Buscar

Vidrarias de Laboratório

Prévia do material em texto

Docente: Bianca Mota Matéria: Práticas em Biomedicina I
Discente: Bruna Batista Sala: MR01
 Vidrarias de Laboratório 
·	Balão de fundo chato
Utilizado como recipiente para conter liquídos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com despredimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé com Tela de amianto, ou seja, pode ser colocado sobre a superfície sem o risco de cair. 
·	Balão de fundo redondo
Utilizado principalmente em sistemas de refluxo, destilação e evaporação a vácuo, acoplado a Rotaevaporador. E visto que seu fundo é arredondado, ele pode ser usado em uma manta aquecedora, o que permite um aquecimento da solução por igual em toda a sua extensão. 
·	Balão volumétrico
Possui volume definido e é utilizado paro o preparo de soluções em laboratório. 
·	Becker 
Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a Tela de amianto. Não é uma vidraria de laboratório que possui a graduação com muita exatidão.
·	Erlenmeyer
Também pode ser usado para proceder reações entre soluções, aquecimento de líquidos, dissolver substâncias, mas também serve para armazená-las. Visto que tem a boca mais estreita, possui mais fácil manuseio, por isso, é muito utilizado em titulações. Além do mais, esse afunilamento ajuda a diminuir as chances de perda de material. 
·	Pipeta graduada
Utilizada para medir e transferir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida. 
·	Pipeta volumétrica
Usada para medir e transferir volumes de líquidos. Não pode ser aquecida e possui grande precisão de medida.
·	Proveta ou Cilindro graduado
Serve para medir e transferir volumes de líquidos, com a transferência sendo realizada com mais fácil manuseio que as Pipetas. Porém, a sua graduação volumétrica é menos precisa que a das Pipetas.
·	Bureta
Assim como as Pipetas, a Bureta mede e transfere volumes de líquidos e soluções, mas eles são colocados nela pela parte superior, que é aberta e maior. Além disso, ela possui uma torneira embaixo que pode ser aberta para fazer escoar o líquido de forma rápida e gota a gota, de modo que o volume transferido seja exatamente o desejado. Ela é muito utilizada em titulações.
·	Kitassato
É usado em filtrações a vácuo, sendo acoplado por uma mangueira a uma trompa de água ou à bomba de vácuo, que criam o vácuo no interior do Kitassato, por meio da pressão de sucção exercida, e acelera a filtração pela falta de resistência do ar. Utilizado em conjunto com o Funil de Buchner.
·	Funil de Buchner
Utilizados em filtrações a vácuo. Pode ser usado com a função de filtro em conjunto com o Kitassato. Usa-se um papel de filtro.
·	Funil de separação ou de bromo
Utilizado na separação de líquidos não miscíveis e na extração líquido/líquido. Possui uma espécie de torneira na parte de baixo, que, ao ser aberta, escoa lentamente o líquido mais denso para um Becker ou Erlenmeyer que está posicionado na abertura embaixo. O líquido menos denso que fica no funil deve, então, ser retirado pela parte superior para evitar contaminação. 
·	Funil de haste longa ou de vidro
Usado na filtração e para retenção de partículas sólidas com auxílio de um filtro de papel. Não deve ser aquecido. 
·	Tubo de ensaio
Empregado para fazer reações em pequena escala, principalmente em testes de reação em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama do Bico de Bussen. 
·	Dessecador
É um recipiente fechado que contém um agente de secagem (desecante, geralmente sílica-gel) e que possui a tampa lubrificada com graxa de silicone para que seja hermeticamente fechada. É usado para guardar substâncias em ambientes com baixo teor de umidade.
·	Vidro de relógio
Peça de vidro de forma côncava, é usada para pesar pequenas quantidades de substâncias, evaporar soluções e cobrir béqueres ou outros recipientes para não deixar o líquido ou a solução evaporar ou ser contaminada. A Placa de Petri também pode ser usada para essas finalidades. Ambas as vidrarias não podem ser aquecidas diretamente.
·	Placas de Petri
São mais usadas em laboratórios de Biologia para desenvolver meios de cultura bacteriológicos, para observar a germinação das plantas e de grãos de pólen ou o comportamento de pequenos animais. Na Química, são utilizadas para reações em escala reduzida e também para deixar repousar cristais e filtrados.
·	Vareta de vidro ou Bastão de vidro
É usada para misturar ou agitar soluções.
·	Condensador
É usado para condensar ou liquefazer vapores. É muito utilizado em destilações para separar misturas homogêneas dos tipos sólido-líquido ou líquido-líquido. 
·	 Almofariz com pistilo 
Usado na trituração e pulverização de sólidos. 
·	Cadinho 
Peça geralmente de porcelana cuja utilidade é aquecer substâncias a seco e com grande intensidade, por isto pode ser levado diretamente ao Bico de Bussen.
·	Cápsula de porcelana 
Peça de porcelana usada para evaporar líquidos das soluções.

Continue navegando