Buscar

Processo Civil II (Corrigido)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Processo Civil II (Corrigido)-1.png
Processo Civil II (Corrigido)-2.png
Processo Civil II (Corrigido)-3.png
Processo Civil II (Corrigido)-4.png
Processo Civil II (Corrigido) 10.doc
 EDSON OLIVEIRA DA SILVA-MATRÍCULA: 201607425343
1- Luísa foi intimada por Lúcia para ser testemunha em uma ação judicial que Lúcia está movendo contra Vera, pleiteando reparação civil em decorrência de acidente de trânsito que foi presenciado somente por Luísa. A intimação se deu por meio de carta com aviso de recebimento, sendo este devidamente juntado aos autos com cinco dias de antecedência da audiência. Ocorre que Luísa, que não conhecia nenhuma das partes envolvidas no acidente, não compareceu no dia da audiência de instrução e julgamento, sem nenhuma justificativa. Em decorrência de sua ausência, com fundamento no Código de Processo Civil, é correto afirmar que
a) Luísa, em razão do seu não comparecimento na audiência, não precisará mais prestar depoimento.
b) Luísa poderá ser conduzida coercitivamente, caso qualquer uma das partes ou o Juiz entendam que seu depoimento é imprescindível para adequada solução do litígio.
c) como Luísa foi arrolada e intimada por Lúcia, somente esta poderá requerer a sua condução coercitiva.
d) Luísa não poderá ser conduzida coercitivamente porque não é parte no processo.
2- A respeito de provas previstas no Código de Processo Civil (CPC), julgue os itens a seguir.
I A prova escrita é imprescindível para a comprovação de vício do consentimento em contrato realizado entre particulares.
AI A ata notarial é meio de prova idôneo para comprovar fatos que o tabelião declarar que foram constatados em sua presença.
III Quando a parte invocar direito de natureza estadual ou municipal, o magistrado somente poderá examinar a questão se houver provas nos autos que demonstre a existência da regra jurídica invocada.
IV Cabe ao advogado da parte intimar a testemunha que arrolou por carta com aviso de recebimento, devendo juntar aos autos, no prazo legal, cópia da correspondência de intimação e do aviso de recebimento, sob pena de se considerar desistência da inquirição o não comparecimento da testemunha.
Estão certos apenas os itens
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
3- Analise as seguintes afirmativas sobre as provas no processo civil e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
· ) Poderá a testemunha requerer ao juiz o pagamento da despesa que efetuou para comparecimento à audiência, situação na qual a parte que a arrolou pagará logo que arbitrado o valor ou depositará em cartório no prazo de três dias.
· ) Quando autor e réu forem intimados para depor pessoalmente e comparecerem à audiência, o autor será ouvido antes, devendo o réu se ausentar da sala de audiência. Após o depoimento do autor, será realizado o depoimento do réu, não havendo necessidade de o autor se retirar da sala de audiências.
· ) A presunção de veracidade do documento público atinge tanto os fatos que tenham ocorrido na presença do oficial público, quanto os fatos trazidos ao seu conhecimento pelas partes.
· ) O perito pode escusar-se da tarefa que lhe foi outorgada de realizar uma perícia, devendo a escusa ser apresentada dentro de quinze dias da intimação ou do impedimento superveniente, de forma que decorrido o prazo sem a manifestação do perito não mais poderá este requerer sua dispensa em razão do fenômeno da preclusão temporal.
Assinale a sequência CORRETA.
a) VFFV
b) VFFF
c) FVVF
d) VVFV
4- Em relação à prova, considere:
I. O ônus da prova pode ser atribuído de modo diverso pelo juízo, desde que o faça por decisão fundamentada, e que as peculiaridades da causa reflitam em impossibilidade ou excessiva dificuldade em cumprir o encargo a que se incumbiu a parte, caso em que deverá dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído.
AI. Não é permitido ao juízo proceder à inquirição de especialista sobre ponto controvertido da causa que demande especial conhecimento científico ou técnico, sob pena de violação aos direitos do consumidor.
III. O perito pode ser substituído apenas se lhe faltar conhecimento técnico ou científico.
IV. Mesmo em razão de enfermidade, a testemunha que estiver impossibilitada de comparecer à audiência, mas não de prestar depoimento, será inquirida na sede do juízo.
Está correto o que consta APENAS de
a) I.
b) II e III.
c) I e II.
d) II e IV.
e) III e IV.
5- No processo, não basta alegar um direito, é necessário prová-lo para que ele possa ser deferido. Sobre as provas e a produção das mesmas, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O direito não precisa de prova, porque o juiz deve conhecê-lo, mas a parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário provar-lhe-á, o teor e a vigência, se o juiz assim determinar.
b) O ônus da prova poderá ser alterado por convenção das partes ou por decisão judicial fundamentada diante das peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, mas esta decisão deve assegurar à parte o direito de se desimcumbir de referido ônus.
c) Se uma das testemunhas apresentadas no rol de testemunhas do autor vier a falecer, ele poderá substitui-la.
d) O réu só poderá gravar a audiência de instrução e julgamento, se tiver autorização judicial expressa para tanto.
e) O procurador-geral do Município será inquirido em sua residência ou onde exercer sua função, salvo se ficar inerte por 01 mês depois de ter lhe sido solicitado pelo juiz que indicasse dia, hora e local para ser inquirido ou se tendo feito referidas indicações, deixou de comparecer, injustificadamente, à sessão, para a colheita de seu testemunho, agendada conforme suas próprias especificações.
6- Código de Processo Civil prevê que podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto, as incapazes, impedidas ou suspeitas:
I- É impedido de depor o que tiver menos de 16 (dezesseis) anos.
II- São suspeitos de depor o que intervém em nome de uma parte, como o tutor, o
representante legal da pessoa jurídica, o juiz, o advogado, e outros que assistam ou tenham
assistido as partes.
III- É impedido de depor o que é parte na causa.
Está correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) I, II e III.
c) Apenas II.
d) II e III.
e) Apenas III.
7- Quanto à prova testemunhal e sua produção, assinale a alternativa correta.
a) Depois de apresentado o rol, a parte não poderá substituir as testemunhas.
b) Cabe ao juízo intimar as testemunhas arroladas pela parte, informando-lhes data, hora e local da solenidade à qual devem comparecer.
c) As testemunhas serão inquiridas sucessiva e separadamente, primeiro as do autor e depois as do réu, não podendo tal ordem ser invertida.
d) Os deputados federais e estaduais e os vereadores serão inquiridos em sua residência ou onde exercem suas funções.
e) Quando for arrolado como testemunha o juiz da causa, se nada souber, mandará excluir seu nome.
8- De acordo com o Código de Processo Civil, as partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz.
Então, referente à produção de prova pelas partes, é CORRETO afirmar que nos casos
a) de prova por documento eletrônico, a sua utilização no processo convencional independerá de sua conversão à forma impressa e da verificação de sua autenticidade, na forma da lei.
b) de prova testemunhal, caberá ao advogado da parte informar ou intimar a testemunha, por ele arrolada, do dia, da hora e do local da audiência designada, dispensando-se a intimação do juízo; a intimação deverá ser realizada por carta com aviso de recebimento.
c) de prova produzida por ata notarial, a existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados
ou documentados de ofício ou a requerimento do interessado, mediante a ata lavrada pelo escrivão da serventia ou pelo tabelião.
d) em que a prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de conflito, a produção antecipada da prova não será admitida.
9- João promoveu, em março de 2015, quando ainda vigente o CPC de 1973, ação de cobrança em face de Antônio. Em outubro de 2015, foi requerida pelas partes a produção de prova oral no processo, o que foi deferido pelo juiz no mesmo mês. Para que se colha o depoimento dessas testemunhas, por ocasião da audiência de instrução e julgamento, designada para junho de 2018:
a) o juiz interrogará as testemunhas sobre os fatos articulados, na forma do sistema presidencialista, colhendo o julgador de forma pessoal e diretamente a prova;
b) as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, começando pela que a arrolou, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta;
c) as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, não podendo o julgador intervir na pergunta ou inadmitir qualquer delas;
d) a prova oral será inadmitida no processo, uma vez que com a entrada em vigor da nova legislação processual, essa fase de instrução já estava superada;
e) as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, só podendo o juiz inquirir a testemunha depois da inquirição feita pelas partes.
Processo Civil II (Corrigido) 05-05-20.pdf
 EDSON OLIVEIRA DA SILVA-MATRÍCULA: 201607425343 
 
1- Luísa foi intimada por Lúcia para ser testemunha em uma ação judicial que Lúcia está 
movendo contra Vera, pleiteando reparação civil em decorrência de acidente de trânsito 
que foi presenciado somente por Luísa. A intimação se deu por meio de carta com aviso de 
recebimento, sendo este devidamente juntado aos autos com cinco dias de antecedência da 
audiência. Ocorre que Luísa, que não conhecia nenhuma das partes envolvidas no acidente, 
não compareceu no dia da audiência de instrução e julgamento, sem nenhuma justificativa. 
Em decorrência de sua ausência, com fundamento no Código de Processo Civil, é correto 
afirmar que 
 
a) Luísa, em razão do seu não comparecimento na audiência, não precisará mais 
prestar depoimento. 
b) Luísa poderá ser conduzida coercitivamente, caso qualquer uma das partes ou o Juiz 
entendam que seu depoimento é imprescindível para adequada solução do litígio. 
c) como Luísa foi arrolada e intimada por Lúcia, somente esta poderá requerer a sua 
condução coercitiva. 
d) Luísa não poderá ser conduzida coercitivamente porque não é parte no processo. 
 
2- A respeito de provas previstas no Código de Processo Civil (CPC), julgue os itens a seguir. 
 
I A prova escrita é imprescindível para a comprovação de vício do consentimento em 
contrato realizado entre particulares. 
II A ata notarial é meio de prova idôneo para comprovar fatos que o tabelião declarar que 
foram constatados em sua presença. 
III Quando a parte invocar direito de natureza estadual ou municipal, o magistrado somente 
poderá examinar a questão se houver provas nos autos que demonstre a existência da regra 
jurídica invocada. 
IV Cabe ao advogado da parte intimar a testemunha que arrolou por carta com aviso de 
recebimento, devendo juntar aos autos, no prazo legal, cópia da correspondência de 
intimação e do aviso de recebimento, sob pena de se considerar desistência da inquirição o 
não comparecimento da testemunha. 
 
Estão certos apenas os itens 
 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e IV. 
d) I, III e IV. 
e) II, III e IV. 
 
3- Analise as seguintes afirmativas sobre as provas no processo civil e assinale com V as 
verdadeiras e com F as falsas. 
 
( ) Poderá a testemunha requerer ao juiz o pagamento da despesa que efetuou para 
comparecimento à audiência, situação na qual a parte que a arrolou pagará logo que 
arbitrado o valor ou depositará em cartório no prazo de três dias. 
( ) Quando autor e réu forem intimados para depor pessoalmente e comparecerem à 
audiência, o autor será ouvido antes, devendo o réu se ausentar da sala de audiência. Após 
o depoimento do autor, será realizado o depoimento do réu, não havendo necessidade de o 
autor se retirar da sala de audiências. 
( ) A presunção de veracidade do documento público atinge tanto os fatos que tenham 
ocorrido na presença do oficial público, quanto os fatos trazidos ao seu conhecimento pelas 
partes. 
( ) O perito pode escusar-se da tarefa que lhe foi outorgada de realizar uma perícia, devendo 
a escusa ser apresentada dentro de quinze dias da intimação ou do impedimento 
superveniente, de forma que decorrido o prazo sem a manifestação do perito não mais 
poderá este requerer sua dispensa em razão do fenômeno da preclusão temporal. 
 
Assinale a sequência CORRETA. 
 
a) VFFV 
b) VFFF 
c) FVVF 
d) VVFV 
 
4- Em relação à prova, considere: 
 
I. O ônus da prova pode ser atribuído de modo diverso pelo juízo, desde que o faça por 
decisão fundamentada, e que as peculiaridades da causa reflitam em impossibilidade ou 
excessiva dificuldade em cumprir o encargo a que se incumbiu a parte, caso em que deverá 
dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído. 
II. Não é permitido ao juízo proceder à inquirição de especialista sobre ponto controvertido 
da causa que demande especial conhecimento científico ou técnico, sob pena de violação 
aos direitos do consumidor. 
III. O perito pode ser substituído apenas se lhe faltar conhecimento técnico ou científico. 
IV. Mesmo em razão de enfermidade, a testemunha que estiver impossibilitada de 
comparecer à audiência, mas não de prestar depoimento, será inquirida na sede do juízo. 
 
Está correto o que consta APENAS de 
 
a) I. 
b) II e III. 
c) I e II. 
d) II e IV. 
e) III e IV. 
 
5- No processo, não basta alegar um direito, é necessário prová-lo para que ele possa ser 
deferido. Sobre as provas e a produção das mesmas, assinale a alternativa INCORRETA: 
 
a) O direito não precisa de prova, porque o juiz deve conhecê-lo, mas a parte que 
alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário provar-lhe-á, o 
teor e a vigência, se o juiz assim determinar. 
b) O ônus da prova poderá ser alterado por convenção das partes ou por decisão 
judicial fundamentada diante das peculiaridades da causa relacionadas à 
impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo ou à maior 
facilidade de obtenção da prova do fato contrário, mas esta decisão deve assegurar 
à parte o direito de se desimcumbir de referido ônus. 
c) Se uma das testemunhas apresentadas no rol de testemunhas do autor vier a 
falecer, ele poderá substitui-la. 
d) O réu só poderá gravar a audiência de instrução e julgamento, se tiver autorização 
judicial expressa para tanto. 
e) O procurador-geral do Município será inquirido em sua residência ou onde exercer 
sua função, salvo se ficar inerte por 01 mês depois de ter lhe sido solicitado pelo juiz 
que indicasse dia, hora e local para ser inquirido ou se tendo feito referidas 
indicações, deixou de comparecer, injustificadamente, à sessão, para a colheita de 
seu testemunho, agendada conforme suas próprias especificações. 
 
6- Código de Processo Civil prevê que podem depor como testemunhas todas as pessoas, 
exceto, as incapazes, impedidas ou suspeitas: 
 
I- É impedido de depor o que tiver menos de 16 (dezesseis) anos. 
II- São suspeitos de depor o que intervém em nome de uma parte, como o tutor, o 
representante legal da pessoa jurídica, o juiz, o advogado, e outros que assistam ou tenham 
assistido as partes. 
III- É impedido de depor o que é parte na causa. 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
a) I e II. 
b) I, II e III. 
c) Apenas II. 
d) II e III. 
e) Apenas III. 
 
7- Quanto à prova testemunhal e sua produção, assinale a alternativa correta. 
 
a) Depois de apresentado o rol, a parte não poderá
substituir as testemunhas. 
b) Cabe ao juízo intimar as testemunhas arroladas pela parte, informando-lhes data, 
hora e local da solenidade à qual devem comparecer. 
c) As testemunhas serão inquiridas sucessiva e separadamente, primeiro as do autor e 
depois as do réu, não podendo tal ordem ser invertida. 
d) Os deputados federais e estaduais e os vereadores serão inquiridos em sua 
residência ou onde exercem suas funções. 
e) Quando for arrolado como testemunha o juiz da causa, se nada souber, mandará 
excluir seu nome. 
 
8- De acordo com o Código de Processo Civil, as partes têm o direito de empregar todos os 
meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste 
Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir 
eficazmente na convicção do juiz. 
 
Então, referente à produção de prova pelas partes, é CORRETO afirmar que nos casos 
 
a) de prova por documento eletrônico, a sua utilização no processo convencional 
independerá de sua conversão à forma impressa e da verificação de sua 
autenticidade, na forma da lei. 
b) de prova testemunhal, caberá ao advogado da parte informar ou intimar a 
testemunha, por ele arrolada, do dia, da hora e do local da audiência designada, 
dispensando-se a intimação do juízo; a intimação deverá ser realizada por carta com 
aviso de recebimento. 
c) de prova produzida por ata notarial, a existência e o modo de existir de algum fato 
podem ser atestados ou documentados de ofício ou a requerimento do interessado, 
mediante a ata lavrada pelo escrivão da serventia ou pelo tabelião. 
d) em que a prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou 
outro meio adequado de solução de conflito, a produção antecipada da prova não 
será admitida. 
 
9- João promoveu, em março de 2015, quando ainda vigente o CPC de 1973, ação de 
cobrança em face de Antônio. Em outubro de 2015, foi requerida pelas partes a produção de 
prova oral no processo, o que foi deferido pelo juiz no mesmo mês. Para que se colha o 
depoimento dessas testemunhas, por ocasião da audiência de instrução e julgamento, 
designada para junho de 2018: 
 
a) o juiz interrogará as testemunhas sobre os fatos articulados, na forma do sistema 
presidencialista, colhendo o julgador de forma pessoal e diretamente a prova; 
b) as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, começando 
pela que a arrolou, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta; 
c) as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, não 
podendo o julgador intervir na pergunta ou inadmitir qualquer delas; 
d) a prova oral será inadmitida no processo, uma vez que com a entrada em vigor da 
nova legislação processual, essa fase de instrução já estava superada; 
e) as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, só podendo 
o juiz inquirir a testemunha depois da inquirição feita pelas partes. 
Processo Civil II (Corrigido) 9.pdf
1-	 Luísa	 foi	 intimada	 por	 Lúcia	 para	 ser	 testemunha	 em	 uma	 ação	 judicial	 que	 Lúcia	 está	
movendo	 contra	 Vera,	 pleiteando	 reparação	 civil	 em	 decorrência	 de	 acidente	 de	 trânsito	
que	foi	presenciado	somente	por	Luísa.	A	intimação	se	deu	por	meio	de	carta	com	aviso	de	
recebimento,	sendo	este	devidamente	juntado	aos	autos	com	cinco	dias	de	antecedência	da	
audiência.	Ocorre	que	Luísa,	que	não	conhecia	nenhuma	das	partes	envolvidas	no	acidente,	
não	compareceu	no	dia	da	audiência	de	instrução	e	julgamento,	sem	nenhuma	justificativa.	
Em	decorrência	 de	 sua	 ausência,	 com	 fundamento	 no	 Código	 de	 Processo	 Civil,	 é	 correto	
afirmar	que	
	
a) Luísa,	 em	 razão	 do	 seu	 não	 comparecimento	 na	 audiência,	 não	 precisará	 mais	
prestar	depoimento.	
b) Luísa	poderá	ser	conduzida	coercitivamente,	caso	qualquer	uma	das	partes	ou	o	Juiz	
entendam	que	seu	depoimento	é	imprescindível	para	adequada	solução	do	litígio.	
c) como	Luísa	 foi	arrolada	e	 intimada	por	Lúcia,	 somente	esta	poderá	requerer	a	sua	
condução	coercitiva.	
d) Luísa	não	poderá	ser	conduzida	coercitivamente	porque	não	é	parte	no	processo.	
	
2-	A	respeito	de	provas	previstas	no	Código	de	Processo	Civil	(CPC),	julgue	os	itens	a	seguir.	
	
I	 A	 prova	 escrita	 é	 imprescindível	 para	 a	 comprovação	 de	 vício	 do	 consentimento	 em	
contrato	realizado	entre	particulares.	
II	A	ata	notarial	é	meio	de	prova	 idôneo	para	comprovar	fatos	que	o	tabelião	declarar	que	
foram	constatados	em	sua	presença.	
III	Quando	a	parte	invocar	direito	de	natureza	estadual	ou	municipal,	o	magistrado	somente	
poderá	examinar	a	questão	se	houver	provas	nos	autos	que	demonstre	a	existência	da	regra	
jurídica	invocada.	
IV	 Cabe	 ao	 advogado	 da	 parte	 intimar	 a	 testemunha	 que	 arrolou	 por	 carta	 com	 aviso	 de	
recebimento,	 devendo	 juntar	 aos	 autos,	 no	 prazo	 legal,	 cópia	 da	 correspondência	 de	
intimação	e	do	aviso	de	recebimento,	sob	pena	de	se	considerar	desistência	da	inquirição	o	
não	comparecimento	da	testemunha.	
	
Estão	certos	apenas	os	itens	
	
a) I	e	II.	
b) I	e	III.	
c) II	e	IV.	
d) I,	III	e	IV.	
e) II,	III	e	IV.	
	
3-	 Analise	 as	 seguintes	 afirmativas	 sobre	 as	 provas	 no	 processo	 civil	 e	 assinale	
com	V	as	verdadeiras	e	com	F	as	falsas.	
	
(	 )	 Poderá	 a	 testemunha	 requerer	 ao	 juiz	 o	 pagamento	 da	 despesa	 que	 efetuou	 para	
comparecimento	 à	 audiência,	 situação	 na	 qual	 a	 parte	 que	 a	 arrolou	 pagará	 logo	 que	
arbitrado	o	valor	ou	depositará	em	cartório	no	prazo	de	três	dias.	
(	 )	 Quando	 autor	 e	 réu	 forem	 intimados	 para	 depor	 pessoalmente	 e	 comparecerem	 à	
audiência,	o	autor	será	ouvido	antes,	devendo	o	réu	se	ausentar	da	sala	de	audiência.	Após	
o	depoimento	do	autor,	será	realizado	o	depoimento	do	réu,	não	havendo	necessidade	de	o	
autor	se	retirar	da	sala	de	audiências.	
Note
Realce
Note
Realce
Note
Nota
EDSON OLIVEIRA DA SILVA-MATRICULA:201607425343
(	 )	 A	 presunção	 de	 veracidade	 do	 documento	 público	 atinge	 tanto	 os	 fatos	 que	 tenham	
ocorrido	na	presença	do	oficial	público,	quanto	os	fatos	trazidos	ao	seu	conhecimento	pelas	
partes.	
(	)	O	perito	pode	escusar-se	da	tarefa	que	lhe	foi	outorgada	de	realizar	uma	perícia,	devendo	
a	 escusa	 ser	 apresentada	 dentro	 de	 quinze	 dias	 da	 intimação	 ou	 do	 impedimento	
superveniente,	 de	 forma	 que	 decorrido	 o	 prazo	 sem	 a	 manifestação	 do	 perito	 não	 mais	
poderá	este	requerer	sua	dispensa	em	razão	do	fenômeno	da	preclusão	temporal.	
	
Assinale	a	sequência	CORRETA.	
	
a) V	F	F	V	
b) V	F	F	F	
c) F	V	V	F	
d) V	V	F	V	
	
4-	Em	relação	à	prova,	considere:	
	
I.	 O	 ônus	 da	 prova	 pode	 ser	 atribuído	 de	modo	 diverso	 pelo	 juízo,	 desde	 que	 o	 faça	 por	
decisão	 fundamentada,	 e	 que	 as	 peculiaridades	 da	 causa	 reflitam	 em	 impossibilidade	 ou	
excessiva	dificuldade	em	cumprir	o	encargo	a	que	se	incumbiu	a	parte,	caso	em	que	deverá	
dar	à	parte	a	oportunidade	de	se	desincumbir	do	ônus	que	lhe	foi	atribuído.	
II.	Não	é	permitido	ao	juízo	proceder	à	inquirição	de	especialista	sobre	ponto	controvertido	
da	 causa	que	demande	especial	 conhecimento	 científico	ou	 técnico,	 sob	pena	de	 violação	
aos	direitos	do	consumidor.	
III.	O	perito	pode	ser	substituído	apenas	se	lhe	faltar	conhecimento	técnico	ou	científico.	
IV.	 Mesmo	 em	 razão	 de	 enfermidade,	 a	 testemunha	 que	 estiver	 impossibilitada	 de	
comparecer	à	audiência,	mas	não	de	prestar	depoimento,	será	inquirida	na	sede	do	juízo.	
	
Está	correto	o	que	consta	APENAS	de	
	
a) I.	
b) II	e	III.	
c) I	e	II.	
d) II	e	IV.	
e) III	e	IV.	
	
5-	No	processo,	não	basta	alegar	um	direito,	é	necessário	prová-lo	para	que	ele	possa	 ser	
deferido.	Sobre	as	provas	e	a	produção	das	mesmas,	assinale	a	alternativa	INCORRETA:	
	
a) O	 direito	 não	 precisa	 de	 prova,	 porque	 o	 juiz	 deve	 conhecê-lo,	 mas	 a	 parte	 que	
alegar	 direito	 municipal,	 estadual,	 estrangeiro	 ou	 consuetudinário	 provar-lhe-á,	 o	
teor
e	a	vigência,	se	o	juiz	assim	determinar.	
b) O	 ônus	 da	 prova	 poderá	 ser	 alterado	 por	 convenção	 das	 partes	 ou	 por	 decisão	
judicial	 fundamentada	 diante	 das	 peculiaridades	 da	 causa	 relacionadas	 à	
impossibilidade	 ou	 à	 excessiva	 dificuldade	 de	 cumprir	 o	 encargo	 ou	 à	 maior	
facilidade	de	obtenção	da	prova	do	fato	contrário,	mas	esta	decisão	deve	assegurar	
à	parte	o	direito	de	se	desimcumbir	de	referido	ônus.	
c) Se	 uma	 das	 testemunhas	 apresentadas	 no	 rol	 de	 testemunhas	 do	 autor	 vier	 a	
falecer,	ele	poderá	substitui-la.	
d) O	réu	só	poderá	gravar	a	audiência	de	instrução	e	julgamento,	se	tiver	autorização	
judicial	expressa	para	tanto.	
Note
Realce
Note
Realce
Note
Realce
e) O	procurador-geral	do	Município	será	 inquirido	em	sua	residência	ou	onde	exercer	
sua	função,	salvo	se	ficar	inerte	por	01	mês	depois	de	ter	lhe	sido	solicitado	pelo	juiz	
que	 indicasse	 dia,	 hora	 e	 local	 para	 ser	 inquirido	 ou	 se	 tendo	 feito	 referidas	
indicações,	deixou	de	comparecer,	 injustificadamente,	à	 sessão,	para	a	colheita	de	
seu	testemunho,	agendada	conforme	suas	próprias	especificações.	
	
6-	 	Código	de	Processo	Civil	prevê	que	podem	depor	como	testemunhas	 todas	as	pessoas,	
exceto,	as	incapazes,	impedidas	ou	suspeitas:	
	
I-	É	impedido	de	depor	o	que	tiver	menos	de	16	(dezesseis)	anos.	
II-	 São	 suspeitos	 de	 depor	 o	 que	 intervém	 em	 nome	 de	 uma	 parte,	 como	 o	 tutor,	 o	
representante	legal	da	pessoa	jurídica,	o	juiz,	o	advogado,	e	outros	que	assistam	ou	tenham	
assistido	as	partes.	
III-	É	impedido	de	depor	o	que	é	parte	na	causa.	
	
Está	correto	o	que	se	afirma	em:	
	
a) I	e	II.	
b) I,	II	e	III.	
c) Apenas	II.	
d) II	e	III.	
e) Apenas	III.	
	
7-	Quanto	à	prova	testemunhal	e	sua	produção,	assinale	a	alternativa	correta.	
	
a) Depois	de	apresentado	o	rol,	a	parte	não	poderá	substituir	as	testemunhas.	
b) Cabe	 ao	 juízo	 intimar	 as	 testemunhas	 arroladas	 pela	 parte,	 informando-lhes	 data,	
hora	e	local	da	solenidade	à	qual	devem	comparecer.	
c) As	testemunhas	serão	inquiridas	sucessiva	e	separadamente,	primeiro	as	do	autor	e	
depois	as	do	réu,	não	podendo	tal	ordem	ser	invertida.	
d) Os	 deputados	 federais	 e	 estaduais	 e	 os	 vereadores	 serão	 inquiridos	 em	 sua	
residência	ou	onde	exercem	suas	funções.	
e) Quando	 for	 arrolado	 como	 testemunha	 o	 juiz	 da	 causa,	 se	 nada	 souber,	mandará	
excluir	seu	nome.	
	
8-	De	acordo	com	o	Código	de	Processo	Civil,	as	partes	têm	o	direito	de	empregar	todos	os	
meios	 legais,	 bem	 como	 os	 moralmente	 legítimos,	 ainda	 que	 não	 especificados	 neste	
Código,	 para	 provar	 a	 verdade	 dos	 fatos	 em	 que	 se	 funda	 o	 pedido	 ou	 a	 defesa	 e	 influir	
eficazmente	na	convicção	do	juiz.	
	
Então,	referente	à	produção	de	prova	pelas	partes,	é	CORRETO	afirmar	que	nos	casos	
	
a) de	 prova	 por	 documento	 eletrônico,	 a	 sua	 utilização	 no	 processo	 convencional	
independerá	 de	 sua	 conversão	 à	 forma	 impressa	 e	 da	 verificação	 de	 sua	
autenticidade,	na	forma	da	lei.	
b) de	 prova	 testemunhal,	 caberá	 ao	 advogado	 da	 parte	 informar	 ou	 intimar	 a	
testemunha,	 por	 ele	 arrolada,	 do	 dia,	 da	 hora	 e	 do	 local	 da	 audiência	 designada,	
dispensando-se	a	intimação	do	juízo;	a	intimação	deverá	ser	realizada	por	carta	com	
aviso	de	recebimento.	
Note
Realce
Note
Realce
Note
Realce
c) de	prova	produzida	por	ata	notarial,	a	existência	e	o	modo	de	existir	de	algum	fato	
podem	ser	atestados	ou	documentados	de	ofício	ou	a	requerimento	do	interessado,	
mediante	a	ata	lavrada	pelo	escrivão	da	serventia	ou	pelo	tabelião.	
d) em	que	 a	 prova	 a	 ser	 produzida	 seja	 suscetível	 de	 viabilizar	 a	 autocomposição	ou	
outro	meio	adequado	de	solução	de	conflito,	a	produção	antecipada	da	prova	não	
será	admitida.	
	
9-	 João	 promoveu,	 em	 março	 de	 2015,	 quando	 ainda	 vigente	 o	 CPC	 de	 1973,	 ação	 de	
cobrança	em	face	de	Antônio.	Em	outubro	de	2015,	foi	requerida	pelas	partes	a	produção	de	
prova	 oral	 no	 processo,	 o	 que	 foi	 deferido	 pelo	 juiz	 no	 mesmo	 mês.	
Para	que	se	colha	o	depoimento	dessas	testemunhas,	por	ocasião	da	audiência	de	instrução	
e	julgamento,	designada	para	junho	de	2018:	
	
a) o	 juiz	 interrogará	 as	 testemunhas	 sobre	os	 fatos	 articulados,	 na	 forma	do	 sistema	
presidencialista,	colhendo	o	julgador	de	forma	pessoal	e	diretamente	a	prova;	
b) as	perguntas	serão	formuladas	pelas	partes	diretamente	à	testemunha,	começando	
pela	que	a	arrolou,	não	admitindo	o	juiz	aquelas	que	puderem	induzir	a	resposta;	
c) as	 perguntas	 serão	 formuladas	 pelas	 partes	 diretamente	 à	 testemunha,	 não	
podendo	o	julgador	intervir	na	pergunta	ou	inadmitir	qualquer	delas;	
d) a	prova	oral	será	 inadmitida	no	processo,	uma	vez	que	com	a	entrada	em	vigor	da	
nova	legislação	processual,	essa	fase	de	instrução	já	estava	superada;	
e) as	perguntas	serão	formuladas	pelas	partes	diretamente	à	testemunha,	só	podendo	
o	juiz	inquirir	a	testemunha	depois	da	inquirição	feita	pelas	partes.	
	
	
Note
Realce
ELEMENTOS DA A??O ? ID?NTICO AO SIGNIFICADO JUR?DICO DE CONDI??ES DA A??O.docx
ELEMENTOS DA AÇÃO:
Conforme o (Artigo 319  do CPC) os elementos da ação são fatores formais, são eles: as partes, em sua correta identificação, a causa de pedir e o pedido. Sua inexistência traz prejuízos formais à petição inicial, primeira manifestação do direito de ação. Sua ausência enseja a emenda da petição inicial ou sua incapacidade (inépcia), sendo esta última impedimento ao prosseguimento da ação por extinção do processo sem resolução de mérito.
Assim, percebe-se que as condições da ação são essenciais à possibilidade de exercício perfeito do direito de ação. Sua inexistência acarreta a chamada carência de ação.
CONDIÇÃO DA AÇÃO:
São fatores que orientam e determinam o próprio direito de ação. Ex: A legitimidade, o interesse de agir e a possibilidade jurídica do pedido, a legitimidade é ativa e passiva. Ativamente, por regra, apenas o titular do direito material pode pleitear em seu nome, como consta no (Artigo 18 do CPC ).
ELEMENTOS DA AÇÃO:
 
Conforme o (A
rtigo 319
 
 
do CPC) os elementos da ação são 
fatores formais, são eles: as partes, em sua correta 
identificação, a causa de pedir e o pedido. Sua inexistência traz 
prejuízos formais à petição inicial, primeira manifestação do 
direito de ação. S
ua ausência enseja a emenda da petição 
inicial ou sua incapacidade (inépcia), sendo esta última 
impedimento ao prosseguimento da ação por extinção do 
processo sem resolução de mérito.
 
Assim, percebe
-
se que as condições da ação são essenciais à 
possibilidad
e de exercício perfeito do direito de ação. Sua 
inexistência acarreta a chamada carência de ação.
 
 
CONDIÇÃO
 
DA AÇÃO:
 
Sã
o fatores que orientam e determinam
 
o p
róprio direito de 
ação. Ex: A
 
legitimidade, o interesse de agir e a possibilidade 
jurídica do pedido,
 
a legitimidade é ativa e passiva. Ativamente, 
por regra, apenas o titular do direito material pode pleitear em 
seu nom
e, como consta n
o (Artigo 18 do CPC
 
)
.
 
Caso Concreto Processo Civil II.pdf
1-	 Relativamente	 à	 produção	 da	 prova	 documental,	 no	 procedimento	 ordinário,	 é	
INCORRETO	afirmar:	
a)	É	lícito	às	partes,	em	qualquer	tempo	juntar	aos	autos	documentos	novos,	quando	
destinados	 a	 fazer	 prova	 de	 fatos	 ocorridos	 depois	 dos	 articulados,	 ou	 para	
contrapô-los	aos	que	foram	produzidos	nos	autos.	
b)	 O	 autor	 deverá	 indicar	 na	 petição	 inicial	 a	 prova	 documental	 que	 pretende	
produzir,	 podendo	 juntar	 aos	 autos,	 independentemente	 de	 autorização	 do	 juiz,	
quaisquer	documentos,	referentes	a	fatos	supervenientes	ou	antigos.	
c)	Sempre	que	umas	das	partes	requerer	a	juntada	de	documentos	aos	autos,	o	juiz	
ouvirá,	ao	seu	respeito	a	outra,	no	prazo	de	cinco	dias.	
d)	 O	 juiz	 requisitará,	 em	 qualquer	 tempo	 ou	 grau	 de	 jurisdição,	 as	 certidões	
necessárias
à	prova	das	alegações	das	partes.	
	
2-	Quanto	ao	instituto	da	confissão,	assinale	a	alternativa	correta:	
a)	A	confissão	judicial	faz	prova	contra	o	confitente	obrigando	os	litisconsortes;	
b)	A	confissão	espontânea	não	pode	ser	feita	por	mandatário	com	poderes	especiais;	
c)	 A	 confissão,	 quando	 emanada	 de	 erro,	 dolo	 ou	 coação,	 pode	 ser	 revogada	 a	
qualquer	tempo	por	ação	anulatória;	
d)	 Não	 vale	 como	 confissão	 a	 admissão,	 em	 juízo,	 de	 fatos	 relativos	 a	 direitos	
indisponíveis.	
	
3-	 Segundo	 as	 disposições	 do	 Novo	 Código	 de	 Processo	 Civil	 sobre	 o	 direito	
probatório,	assinale	a	correta:	
a)	 as	partes	podem,	 independentemente	da	natureza	do	direito	em	disputa,	 antes	
ou	durante	o	processo,	convencionar	a	 forma	de	distribuição	do	ônus	da	prova	de	
forma	diversa	da	estabelecida	pela	 lei,	desde	que	sejam	capazes	para	a	celebração	
do	negócio	jurídico	processual.	
b)	a	nova	legislação	abandonou	completamente	o	modelo	de	distribuição	estática	do	
ônus	da	prova,	contemplada	pela	legislação	revogada,	que	atribuía	o	ônus	da	prova	
ao	autor	em	relação	aos	 fatos	constitutivos	de	seu	direito,	e	ao	 réu	com	relação	à	
existência	de	fato	impeditivo,	modificativo	ou	extintivo	do	direito	do	autor,	passando	
a	existir	uma	distribuição	judicial	do	ônus	da	prova	para	cada	demanda.	
c)	a	nova	legislação	prevê	expressamente	a	possibilidade	de	produção	antecipada	da	
prova	ainda	que	não	haja	situação	de	urgência	que	justifique	tal	antecipação,	desde	
que	a	prova	seja	suscetível	de	viabilizar	a	autocomposição	ou	outro	meio	adequado	
de	solução	do	litígio	ou	o	prévio	conhecimento	dos	fatos	possa	justificar	ou	evitar	o	
ajuizamento	de	ação.	
d)	 a	 ata	 notarial	 e	 as	 declarações	 prestadas	 por	 meio	 de	 escritura	 pública	 têm	
eficácia	 probatória	 não	 somente	 da	 declaração,	 como	 também	 do	 fato	 declarado,	
que	se	presume	verdadeiro,	salvo	se	existir	prova	em	sentido	contrário.	
	
4-	Na	vigência	do	Novo	Código	de	Processo	Civil,	instituído	pela	Lei	n.	13.105/2015,	
Gabriel	 propõe	 ação	 de	 produção	 antecipada	 de	 prova	 pericial	 em	 face	 da	
Construtora	Macondo	S/A.	Alega,	basicamente,	em	petição	inicial,	que	preenche	os	
requisitos	 legais	 e	 que	 a	 prova,	 caso	 produzida,	 terá	 o	 condão	 de	 viabilizar	 a	
autocomposição	das	partes.	Nesse	caso,	é	correto	afirmar	que	a	produção:	
Note
Realce
Note
Realce
Note
Realce
a)	deverá	ser	indeferida,	uma	vez	que	a	justificativa	de	Gabriel	não	demonstra	perigo	
de	que	venha	a	se	tornar	impossível	a	verificação	dos	fatos.	
b)	 deverá	 ser	 indeferida,	 uma	 vez	 que	 a	medida	 judicial	 em	 questão	 só	 pode	 ser	
utilizada	para	produção	de	prova	oral.	
c)	 deverá	 ser	 deferida,	 e,	 caso	 Gabriel	 queira	 propor	 ação	 indenizatória	
posteriormente,	 o	 juízo	 da	 ação	 de	 produção	 antecipada	 já	 estará	 prevento	 para	
julgar	a	nova	ação.	
d)	 deverá	 ser	 deferida,	 e,	 havendo	 caráter	 contencioso,	 deverá	 o	 juiz	 determinar,	
inclusive	de	ofício,	a	citação	de	interessados	na	produção	da	prova.	
e)	deverá	ser	indeferida,	uma	vez	que	o	direito	à	prova	encontra	óbice	no	direito	à	
livre	iniciativa	da	parte	contrária.	
	
5-	Relativamente	à	arguição	de	falsidade,	dentre	as	alternativas	abaixo,	apenas	uma	
é	INCORRETA.	Assinale-a:	
a)	A	falsidade	deverá	ser	suscitada	na	contestação,	na	réplica	ou	no	prazo	de	vinte	
dias,	 contado	 a	 partir	 da	 intimação	da	 juntada	 do	 documento	 aos	 autos;	 uma	 vez	
arguida,	 a	 falsidade	 será	 resolvida	 como	 questão	 incidental,	 salvo	 se	 a	 parte	
requerer	que	o	juiz	a	decida	como	questão	principal.	
b)	Aparte	arguirá	a	falsidade	expondo	os	motivos	em	que	funda	a	sua	pretensão	e	os	
meios	com	que	provará	o	alegado.	
c)	Depois	de	ouvida	a	outra	parte	no	prazo	de	quinze	dias,	será	realizado	o	exame	
pericial;	 se	 a	 parte	 que	 produziu	 o	 documento	 concordar	 em	 retirá-lo,	 não	 se	
procederá	ao	exame	pericial.	
d)	A	 declaração	 sobre	 a	 falsidade	do	documento,	 quando	 suscitada	 como	questão	
principal,	 constará	da	parte	dispositiva	da	 sentença	e	 sobre	 ela	 incidirá	 também	a	
autoridade	da	coisa	julgada.	
	
6-	Na	vigência	do	Novo	Código	de	Processo	Civil,	instituído	pela	Lei	n.	13.105/2015,	
Fernando	 propõe	 ação	 de	 exibição	 de	 documentos	 em	 face	 de	 Álvaro.	 Álvaro	
contesta	 a	 ação,	 apresentando	 justificativa	 para	 não	 exibir.	O	 juiz	 julga	 ilegítima	 a	
justificativa	de	Álvaro,	por	considerar	que	o	réu	possui	o	documento,	que	tem	dever	
legal	 de	 exibi-lo	 e	 que	o	 documento	 em	questão	 é	 comum	às	 partes	 e	 necessário	
para	a	instrução	do	feito.	Nesse	caso,	é	correto	afirmar	que,	em	tese,	
a)	 o	 juiz	 não	 poderia	 admitir	 como	 verdadeiros	 os	 fatos	 que,	 por	 meio	 do	
documento,	Fernando	pretendia	provar.	
b)	 o	 juiz	 poderia	 determinar	 busca	 e	 apreensão	 do	 documento,	 mas	 não	 poderia	
utilizar	medidas	coercitivas,	como	a	multa	diária,	para	constranger	Álvaro	a	exibi-lo.	
c)	o	juiz	poderia	adotar	medidas	como	multa	diária,	busca	e	apreensão	e	restrição	ao	
exercício	de	direitos,	para	fazer	com	que	o	documento	seja	levado	a	juízo.	
d)	o	juiz	só	poderia	presumir	a	veracidade	de	fatos	que	não	pudessem	ser	provados	
por	outros	meios	de	prova,	como	a	prova	pericial,	a	testemunhal	ou	a	ata	notarial.	
e)	o	juiz	deveria	ter	determinado	a	exibição	do	documento,	ainda	que	Álvaro	tivesse	
comprovado	que	a	apresentação	do	documento	violasse	dever	seu	de	honra.	
	
7-	Maria	comprou	um	apartamento	da	empresa	Moradia	S/A	e	constatou,	logo	após	
sua	mudança,	que	havia	algumas	infiltrações	e	problemas	nas	instalações	elétricas.	
Note
Realce
Note
Realce
Note
Realce
Maria	 consultou	 seu	 advogado,	 que	 sugeriu	 o	 ajuizamento	 de	 ação	 de	 produção	
antecipada	de	prova,	com	o	objetivo	de	realizar	uma	perícia	no	imóvel,	inclusive	com	
o	objetivo	de	decidir	se	ajuizaria,	posteriormente,	ação	para	reparação	dos	prejuízos.	
	
Diante	desse	contexto,	assinale	a	afirmativa	correta.	
	
a)	 A	 produção	 antecipada	 de	 provas	 é	 cabível,	 porque	 visa	 a	 obter	 prévio	
conhecimento	 dos	 fatos	 e	 da	 situação	 do	 imóvel,	 para	 justificar	 ou	 evitar	 o	
ajuizamento	de	ação	de	reparação	dos	prejuízos.	
b)	A	produção	antecipada	de	provas	é	obrigatória,	uma	vez	que	Maria	não	poderia	
ingressar	diretamente	com	ação	para	reparação	dos	prejuízos.	
c)	 A	 produção	 antecipada	 de	 provas	 é	 incabível,	 porque	 apenas	 pode	 ser	 ajuizada	
quando	 há	 urgência	 ou	 risco	 de	 que	 a	 verificação	 dos	 fatos	 venha	 a	 se	 tornar	
impossível	posteriormente,	o	que	não	foi	demonstrado	na	hipótese	concreta.	
d)	A	produção	antecipada	de	provas	é	incabível,	vez	que	o	seu	ajuizamento	apenas	
pode	ocorrer	mediante	pedido	conjunto	de	Maria	e	da	empresa	Moradia	S/A.	
	
8-	Carlos	ajuizou,	em	18/03/2016,	ação	contra	o	Banco	Sucesso,	pelo	procedimento	
comum,	 pretendendo	 a	 revisão	 de	 determinadas	 cláusulas	 de	 um	 contrato	 de	
abertura	de	crédito.	Após	a	apresentação	de	contestação	e	réplica,	iniciou-se	a	fase	
de	 produção	 de	 provas,	 tendo	 o	 Banco	 Sucesso	 requerido	 a	 produção	 de	 prova	
pericial	 para	 demonstrar	 a	 ausência	 de	 abusividade	 dos	 juros	 remuneratórios.	 A	
prova	 foi	 indeferida	 e	 o	 pedido	 foi	 julgado	 procedente	 para	 revisar	 o	 contrato	 e	
limitar	 a	 cobrança	 de	 tais	 juros.	Sobre	 a	 posição	 do	 Banco	 Sucesso,	 assinale	 a	
afirmativa	correta.	
	
a)	Ele	deve	interpor	recurso	de	agravo	de	instrumento	contra	a	decisão	que	indeferiu	
a	 produção	 de	 prova.	 Não	 o	 tendo	 feito,	 a	 questão	 está	 preclusa	 e	 não	 admite	
rediscussão.	
b)	 Ele	 deve	 apresentar	 petição	 de	 protesto	 contra	 a	 decisão	 que	 indeferiu	 a	
produção	 de	 prova,	 evitando-se	 a	 preclusão,	 com	 o	 objetivo	 de	 rediscuti-la	 em	
apelação.	
c)	Ele	deve	permanecer	inerte	em	relação	à	decisão	de	indeferimento	de	produção	
de	prova,	mas	poderá	rediscutir	a	questão	em	preliminar	de	apelação.	
d)	 Ele	 deve	 interpor	 recurso	 de	 agravo	 retido	 contra	 a	 decisão	 que	 indeferiu	 a
produção	 de	 prova,	 evitando-se	 a	 preclusão,	 com	 o	 objetivo	 de	 rediscuti-la	 em	
apelação.	
	
9-	Em	uma	ação	que	tramita	em	determinada	vara	cível,	a	parte	ré	alegou	falsidade	
de	diversos	documentos	apresentados	pelo	autor,	que,	por	sua	vez,	afirmava	serem	
autênticos.	 Não	 sendo	 possível	 verificar	 a	 autenticidade	 dos	 documentos	 pela	
simples	análise	superficial,	o	magistrado	determinou	que	se	procedesse	à	perícia	dos	
documentos	por	profissional	qualificado.	
Com	base	no	CPC/15,	assinale	a	afirmativa	correta.	
	
	
Note
Realce
Note
Realce
a)	O	custo	pelos	serviços	prestados	pelo	perito	deverão	ser	rateados	por	ambas	as	
partes.	
b)	O	custo	da	perícia	será	adiantado	pelo	réu,	uma	vez	afirmada	por	ele	a	falsidade	
do	documento.	
c)	 O	 custo	 do	 serviço	 é	 da	 Fazenda	 Pública,	 porque	 a	 perícia	 foi	 determinada	 de	
ofício	pelo	magistrado	e	não	por	qualquer	das	partes.	
d)	 O	 pagamento	 do	 perito	 será	 custeado	 pelo	 fundo	 de	 custeio	 da	 Defensoria	
Pública,	caso	uma	das	partes	seja	assistida	pela	Defensoria	Pública	e	beneficiária	da	
Justiça	Gratuita.	
	
10-	O	fornecimento	de	energia	elétrica	à	residência	de	Vicente	foi	interrompido	em	2	
de	janeiro	de	2018,	porque,	segundo	a	concessionária	de	serviço	público,	haveria	um	
“gato”	no	local,	ou	seja,	o	medidor	de	energia	teria	sido	indevidamente	adulterado.	
Indignado,	Vicente,	representado	por	um(a)	advogado(a),	propôs,	aproximadamente	
um	mês	depois,	 demanda	em	 face	da	 fornecedora	 e	 pediu	 o	 restabelecimento	do	
serviço,	 pois	 o	medidor	 estaria	 hígido.	 A	 fim	 de	 provar	 os	 fatos	 alegados,	 o	 autor	
requereu	a	produção	de	prova	pericial.	
Citado	poucos	meses	depois	da	propositura	da	demanda,	a	ré	defendeu	a	correção	
de	sua	conduta,	ratificou	a	existência	de	irregularidade	no	medidor	de	energia	e,	tal	
qual	o	autor,	requereu	a	produção	de	perícia.	
Em	 dezembro	 de	 2018,	 após	 arbitrar	 o	 valor	 dos	 honorários	 periciais	 e	 antes	 da	
realização	da	perícia,	o	juiz	atribuiu	apenas	ao	autor,	que	efetivamente	foi	intimado	
para	tanto,	o	pagamento	de	tal	verba.	
		
11-	Sobre	a	hipótese	apresentada,	assinale	a	afirmativa	correta.	
	
a)	 A	 decisão	 judicial	 está	 correta,	 uma	 vez	 que,	 se	 ambas	 as	 partes	 requererem	a	
produção	de	perícia,	apenas	o	autor	deve	adiantar	o	pagamento.	
b)	O	juiz	decidiu	de	modo	incorreto,	pois	se	ambas	as	partes	requererem	a	produção	
de	perícia,	autor	e	réu	devem	adiantar	os	honorários	periciais.		
c)	A	decisão	está	equivocada,	na	medida	em	que	os	honorários	periciais	são	pagos	
apenas	ao	final	do	processo.		
d)	A	decisão	está	correta,	pois	o	magistrado	tinha	a	faculdade	de	atribuir	a	apenas	
uma	das	partes	o	pagamento	do	montante.	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Note
Realce
Note
Realce
Caso Concreto Processo Civil II.doc
 EDSON OLIVEIRA DA SILVA-MATRÍCULA 201607425343
1- Relativamente à produção da prova documental, no procedimento ordinário, é
INCORRETO afirmar:
a) É lícito às partes, em qualquer tempo juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados, ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos.
b) O autor deverá indicar na petição inicial a prova documental que pretende produzir, podendo juntar aos autos, independentemente de autorização do juiz, quaisquer documentos, referentes a fatos supervenientes ou antigos.
c) Sempre que umas das partes requerer a juntada de documentos aos autos, o juiz ouvirá, ao seu respeito a outra, no prazo de cinco dias.
d) O juiz requisitará, em qualquer tempo ou grau de jurisdição, as certidões necessárias à prova das alegações das partes.
2- Quanto ao instituto da confissão, assinale a alternativa correta:
a) A confissão judicial faz prova contra o confitente obrigando os litisconsortes;
b) A confissão espontânea não pode ser feita por mandatário com poderes especiais;
c) A confissão, quando emanada de erro, dolo ou coação, pode ser revogada a qualquer tempo por ação anulatória;
d) Não vale como confissão a admissão, em juízo, de fatos relativos a direitos indisponíveis.
3- Segundo as disposições do Novo Código de Processo Civil sobre o direito probatório, assinale a correta:
a) as partes podem, independentemente da natureza do direito em disputa, antes ou durante o processo, convencionar a forma de distribuição do ônus da prova de forma diversa da estabelecida pela lei, desde que sejam capazes para a celebração do negócio jurídico processual.
b) a nova legislação abandonou completamente o modelo de distribuição estática do ônus da prova, contemplada pela legislação revogada, que atribuía o ônus da prova ao autor em relação aos fatos constitutivos de seu direito, e ao réu com relação à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, passando a existir uma distribuição judicial do ônus da prova para cada demanda.
c) a nova legislação prevê expressamente a possibilidade de produção antecipada da prova ainda que não haja situação de urgência que justifique tal antecipação, desde que a prova seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução do litígio ou o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.
d) a ata notarial e as declarações prestadas por meio de escritura pública têm eficácia probatória não somente da declaração, como também do fato declarado, que se presume verdadeiro, salvo se existir prova em sentido contrário.
4- Na vigência do Novo Código de Processo Civil, instituído pela Lei n. 13.105/2015, Gabriel propõe ação de produção antecipada de prova pericial em face da Construtora Macondo S/A. Alega, basicamente, em petição inicial, que preenche os requisitos legais e que a prova, caso produzida, terá o condão de viabilizar a autocomposição das partes. Nesse caso, é correto afirmar que a produção:
a) deverá ser indeferida, uma vez que a justificativa de Gabriel não demonstra perigo de que venha a se tornar impossível a verificação dos fatos.
b) deverá ser indeferida, uma vez que a medida judicial em questão só pode ser utilizada para produção de prova oral.
c) deverá ser deferida, e, caso Gabriel queira propor ação indenizatória posteriormente, o juízo da ação de produção antecipada já estará prevento para julgar a nova ação.
d) deverá ser deferida, e, havendo caráter contencioso, deverá o juiz determinar, inclusive de ofício, a citação de interessados na produção da prova.
e) deverá ser indeferida, uma vez que o direito à prova encontra óbice no direito à livre iniciativa da parte contrária.
5- Relativamente à arguição de falsidade, dentre as alternativas abaixo, apenas uma é INCORRETA. Assinale-a:
a) A falsidade deverá ser suscitada na contestação, na réplica ou no prazo de vinte dias, contado a partir da intimação da juntada do documento aos autos; uma vez arguida, a falsidade será resolvida como questão incidental, salvo se a parte requerer que o juiz a decida como questão principal.
b) Aparte arguirá a falsidade expondo os motivos em que funda a sua pretensão e os meios com que provará o alegado.
c) Depois de ouvida a outra parte no prazo de quinze dias, será realizado o exame pericial; se a parte que produziu o documento concordar em retirá-lo, não se procederá ao exame pericial.
d) A declaração sobre a falsidade do documento, quando suscitada como questão principal, constará da parte dispositiva da sentença e sobre ela incidirá também a autoridade da coisa julgada.
6- Na vigência do Novo Código de Processo Civil, instituído pela Lei n. 13.105/2015, Fernando propõe ação de exibição de documentos em face de Álvaro. Álvaro contesta a ação, apresentando justificativa para não exibir. O juiz julga ilegítima a justificativa de Álvaro, por considerar que o réu possui o documento, que tem dever legal de exibi-lo e que o documento em questão é comum às partes e necessário para a instrução do feito. Nesse caso, é correto afirmar que, em tese,
a) o juiz não poderia
admitir como verdadeiros os fatos que, por meio do documento, Fernando pretendia provar.
b) o juiz poderia determinar busca e apreensão do documento, mas não poderia utilizar medidas coercitivas, como a multa diária, para constranger Álvaro a exibi-lo.
c) o juiz poderia adotar medidas como multa diária, busca e apreensão e restrição ao exercício de direitos, para fazer com que o documento seja levado a juízo.
d) o juiz só poderia presumir a veracidade de fatos que não pudessem ser provados por outros meios de prova, como a prova pericial, a testemunhal ou a ata notarial.
e) o juiz deveria ter determinado a exibição do documento, ainda que Álvaro tivesse comprovado que a apresentação do documento violasse dever seu de honra.
7- Maria comprou um apartamento da empresa Moradia S/A e constatou, logo após sua mudança, que havia algumas infiltrações e problemas nas instalações elétricas.
Maria consultou seu advogado, que sugeriu o ajuizamento de ação de produção antecipada de prova, com o objetivo de realizar uma perícia no imóvel, inclusive com o objetivo de decidir se ajuizaria, posteriormente, ação para reparação dos prejuízos.
Diante desse contexto, assinale a afirmativa correta.
a) A produção antecipada de provas é cabível, porque visa a obter prévio conhecimento dos fatos e da situação do imóvel, para justificar ou evitar o ajuizamento de ação de reparação dos prejuízos.
b) A produção antecipada de provas é obrigatória, uma vez que Maria não poderia ingressar diretamente com ação para reparação dos prejuízos.
c) A produção antecipada de provas é incabível, porque apenas pode ser ajuizada quando há urgência ou risco de que a verificação dos fatos venha a se tornar impossível posteriormente, o que não foi demonstrado na hipótese concreta.
d) A produção antecipada de provas é incabível, vez que o seu ajuizamento apenas pode ocorrer mediante pedido conjunto de Maria e da empresa Moradia S/A.
8- Carlos ajuizou, em 18/03/2016, ação contra o Banco Sucesso, pelo procedimento comum, pretendendo a revisão de determinadas cláusulas de um contrato de abertura de crédito. Após a apresentação de contestação e réplica, iniciou-se a fase de produção de provas, tendo o Banco Sucesso requerido a produção de prova pericial para demonstrar a ausência de abusividade dos juros remuneratórios. A prova foi indeferida e o pedido foi julgado procedente para revisar o contrato e limitar a cobrança de tais juros. Sobre a posição do Banco Sucesso, assinale a afirmativa correta.
a) Ele deve interpor recurso de agravo de instrumento contra a decisão que indeferiu a produção de prova. Não o tendo feito, a questão está preclusa e não admite rediscussão.
b) Ele deve apresentar petição de protesto contra a decisão que indeferiu a produção de prova, evitando-se a preclusão, com o objetivo de rediscuti-la em apelação.
c) Ele deve permanecer inerte em relação à decisão de indeferimento de produção de prova, mas poderá rediscutir a questão em preliminar de apelação.
d) Ele deve interpor recurso de agravo retido contra a decisão que indeferiu a produção de prova, evitando-se a preclusão, com o objetivo de rediscuti-la em apelação.
9- Em uma ação que tramita em determinada vara cível, a parte ré alegou falsidade de diversos documentos apresentados pelo autor, que, por sua vez, afirmava serem autênticos. Não sendo possível verificar a autenticidade dos documentos pela simples análise superficial, o magistrado determinou que se procedesse à perícia dos documentos por profissional qualificado.
Com base no CPC/15, assinale a afirmativa correta.
a) O custo pelos serviços prestados pelo perito deverão ser rateados por ambas as partes.
b) O custo da perícia será adiantado pelo réu, uma vez afirmada por ele a falsidade do documento.
c) O custo do serviço é da Fazenda Pública, porque a perícia foi determinada de ofício pelo magistrado e não por qualquer das partes.
d) O pagamento do perito será custeado pelo fundo de custeio da Defensoria Pública, caso uma das partes seja assistida pela Defensoria Pública e beneficiária da Justiça Gratuita.
10- O fornecimento de energia elétrica à residência de Vicente foi interrompido em 2 de janeiro de 2018, porque, segundo a concessionária de serviço público, haveria um “gato” no local, ou seja, o medidor de energia teria sido indevidamente adulterado.
Indignado, Vicente, representado por um(a) advogado(a), propôs, aproximadamente um mês depois, demanda em face da fornecedora e pediu o restabelecimento do serviço, pois o medidor estaria hígido. A fim de provar os fatos alegados, o autor requereu a produção de prova pericial.
Citado poucos meses depois da propositura da demanda, a ré defendeu a correção de sua conduta, ratificou a existência de irregularidade no medidor de energia e, tal qual o autor, requereu a produção de perícia.
Em dezembro de 2018, após arbitrar o valor dos honorários periciais e antes da realização da perícia, o juiz atribuiu apenas ao autor, que efetivamente foi intimado para tanto, o pagamento de tal verba.
11- Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
a) A decisão judicial está correta, uma vez que, se ambas as partes requererem a produção de perícia, apenas o autor deve adiantar o pagamento.
b) O juiz decidiu de modo incorreto, pois se ambas as partes requererem a produção de perícia, autor e réu devem adiantar os honorários periciais.
c) A decisão está equivocada, na medida em que os honorários periciais são pagos apenas ao final do processo.
d) A decisão está correta, pois o magistrado tinha a faculdade de atribuir a apenas uma das partes o pagamento do montante.
Caso Concreto Processo Civil II PDF 10.pdf
1-	 Relativamente	 à	 produção	 da	 prova	 documental,	 no	 procedimento	 ordinário,	 é	
INCORRETO	afirmar:	
a)	É	lícito	às	partes,	em	qualquer	tempo	juntar	aos	autos	documentos	novos,	quando	
destinados	 a	 fazer	 prova	 de	 fatos	 ocorridos	 depois	 dos	 articulados,	 ou	 para	
contrapô-los	aos	que	foram	produzidos	nos	autos.	
b)	 O	 autor	 deverá	 indicar	 na	 petição	 inicial	 a	 prova	 documental	 que	 pretende	
produzir,	 podendo	 juntar	 aos	 autos,	 independentemente	 de	 autorização	 do	 juiz,	
quaisquer	documentos,	referentes	a	fatos	supervenientes	ou	antigos.	
c)	Sempre	que	umas	das	partes	requerer	a	juntada	de	documentos	aos	autos,	o	juiz	
ouvirá,	ao	seu	respeito	a	outra,	no	prazo	de	cinco	dias.	
d)	 O	 juiz	 requisitará,	 em	 qualquer	 tempo	 ou	 grau	 de	 jurisdição,	 as	 certidões	
necessárias	à	prova	das	alegações	das	partes.	
	
