Buscar

AD1 Geografia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO I
Coordenador: Prof. Clézio dos Santos AD1-2020.2
Questão 1 – A sistematização do pensamento geográfico só ocorreu no século XIX, em função de um conjunto de condições históricas associadas ao processo de avanço do capitalismo na fase imperialista e da própria evolução do pensamento dado, sobretudo, em função de novas filosofias e formas de interpretação do mundo. Dessas condições históricas, Moraes (1997) assinale alguns pressupostos que favorecem a formação da Geografia como saber sistematizado. Cite os pressupostos e os comente. (2,5)
Moraes (1997) assinalará alguns pressupostos que favoreceram a formação da Geografia como um saber sistematizado. São eles:
1- A ampliação do conhecimento do mundo propiciada pela expansão marítima européia.
Comentário: Com as navegações de conhecia cada vez mais o território e se reuniam mais informações para se alcançar uma melhor extensão territorial do planeta para embasar pesquisas e estudos neste cenário.
2 - A produção de inventários sobre os lugares realizados em expedições exploratórias e científicas.
Comentário: A fim de se obter a sistematização das informações através de relatórios geográficos, as informações coletadas são reunidas em relação aos variados espaços terrestres.
3- A melhoria das técnicas de navegação e, por consguinte, uma melhora gradual das técnicas cartográficas.
Comentário: Havia uma necessidade de representar a localização dos territórios e dos episódios vivenciados e observados. E com isso as maneiras de se pensar de fazer cartografia se aprimoraram, numa nova metodologia.
4-As correntes filosóficas do século XVIII, que valorizaram a explicação racional do mundo, e com isso, valorizaram temas geográficos, especialmente ligados à natureza e seus fenômenos.
Comentário: A Geografia concreta tem por base as filosofias do século XVII, que mostra as relações de Geografia X natureza para atender as suas inquietações e indagações.
5- A formação dos estados nacionais e a necessidade de racionalizar a gestão do território, população e recursos naturais.
 Comentário: Dá acesso a identificação dos espaços como territórios; pesquisas envolvendo toda a massa e também dos recursos naturais que as pessoas dependem.
6- As teorias evolucionistas, que colocaram em discussão a relação entre natureza e sociedade, buscando identifi car os efeitos da natureza sobre a sociedade.
Comentário: As teorias evolucionistas colocaram em pauta a base sólida da Geografia, em se tratar da necessidade existente sobre pesquisas relacionadas das relações do espaço geográfico. E com isso propiciaram a geografia seu reconhecimento em toda a sua autoridade de ciência, apropriando fundamentações teóricas e de cunho filosófico para a mesma.
Questão 2 – A geografia de Vidal de La Blache sofreu a influência de seu tempo, La Blache foi um defensor do Estado francês, mas com uma diferença, construída sobre dois pilares: uma suposta neutralidade científica e uma crítica em relação à obra de Ratzel. Aponte e descreva as três críticas feitas por La Blache. (2,5)
*Primeira: haveria uma politização explícita da parte de Ratzel quanto aos interesses alemães. Para Vidal, uma ciência neutra não poderia se portar dessa maneira.
*Segunda: Ratzel valorizou demais o papel da natureza, minimizando o elemento humano. Para La Blache, era preciso valorizar o elemento humano para muito além das infl uências do meio.
*Terceira: a relação mecânica entre homem e natureza proposta por Ratzel. Com isso propôs uma postura relativista, a partir da qual o homem pudesse ter algum papel ativo, e não ser apenas um marionete da natureza.
Questão 3 – Dentre as correntes de renovação da Nova Geografia, preencha o quadro abaixo e explique as características da Geografia Crítica e da Geografia Humanística, tecendo suas diferenças em relação ao entendimento do Espaço Geográfico. (2,5)
	Geografia Crítica
	Geografia Humanística
	Uma corrente higemônica do processo de enovação da geografia. Originária dos autores de 1950 e 1960, que almejavam encontrar críticas ás suas análises, principalmente paltadas no pensamento maxista. Com um olhar crítico em torno na visão da realidade, tendo como ponto de partida o espaço. Será a partir do espaço geográfico, como um protagonista nos esrudos da Geografia. Trás uma nova visão em relação à imparcialidade da geografia tradicional, isto é, o homem como sujeito capitalista adquire hipóteses de como se utilizar dos espaços.
	Pensamentos em relação á criança e sua relação com o mundo e si mesma. Incorporação da valorização do infante e dos espaços subjetivos nas classes. Contudo, essa ideia centralizada pode atrapalhar sobre uma visão mais geral em se tratar das leituras dos fenômenos. Corrente que deu ênfase aos temas culturais na Geografia e como ponto de partida se utiliza da acuidade e a promoção do sujeito em se tratar do ambiente e do espaço em que vive, em seu ofício e no seu percurso de locomoção. Todas estas informações ligadas diretamente a tudo o que envolve a individualidade são levadas em conta nos levantamentos e análises da Geografia Humanística
Questão 4 – Lobato Corrêa (1995) chama atenção que quando o homem realiza trabalho, ou seja, quando o homem transforma a natureza, ele está produzindo o espaço. Dessa forma, o autor destaca dois pontos fundamentais quanto ao espaço, que denominará de “organização espacial”. Cite os dois pontos, suas características e os exemplifique com exemplos de sua cidade ou região. (2,5)
Lobato(1995) chama a atenção para a questão da reprodução. Pois ao ato de produzir o espaço, o homem necessita de criar condições para sua reprodução social, isto é, ele precisa acrescentar ao espaço um conjunto de objetos como uma residência, as plantações, a escavação de poços, etc; que permitam se reproduzia socialmente. E com o tempo, as tecnicas vão se aprimorando e ganhando ramificações e novas possibilidades.
Ex: como as diversas plantações de legumes e verduras da minha região, os diversos tipos de moradia da minha cidade, os poços artesianos feitos no meu bairro, etc.
O segundo ponto fundamental que o autor aborda é o formato que esta organização espacial irá assumir. Se pensarmos que a organização espacial é uma expressão da produção material do homem, resultado de seu trabalho, temos que ela refletirá as características culturais, econômicas e sociais do grupo que a criou. Assim sendo, se considerarmos a sociedade capitalista, veremos que a organização do espaço refletirá as relações entre as classes sociais. Como exemplo pode citar os condomínios fechados ou os conjuntos habitacionais populares.
Ex: Posso citar na minha cidade um bairro onde somente as pessoas com classe social alta residem, e com o almento desta região pessoas são empregadas e novos espaços são mudados. Ou ainda na comunidade que agrupa um maior número de pessoas com dondições financeiras baixas, com suas casas simples e muitas das vezes construidas de maneira irregular.
Referências:
Aulas 1 a 4 do material didático, disponível em: <<https://graduacao.cederj.edu.br/ava/mod/folder/view.php?id=14368>>. Acesso em 22 de aosto de 2020.

Outros materiais