Buscar

AD1 Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO I
Coordenador: Prof. Clézio dos Santos AD1-2020.1
Questão 1 – A sistematização do pensamento geográfico só ocorreu no século XIX, em função de um conjunto de condições históricas associadas ao processo de avanço do capitalismo na fase imperialista e da própria evolução do pensamento dado, sobretudo, em função de novas filosofias e formas de interpretação do mundo. Dessas condições históricas, Moraes (1997) assinalara alguns pressupostos que favorecem a formação da Geografia como saber sistematizado. Cite os pressupostos e os comente. (2,5)
 R: 1- Ampliação do conhecimento do mundo propiciada pela expansão maritima europeia. 
 Comentário: Era necessario saber sobre qual era a real extensão de terra, para desenvolver estudos e pesquisas sobre o assunto.
 2- A produção de inventários sobre os lugares realizados em expedições exploratórias e cientificas.
 Comentário: Há o recolhimento de informações já levantadas sobre variados espaços terrestres, para ser construído um relatório certo sobre a Geografia. 
 3- A melhoria das técnicas de navegação e, por conseguinte, uma melhora gradual das técnicas cartográficas.
 Comentário: Era necessário haver possibilidades de representação dos fenômenos observados, e da localização dos territórios, assim foi possível a utilização de técnicas mais avançadas ligadas a cartografias.
 4- A formação dos estados nacionais e a necessidade de racionalizar gestão do território, população e recurso naturais.
 Comentário: Permite o reconhecimento dos espaços como territórios, estudo de toda a população e dos recursos naturais que a população depende.
 5- As correntes filosóficas do século XXI, que valorizam a expedição racional do mundo, e com isso, valorizam temas geográficos, especialmente ligados a natureza e seus fenômenos.
 Comentário: Está representando o início da explicação das relações da Geografia x natureza. A Geografia nela teve uma base cientifica sólida para suas indagações.
 6- As teorias evolucionistas, que colocaram em discussão a relação entre natureza e sociedade, buscando identificar os efeitos da natureza sobre a sociedade.
 Comentário: Reconhecimento da autoridade geográfica. As teorias evolucionistas colocaram em discussao a base sólida da geografia, a qual apresentava necessidade de estudos sobre tudo que envolve o espaço geográfico, dando fundações teóricas e filosóficas para a geografia. 
Questão 2 – A geografia de Vidal de La Blache sofreu a influência de seu tempo, La Blache foi um defensor do Estado francês, mas com uma diferença, construída sobre dois pilares: uma suposta neutralidade científica e uma crítica em relação à obra de Ratzel. Aponte e descreva as três críticas feitas por La Blache. (2,5)
R: Primeira: haveria uma politização explícita da parte de Ratzel quanto aos interesses alemães. Para Vidal, uma ciência neutra não poderia se portar dessa maneira.
Segunda: Ratzel valorizou demais o papel da natureza, minimizando o elemento humano. Para La Blache, era preciso valorizar o elemento humano para muito além das influências do meio.
Terceira: a relação mecânica entre homem e natureza proposta por Ratzel. Com isso propôs uma postura relativista, a partir da qual o homem pudesse ter algum papel ativo, e não ser apenas uma marionete da natureza.
Questão 3 – Dentre as correntes de renovação da Nova Geografia, explique as características da Geografia Crítica e da Geografia Humanística, tecendo suas diferenças em relação ao entendimento do Espaço Geográfico. (2,5)
R: Geografia Humanística: valoriza o sujeito e sua subjetividade. Essa corrente permitiu a valorização de temas culturais na Geografia e tem por base a ideia de que a percepção e a valorização do sujeito em relação ao espaço onde vive, trabalha e circula, devem ser incorporadas às análises da Geografia.
Geografia crítica: rompe a neutralidade da geografia tradicional, trazendo ao homem capitalista uma ideia de como usar o espaço.
Na diferenciação entre as duas, a geografia crítica falha no quesito de melhor compreensão dos aspectos ecológicos e energéticos. Deixando a falta em sua base de tomada de consciência, conceitual e analítica para tratar de temas sobre a relação homem-natureza. A geografia humanistica considera que a compreensão do comportamento humano é o mais importante, juntamente da ação humana individualmente. Há uma valorização da relação do homem com o meio, diferentemente da geografia crítica. 
Questão 4 – Lobato Corrêa (1995) chama atenção que quando o homem realiza trabalho, ou seja, quando o homem transforma a natureza, ele está produzindo o espaço. Dessa forma, o autor destaca dois pontos fundamentais quanto ao espaço, que denominará de “organização espacial”. Cite os dois pontos, suas características e os exemplifique com exemplos de sua cidade ou região. (2,5)
R: Primeiro ponto: Produção. Ao produzir o espaço, o homem necessita, nesse ato, criar as condições para a sua reprodução social; ou seja, ele precisa agregar ao espaço um conjunto de objetos que lhe permitam se reproduzir socialmente. Exemplo: Horto Municipal.
Segundo ponto: formato que essa organização espacial irá assumir. É uma expressão da produção material do homem, resultado de seu trabalho, temos que ela refletirá as características culturais, econômicas e sociais do grupo que a criou. Exemplo: Feirinha ecológica.

Outros materiais