2-	Quanto	ao	instituto	da	confissão,	assinale	a	alternativa	correta:	
a)	A	confissão	judicial	faz	prova	contra	o	confitente	obrigando	os	litisconsortes;	
b)	A	confissão	espontânea	não	pode	ser	feita	por	mandatário	com	poderes	especiais;	
c)	 A	 confissão,	 quando	 emanada	 de	 erro,	 dolo	 ou	 coação,	 pode	 ser	 revogada	 a	
qualquer	tempo	por	ação	anulatória;	
d)	 Não	 vale	 como	 confissão	 a	 admissão,	 em	 juízo,	 de	 fatos	 relativos	 a	 direitos	
indisponíveis.	
	
3-	 Segundo	 as	 disposições	 do	 Novo	 Código	 de	 Processo	 Civil	 sobre	 o	 direito	
probatório,	assinale	a	correta:	
a)	 as	partes	podem,	 independentemente	da	natureza	do	direito	em	disputa,	 antes	
ou	durante	o	processo,	convencionar	a	 forma	de	distribuição	do	ônus	da	prova	de	
forma	diversa	da	estabelecida	pela	 lei,	desde	que	sejam	capazes	para	a	celebração	
do	negócio	jurídico	processual.	
b)	a	nova	legislação	abandonou	completamente	o	modelo	de	distribuição	estática	do	
ônus	da	prova,	contemplada	pela	legislação	revogada,	que	atribuía	o	ônus	da	prova	
ao	autor	em	relação	aos	 fatos	constitutivos	de	seu	direito,	e	ao	 réu	com	relação	à	
existência	de	fato	impeditivo,	modificativo	ou	extintivo	do	direito	do	autor,	passando	
a	existir	uma	distribuição	judicial	do	ônus	da	prova	para	cada	demanda.	
c)	a	nova	legislação	prevê	expressamente	a	possibilidade	de	produção	antecipada	da	
prova	ainda	que	não	haja	situação	de	urgência	que	justifique	tal	antecipação,	desde	
que	a	prova	seja
suscetível	de	viabilizar	a	autocomposição	ou	outro	meio	adequado	
de	solução	do	litígio	ou	o	prévio	conhecimento	dos	fatos	possa	justificar	ou	evitar	o	
ajuizamento	de	ação.	
d)	 a	 ata	 notarial	 e	 as	 declarações	 prestadas	 por	 meio	 de	 escritura	 pública	 têm	
eficácia	 probatória	 não	 somente	 da	 declaração,	 como	 também	 do	 fato	 declarado,	
que	se	presume	verdadeiro,	salvo	se	existir	prova	em	sentido	contrário.	
	
4-	Na	vigência	do	Novo	Código	de	Processo	Civil,	instituído	pela	Lei	n.	13.105/2015,	
Gabriel	 propõe	 ação	 de	 produção	 antecipada	 de	 prova	 pericial	 em	 face	 da	
Construtora	Macondo	S/A.	Alega,	basicamente,	em	petição	inicial,	que	preenche	os	
requisitos	 legais	 e	 que	 a	 prova,	 caso	 produzida,	 terá	 o	 condão	 de	 viabilizar	 a	
autocomposição	das	partes.	Nesse	caso,	é	correto	afirmar	que	a	produção:	
Note
Realce
Note
Realce
Note
Realce
Note
Nota
EDSON OLIVEIRA DA SILVA-MATRÍCULA 201607425343
Note
Nota
a)	deverá	ser	indeferida,	uma	vez	que	a	justificativa	de	Gabriel	não	demonstra	perigo	
de	que	venha	a	se	tornar	impossível	a	verificação	dos	fatos.	
b)	 deverá	 ser	 indeferida,	 uma	 vez	 que	 a	medida	 judicial	 em	 questão	 só	 pode	 ser	
utilizada	para	produção	de	prova	oral.	
c)	 deverá	 ser	 deferida,	 e,	 caso	 Gabriel	 queira	 propor	 ação	 indenizatória	
posteriormente,	 o	 juízo	 da	 ação	 de	 produção	 antecipada	 já	 estará	 prevento	 para	
julgar	a	nova	ação.	
d)	 deverá	 ser	 deferida,	 e,	 havendo	 caráter	 contencioso,	 deverá	 o	 juiz	 determinar,	
inclusive	de	ofício,	a	citação	de	interessados	na	produção	da	prova.	
e)	deverá	ser	indeferida,	uma	vez	que	o	direito	à	prova	encontra	óbice	no	direito	à	
livre	iniciativa	da	parte	contrária.	
	
5-	Relativamente	à	arguição	de	falsidade,	dentre	as	alternativas	abaixo,	apenas	uma	
é	INCORRETA.	Assinale-a:	
a)	A	falsidade	deverá	ser	suscitada	na	contestação,	na	réplica	ou	no	prazo	de	vinte	
dias,	 contado	 a	 partir	 da	 intimação	da	 juntada	 do	 documento	 aos	 autos;	 uma	 vez	
arguida,	 a	 falsidade	 será	 resolvida	 como	 questão	 incidental,	 salvo	 se	 a	 parte	
requerer	que	o	juiz	a	decida	como	questão	principal.	
b)	Aparte	arguirá	a	falsidade	expondo	os	motivos	em	que	funda	a	sua	pretensão	e	os	
meios	com	que	provará	o	alegado.	
c)	Depois	de	ouvida	a	outra	parte	no	prazo	de	quinze	dias,	será	realizado	o	exame	
pericial;	 se	 a	 parte	 que	 produziu	 o	 documento	 concordar	 em	 retirá-lo,	 não	 se	
procederá	ao	exame	pericial.	
d)	A	 declaração	 sobre	 a	 falsidade	do	documento,	 quando	 suscitada	 como	questão	
principal,	 constará	da	parte	dispositiva	da	 sentença	e	 sobre	 ela	 incidirá	 também	a	
autoridade	da	coisa	julgada.	
	
