Buscar

Políticas Sociais da Assistência Social (SES95) 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Políticas Sociais da Assistência Social (SES95)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:650111) ( peso.:4,00)
	Prova:
	23620721
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Historicamente, os direitos políticos e sociais em todos os setores da sociedade e a ampliação dos recursos na área social são limitados. Assim, as opções técnicas e racionais se tornam automatizadas, mediante os discursos que são propagados equivocadamente aos interesses políticos individualistas e particulares. Diante desta realidade, descreva como, historicamente, os políticos se relacionam com os equipamentos e as políticas sociais públicas e para que esta prática contribui.
	Resposta Esperada:
Ainda nos dias atuais, os políticos se beneficiam das políticas e equipamentos públicos, pois através de seus cargos, fazem uso dos serviços e equipamentos públicos para fazer politicagem eleitoreira. Essa prática contribui de forma decisiva para a eliminação dos meios de acesso da população nas políticas públicas sociais na perspectiva do direito.
	2.
	A Proteção Social estabelecida pela política de Assistência Social versa sobre o conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios e auxílios ofertados. Com ela, prega-se a redução e prevenção do impacto das instabilidades naturais ao ciclo de vida, assim, a família é vista como o núcleo fundamental que também tem o direito de cobrar o dever do Estado. Desta forma, disserte sobre as duas modalidades e características dos benefícios sociais previstos na LOAS que contribuem para proteção social.
	Resposta Esperada:
A modalidade dos benefícios previstos na LOAS se diferencia em Prestação Continuada e Eventual. O Benefício de Prestação Continuada ? BPC ? é concedido aos idosos e pessoas com deficiência, é um benefício individual, não vitalício e intransferível, que garante o repasse mensal de 1 (um) salário-mínimo à pessoa com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família. As condições que deram direito ao BPC devem ser reavaliadas a cada dois anos para a continuidade. 
Os Benefícios Eventuais são de responsabilidade da gestão municipal, através de financiamento próprio e cofinanciamento do estado. Os referidos benefícios são de caráter adicional e provisório, ofertado às pessoas e famílias em alguma eventualidade, como desastres, nascimento, falecimento, e outras vulnerabilidades sociais.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina