A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
avaliação final (objetiva) Uniasselvi

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	A caracterização do nexo causal para se verificar se uma doença é decorrente do trabalho inicia-se através do CID, ou seja da Classificação Internacional da Doença, que o médico que atende o doente descreve no prontuário. Esta mesma classificação deve ser reafirmada na elaboração da CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho. Então, o médico perito da Previdência Social compara esse CID com o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica). Esse cruzamento de informações pode ser feito de algumas formas. Sobre estas formas de caracterização do nexo causal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cruzando os dados de CNAE e CID, ou seja, entre o ramo de atividade e doença, mas sempre em conformidade com a Lista do Regulamento da Previdência Social.
(    ) O médico perito não precisa se guiar nas listas da Previdência, ou seja, tendo total autonomia para avaliar se é ou não doença do trabalho.
(    ) É possível considerar uma hipótese excepcional, em que o perito relaciona as condições de trabalho do ambiente com o trabalho executado, e se estes possuem relação direta.
(    ) Pode ser através do agravamento de um agente etiológico oriundo dos fatores de risco do ambiente de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	2.
	A Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador é discutida desde 2004 e abrange setores envolvidos com a questão, desde instituições governamentais, organizações empresariais, instituições públicas e privadas, até representantes dos profissionais da saúde, sindicatos e demais entidades de classes. Com relação aos esforços do governo para tornar eficaz as ações relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I- O poder Legislativo é responsável pela edição de leis específicas.
II- As exigências dos empregadores que buscam exigir melhores condições de trabalho, uma vez que seus advogados não lhe instruem devidamente.
III- O Executivo através da fiscalização e campanhas de conscientização das Delegacias Regionais do Trabalho.
IV- O Judiciário, com a estipulação de leves indenizações aos trabalhadores, nos casos de acidentes com culpa caracterizada pelo trabalhador.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ITANI, Alice; VILELA JUNIOR, Alcir. Meio ambiente & saúde: desafios para a gestão. Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, São Paulo, v. 1, n. 3, p.1-12, 30 abr. 2007. Disponível em: <http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/InterfacEHS/wp-content/uploads/2013/07/2007-art-2-portugues.pdf>. Acesso em: 4 ago. 2017.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	3.
	Na época da Revolução Industrial, com a inclusão da máquina a vapor nos processos industriais, a produtividade aumentou, mas sem qualquer preocupação com a situação do trabalhador, que passou a conviver em um ambiente de trabalho nada planejado, no qual havia grande concentração de pessoas e maquinários. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma consequência imediata a esse crescimento desenfreado:
	 a)
	Ficou evidente que o homem com relação às máquinas era um ser superior e, por isso, muito investimento em segurança do trabalho começou a ser feito, os acidentes na época reduziram consideravelmente, tudo de forma pacífica.
	 b)
	Ficou evidente que era necessário substituir todas as pessoas por máquinas e por um novo modelo fabril, já que a mão de obra dos trabalhadores, mesmo que necessária, estava causando revoltas e manifestações injustificadas.
	 c)
	Ficou evidente a fragilidade do homem com relação às máquinas, provocando revoltas do proletariado, que passou a se manifestar contra o modelo e exigir leis que os protegiam dessa exploração.
	 d)
	Ficou evidente a fragilidade do homem com relação às máquinas, provocando revoltas dos patrões, que passaram a se manifestar a favor de um novo modelo de redução de cargas horárias.
	4.
	Um trabalhador estava realizando o carregamento de caixas de mudas para um determinado local. Em um dado momento, a caixa vem a cair. A caixa e as mudas não foram danificadas devido à queda, nem o trabalhador foi lesionado. Analisando este contexto, como se denomina o evento não previsto que tem o potencial de conduzir a acidentes?
	 a)
	Probabilidade.
	 b)
	Incidente.
	 c)
	Perigo.
	 d)
	Situação.
	
	O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um exame médico ocupacional que tem o objetivo de verificar se o trabalhador estará apto para exercer sua futura atividade e avaliar demais situações do trabalhador no decorrer das suas atividades laborais. São os seguintes exames: admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional. Sobre o exame admissional, analise as sentenças a seguir:
I- Verifica a saúde contínua dos trabalhadores.
II- Exame que detecta se o trabalhador vai exercer suas atividades sem risco.
III- Exame que tem grande importância futura para a empresa, por isso deve ser feito detalhadamente.
IV- Verifica se o trabalhador estará apto para exercer uma nova atividade, visto que vai se expor a outros riscos de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 5 foi Cancelada.
	6.
	O engenheiro de segurança do trabalho surge nos anos 1970 nas empresas devido à exigência de lei governamental, com o objetivo de reduzir o número de acidentes. No entanto, tal profissional atuou como um fiscal dentro da empresa, e sua visão com relação aos acidentes de trabalho era apenas corretiva. Em 8 de junho de 1978, é criada a Portaria número 3.214, que aprova as Normas Regulamentadoras - NR, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, que obriga as empresas o seu cumprimento. Essas normas abordam vários problemas relacionados ao ambiente de trabalho e à saúde do trabalhador. Sobre as normas regulamentadoras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) É uma Norma Regulamentadora: Equipamentos de Proteção Individual - EPI.
(    ) É uma Norma Regulamentadora: atividade e operações insalubres.
(    ) É uma Norma Regulamentadora: atividades e operações não perigosas. 
(    ) É uma Norma Regulamentadora: segurança e saúde no trabalho em espaços confinados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BITENCOURT, Celso Lima; QUELHAS, Osvaldo Luis Gonçalves. Histórico da evolução dos conceitos de segurança. Webnode, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p.1-6, 1 fev. 2013. Disponível em: <http://files.seguranca-turmaa.webnode.com.br/200000025-0064c015c1/Histórico.pdf>. Acesso em: 7 ago. 2017.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	7.
	Os acidentes de trabalho geram custos também para o Estado. Incumbe ao Instituto Nacional do Seguro Social ? INSS ? administrar a prestação de benefícios, tais como auxílio-doença acidentário, auxílio-acidente, habilitação e reabilitação profissional e pessoal, aposentadoria por invalidez e pensão por morte. Estima-se que a Previdência Social gastou, só em 2010, cerca de 17 bilhões de reais com esses benefícios. Com relação aos acidentes de trabalho e as circunstâncias que assim o caracterizam, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Acidente de trajeto.
II- Acidente típico.
III- Doença profissional e ocupacional.
(    ) Também chamado de acidente do trabalho stricto sensu, é considerado um acontecimento brusco, repentino, inesperado, externo e traumático, ocorrido durante o trabalho ou em razão dele, que agride a integridade física ou psíquica do trabalhador.
(    ) Segundo os incisos do artigo 20 da Lei nº 8.213/91, equipara-se a acidente de trabalho.
(    ) Ocorre

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.