Buscar

Políticas Sociais da Assistência Social Prova Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Os avanços na área social foram conquistados principalmente pela lei da Seguridade Social. Esses avanços devem ser analisados cautelosamente, pois materializá-los enquanto prestação efetiva de serviços demanda de montantes de recursos, compreensão e competência. Neste sentido, discorra sobre as áreas que a Seguridade Social abarca, e quem são os responsáveis por elas, segundo a Constituição Federal.
	Resposta Esperada:
A seguridade social abarca três áreas destinadas a assegurar os direitos referentes à saúde, à previdência e à assistência social, através de um conjunto interligado de ações de inciativas dos poderes públicos e da sociedade.
	2.
	A Proteção Social estabelecida pela política de Assistência Social versa sobre o conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios e auxílios ofertados. Com ela, prega-se a redução e prevenção do impacto das instabilidades naturais ao ciclo de vida, assim, a família é vista como o núcleo fundamental que também tem o direito de cobrar o dever do Estado. Desta forma, disserte sobre as duas modalidades e características dos benefícios sociais previstos na LOAS que contribuem para proteção social.
	Resposta Esperada:
A modalidade dos benefícios previstos na LOAS se diferencia em Prestação Continuada e Eventual. O Benefício de Prestação Continuada ? BPC ? é concedido aos idosos e pessoas com deficiência, é um benefício individual, não vitalício e intransferível, que garante o repasse mensal de 1 (um) salário-mínimo à pessoa com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família. As condições que deram direito ao BPC devem ser reavaliadas a cada dois anos para a continuidade. 
Os Benefícios Eventuais são de responsabilidade da gestão municipal, através de financiamento próprio e cofinanciamento do estado. Os referidos benefícios são de caráter adicional e provisório, ofertado às pessoas e famílias em alguma eventualidade, como desastres, nascimento, falecimento, e outras vulnerabilidades sociais.

Continue navegando