Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO - AULA 5 ÉTICA E REPRODUÇÃO HUMANA

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
TESTE DE CONHECIMENTO - AULA 5 – ÉTICA E REPRODUÇÃO HUMANA
		1.
		O conjunto de técnicas para o tratamento da infertilidade conjugal que envolvem a manipulação em laboratório de, pelo menos, um dos gametas, espermatozóides ou óvulos, recebe o nome de:
	
	
	
	Aborto Espontâneo.
	
	
	Gestação de Substituição.
	
	
	Reprodução Assistida.
	
	
	Bebê de Proveta.
	
	
	Infertilidade.
	Explicação: O conjunto de técnicas para o tratamento da infertilidade conjugal, que envolvem a manipulação em laboratório de, pelo menos, um dos gametas, espermatozoides ou óvulos, recebe o nome de Reprodução Assistida.
		2.
		Independente dos diversos conceitos que existem sobre vida humana, quando se fala em reprodução humana, o que é assegurado pela legislação para que este ato seja colocado em prática?
	
	
	
	Direito de escolher a normalidade genética da criança 
	
	
	Direito de estruturar a família heterossexual
	
	
	Direito de escolher o sexo da criança
	
	
	Direito de formar uma família 
	
	
	Direito de reproduzir vida humana
	Explicação: As questões éticas envolvidas nos procedimentos ligados à reprodução humana abarcam uma série de aspectos, mas seu conceito básico é: o objetivo da reprodução é a geração da vida.
		3.
		"No Brasil, as mulheres pobres, jovens e nordestinas são mais vulneráveis aos abortos inseguros. No ano passado [2006], a média diária foi de 686 internações no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de complicações pós-aborto. O estudo diz que a população pobre é principal vítima porque não tem acesso a clínicas particulares nem remédios abortivos de menor risco do que práticas medievais como a introdução de agulhas de tricô que perfuram o útero, atingindo muitas vezes a bexiga ou o intestino da gestante." (WEBER, O Globo, 2007). A situação apresentada estabelece uma crítica a atual posição do Brasil no que diz respeito ao aborto. Sabe-se que atualmente o aborto é legalizado em algumas situações específicas. São elas:
	
	
	
	risco materno, solicitação do pai e síndrome de Down
	
	
	risco de vida materno, estupro e anencefalia
	
	
	estupro, má formação congênita e gravidez indesejada
	
	
	estupro, gravidez indesejada e paralisia infantil
	
	
	anencefalia, gravidez indesejada e solicitação do pai
	Explicação: Existem condições previstas na legislação brasileira para a autorização de abortos legais (estupro e risco de vida materno) e propostas que flexibilizam estas condições estendendo-as à existência de anomalias fetais que implicam na possibilidade de doenças congênitas graves e irreversíveis (anencefalia, por exemplo).
		4.
		Em 2008 o Vaticano publicou um documento sobre aspectos da bioética e reprodução humana. Neste documento, a Igreja Católica considera as tecnologias de fertilização que auxiliam os casais na procriação como sendo:
	
	
	
	Ilícitas ética e moralmente, preservando o entendimento do documento Donum Vitae editado em 1987.
	
	
	Lícitas desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si e considera moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação do ato sexual como a criogenia ou a fecundação ¿in vitro¿.
	
	
	Lícitas desde que se utilizem de tecnologias de inseminação artificial sem que seja necessário o contato sexual entre as partes.
	
	
	Lícitas desde que não haja o contato sexual como a fecundação ¿in vitro¿ e moralmente ilícitas quando estas tecnologias implicam em atos sexuais desvinculados do matrimônio.
	
	
	Lícitas na medida em que preservarem o ato sexual procriativo entre casais oficialmente instituídos e moralmente ilícitas quando efetuado por pessoas sem o vínculo matrimonial estabelecido.
		5.
		Leia a reportagem a seguir: "Cientistas das Universidades de Kyoto, no Japão, e Winsconsin, nos Estados Unidos, conseguiram recentemente obter iPS (sigla em inglês para 'célula-tronco pluripotente induzida'). (...) Induzí-las a um estado pluripotente (significa que elas passaram a ter o potencial de desenvolver-se em qualquer tipo de célula do corpo humano). Como este procedimento não carrega o peso moral envolvido na pesquisa com células embrionárias e tem custo reduzido, acredita-se que muitos laboratórios irão começar a trabalhar neste campo" (Jornal do Brasil, 02/12/2007). O desenvolvimento de novas tecnologias traz novas questões a serem pensadas. Assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	O mesmo instrumento pode servir a objetivos radicalmente distintos, portanto deve-se considerar a diferença existente entre a tecnologia em si e o uso que se fará dela.
	
	
	Certas tecnologias impactam a esfera macro da sociedade, envolvendo princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde.
	
	
	As novas tecnologias impactam negativamente a forma de vida da população, pois seus efeitos adversos são desconhecidos.
	
	
	A implantação de novas tecnologias pode afetar diretamente o modo de vida da população, seu comportamento e hábitos.
	
	
	A cada nova tecnologia implementada, novos debates éticos se colocam para responder aos seus impactos.
		6.
		No Brasil a interrupção gestacional é um procedimento clínico considerado crime. Esta interrupção denomina-se:
	
	
	
	Aborto
	
	
	Gravidez
	
	
	Ortotanásia
	
	
	Prevenção
	
	
	Distanásia
		7.
		A Igreja Católica possui um extenso documento intitulado ¿Instrução sobre o respeito à vida humana em suas origens e a dignidade da procriação em resposta a determinadas questões da atualidade¿. Neste documento (Donum Vitae) datado de 1987, está descrito:
	
	
	
	Fica formalmente estabelecido, pela ciência, que o início da vida humana se dá no momento do nascimento.
	
	
	Considera como lícita a fertilização que auxiliam os casais a procriarem desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo.
	
	
	Fica formalmente estabelecido, pela ciência, que o início da vida humana se dá no momento em que ocorre a fecundação.
	
	
	Fica formalmente estabelecido que, pela perspectiva da Igreja, o início da vida humana se dá no momento em que ocorre a fecundação.
	
	
	Fica formalmente estabelecido que, pela perspectiva da Igreja, o início da vida humana se dá no momento do nascimento.
		8.
		Um casal homossexual feminino decidiu adotar uma criança, mas a burocracia com papéis e documentos foi tanta, além do preconceito enfrentado, que o casal optou pela reprodução assistida. Isso só foi possível porque:
	
	
	
	Um casal homossexual feminino tem mais dificuldades com a adoção do que um casal homossexual masculino.
	
	
	A legislação autoriza que mulheres utilizem sêmen doado para gestação independente da existência de vínculo familiar formal.
	
	
	A adoção no Brasil não contempla casais homossexuais e a burocracia visa dificultar sua entrada na lista nacional de adoção.
	
	
	A reprodução assistida é um método que beneficia homens e mulheres apesar de não ser prevista em lei.
	
	
	As dificuldades da reprodução assistida são excludentes para casais homossexuais masculinos e femininos, conforme o Princípio da Diferenciação.

Continue navegando