o seu sentido dominante.
7. Explique as 3 ordens de dialética e suas respectivas ligações com as escolas do
pensamento jurídico, segundo Miguel Reale. 
O fato é um acontecimento que envolve interesses dos homens e que sejam regulados por uma ordem jurídica (sociologismo jurídico). O valor diz respeito à moral intrínseca ao direito(moralismo jurídico) . Por sua vez, a norma impõe um comportamento social organizacional aos indivíduos(Normalismo).
8. Para Reale, como se explica a dialética com a inserção do elemento “Poder”? 
Segundo Reale, uma norma não surge apenas de valores e e de fatos, é necessário que haja uma autoridade que decide sua conveniência e oportunidade, elegendo e consagrando uma das vias normativas possível, e essa autoridade é o poder.
9. Miguel Reale cita em seu artigo 2 casos práticos. Como ele soluciona esses casos? O que você aprendeu com as soluções apresentada por ele? 
Com base na sua experiência, e ao estudo dessa tridimensionalidade, no qual os três elementos se dialetizam entre eles para obter um resultado. Os dois casos foram resolvidos em relação dessa dialética entre o fato, valor e a norma.
10. Como o autor conceitua a Justiça e qual a importância desse valor no ordenamento jurídico?
Para Reale, a justiça não é um valor que tenha um fim em si mesma: é um valor supremo, cuja valia consiste em permitir que todos os valores valham, numa harmonia coerente de ideias e de atitudes. A justiça é a palavra que nos vem a cabeça quando pensamos em direito, é de suma importância para o ordenamento jurídico, mas claro que a justiça ela agrega valores que devem ser exercidos em conjunto para que seja justa. É através do ordenamento jurídico que os juristas em sua carreiras irão tirar conclusões para julgar e exercer sua funções, muita das vezes não concordamos com tal justiça por esse motivo vale a agregação de valores, como o mérito dos juízes em julgar tal situação.

Continue navegando