6-	Na	vigência	do	Novo	Código	de	Processo	Civil,	instituído	pela	Lei	n.	13.105/2015,	
Fernando	 propõe	 ação	 de	 exibição	 de	 documentos	 em	 face	 de	 Álvaro.	 Álvaro	
contesta	 a	 ação,	 apresentando	 justificativa	 para	 não	 exibir.	O	 juiz	 julga	 ilegítima	 a	
justificativa	de	Álvaro,	por	considerar	que	o	réu	possui	o	documento,	que	tem	dever	
legal	 de	 exibi-lo	 e	 que	o	 documento	 em	questão	 é	 comum	às	 partes	 e	 necessário	
para	a	instrução	do	feito.	Nesse	caso,	é	correto	afirmar	que,	em	tese,	
a)	 o	 juiz	 não	 poderia	 admitir	 como	 verdadeiros	 os	 fatos	 que,	 por	 meio	 do	
documento,	Fernando	pretendia	provar.	
b)	 o	 juiz	 poderia	 determinar	 busca	 e	 apreensão	 do	 documento,	 mas	 não	 poderia	
utilizar	medidas	coercitivas,	como	a	multa	diária,	para	constranger	Álvaro	a	exibi-lo.	
c)	o	juiz	poderia	adotar	medidas	como	multa	diária,	busca	e	apreensão	e	restrição	ao	
exercício	de	direitos,	para	fazer	com	que	o	documento	seja	levado	a	juízo.	
d)	o	juiz	só	poderia	presumir	a	veracidade	de	fatos	que	não	pudessem	ser	provados	
por	outros	meios	de	prova,	como	a	prova	pericial,	a	testemunhal	ou	a	ata	notarial.	
e)	o	juiz	deveria	ter	determinado	a	exibição	do	documento,	ainda	que	Álvaro	tivesse	
comprovado	que	a	apresentação	do	documento	violasse	dever	seu	de	honra.	
	
7-	Maria	comprou	um	apartamento	da	empresa	Moradia	S/A	e	constatou,	logo	após	
sua	mudança,	que	havia	algumas	infiltrações	e	problemas	nas	instalações	elétricas.	
Note
Realce
Note
Realce
Note
Realce
Maria	 consultou	 seu	 advogado,	 que	 sugeriu	 o	 ajuizamento	 de	 ação	 de	 produção	
antecipada	de	prova,	com	o	objetivo	de	realizar	uma	perícia	no	imóvel,	inclusive	com	
o	objetivo	de	decidir	se	ajuizaria,	posteriormente,	ação	para	reparação	dos	prejuízos.	
	
Diante	desse	contexto,	assinale	a	afirmativa	correta.	
	
a)	 A	 produção	 antecipada	 de	 provas	 é	 cabível,	 porque	 visa	 a	 obter	 prévio	
conhecimento	 dos	 fatos	 e	 da	 situação	 do	 imóvel,	 para	 justificar	 ou	 evitar	 o	
ajuizamento	de	ação	de	reparação	dos	prejuízos.	
b)	A	produção	antecipada	de	provas	é	obrigatória,	uma	vez	que	Maria	não	poderia	
ingressar	diretamente	com	ação	para	reparação	dos	prejuízos.	
c)	 A	 produção	 antecipada	 de	 provas	 é	 incabível,	 porque	 apenas	 pode	 ser	 ajuizada	
quando	 há	 urgência	 ou	 risco	 de	 que	 a	 verificação	 dos	 fatos	 venha	 a	 se	 tornar	
impossível	posteriormente,	o	que	não	foi	demonstrado	na	hipótese	concreta.	
d)	A	produção	antecipada	de	provas	é	incabível,	vez	que	o	seu	ajuizamento	apenas	
pode	ocorrer	mediante	pedido	conjunto	de	Maria	e	da	empresa	Moradia	S/A.	
	
8-	Carlos	ajuizou,	em	18/03/2016,	ação	contra	o	Banco	Sucesso,	pelo	procedimento	
comum,	 pretendendo	 a	 revisão	 de	 determinadas	 cláusulas	 de	 um	 contrato	 de	
abertura	de	crédito.	Após	a	apresentação	de	contestação	e	réplica,	iniciou-se	a	fase	
de	 produção	 de	 provas,	 tendo	 o	 Banco	 Sucesso	 requerido	 a	 produção	 de	 prova	
pericial	 para	 demonstrar	 a	 ausência	 de	 abusividade	 dos	 juros	 remuneratórios.	 A	
prova	 foi	 indeferida	 e	 o	 pedido	 foi	 julgado	 procedente	 para	 revisar	 o	 contrato	 e	
limitar	 a	 cobrança	 de	 tais	 juros.	Sobre	 a	 posição	 do	 Banco	 Sucesso,	 assinale	 a	
afirmativa	correta.	
	
a)	Ele	deve	interpor	recurso	de	agravo	de	instrumento	contra	a	decisão	que	indeferiu	
a	 produção	 de	 prova.	 Não	 o	 tendo	 feito,	 a	 questão	 está	 preclusa	 e	 não	 admite	
rediscussão.	
b)	 Ele	 deve	 apresentar	 petição	 de	 protesto	 contra	 a	 decisão	 que	 indeferiu	 a	
produção	 de	 prova,	 evitando-se	 a	 preclusão,	 com	 o	 objetivo	 de	 rediscuti-la	 em	
apelação.	
c)	Ele	deve	permanecer	inerte	em	relação	à	decisão	de	indeferimento	de	produção	
de	prova,	mas	poderá	rediscutir	a	questão	em	preliminar	de	apelação.	
d)	 Ele	 deve	 interpor	 recurso	 de	 agravo	 retido	 contra	 a	 decisão	 que	 indeferiu	 a	
produção	 de	 prova,	 evitando-se	 a	 preclusão,	 com	 o	 objetivo	 de	 rediscuti-la	 em	
apelação.	
	
9-	Em	uma	ação	que	tramita	em	determinada	vara	cível,	a	parte	ré	alegou	falsidade	
de	diversos	documentos	apresentados	pelo	autor,	que,	por	sua	vez,	afirmava	serem	
autênticos.	 Não	 sendo	 possível	 verificar	 a	 autenticidade	 dos	 documentos	 pela	
simples	análise	superficial,	o	magistrado	determinou	que	se	procedesse	à	perícia	dos	
documentos	por	profissional	qualificado.	
Com	base	no	CPC/15,	assinale	a	afirmativa	correta.	
	
	
Note
Realce
Note
Realce
a)	O	custo	pelos	serviços	prestados	pelo	perito	deverão	ser	rateados	por	ambas	as	
partes.	
b)	O	custo	da	perícia	será	adiantado	pelo	réu,	uma	vez	afirmada	por	ele	a	falsidade	
do	documento.	
c)	 O	 custo	 do	 serviço	 é	 da	 Fazenda	 Pública,	 porque	 a	 perícia	 foi	 determinada	 de	
ofício	pelo	magistrado	e	não	por	qualquer	das	partes.	
d)	 O	 pagamento	 do	 perito	 será	 custeado	 pelo	 fundo	 de	 custeio	 da	 Defensoria	
Pública,	caso	uma	das	partes	seja	assistida	pela	Defensoria	Pública	e	beneficiária	da	
Justiça	Gratuita.	
	
10-	O	fornecimento	de	energia	elétrica	à	residência	de	Vicente	foi	interrompido	em	2	
de	janeiro	de	2018,	porque,	segundo	a	concessionária	de	serviço	público,	haveria	um	
“gato”	no	local,	ou	seja,	o	medidor	de	energia	teria	sido	indevidamente	adulterado.	
Indignado,	Vicente,	representado	por	um(a)	advogado(a),	propôs,
aproximadamente	
um	mês	depois,	 demanda	em	 face	da	 fornecedora	 e	 pediu	 o	 restabelecimento	do	
serviço,	 pois	 o	medidor	 estaria	 hígido.	 A	 fim	 de	 provar	 os	 fatos	 alegados,	 o	 autor	
requereu	a	produção	de	prova	pericial.	
Citado	poucos	meses	depois	da	propositura	da	demanda,	a	ré	defendeu	a	correção	
de	sua	conduta,	ratificou	a	existência	de	irregularidade	no	medidor	de	energia	e,	tal	
qual	o	autor,	requereu	a	produção	de	perícia.	
Em	 dezembro	 de	 2018,	 após	 arbitrar	 o	 valor	 dos	 honorários	 periciais	 e	 antes	 da	
realização	da	perícia,	o	juiz	atribuiu	apenas	ao	autor,	que	efetivamente	foi	intimado	
para	tanto,	o	pagamento	de	tal	verba.	
		
11-	Sobre	a	hipótese	apresentada,	assinale	a	afirmativa	correta.	
	
a)	 A	 decisão	 judicial	 está	 correta,	 uma	 vez	 que,	 se	 ambas	 as	 partes	 requererem	a	
produção	de	perícia,	apenas	o	autor	deve	adiantar	o	pagamento.	
b)	O	juiz	decidiu	de	modo	incorreto,	pois	se	ambas	as	partes	requererem	a	produção	
de	perícia,	autor	e	réu	devem	adiantar	os	honorários	periciais.		
c)	A	decisão	está	equivocada,	na	medida	em	que	os	honorários	periciais	são	pagos	
apenas	ao	final	do	processo.		
d)	A	decisão	está	correta,	pois	o	magistrado	tinha	a	faculdade	de	atribuir	a	apenas	
uma	das	partes	o	pagamento	do	montante.	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Note
Realce
Note
Realce
Caso Concreto Processo Civil II 11.doc
 EDSON OLIVEIRA DA SILVA-MATRÍCULA 201607425343
1- Relativamente à produção da prova documental, no procedimento ordinário, é
INCORRETO afirmar:
a) É lícito às partes, em qualquer tempo juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados, ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos.
b) O autor deverá indicar na petição inicial a prova documental que pretende produzir, podendo juntar aos autos, independentemente de autorização do juiz, quaisquer documentos, referentes a fatos supervenientes ou antigos.
c) Sempre que umas das partes requerer a juntada de documentos aos autos, o juiz ouvirá, ao seu respeito a outra, no prazo de cinco dias.
d) O juiz requisitará, em qualquer tempo ou grau de jurisdição, as certidões necessárias à prova das alegações das partes.
2- Quanto ao instituto da confissão, assinale a alternativa correta:
a) A confissão judicial faz prova contra o confitente obrigando os litisconsortes;
b) A confissão espontânea não pode ser feita por mandatário com poderes especiais;
c) A confissão, quando emanada de erro, dolo ou coação, pode ser revogada a qualquer tempo por ação anulatória;
d) Não vale como confissão a admissão, em juízo, de fatos relativos a direitos indisponíveis.
3- Segundo as disposições do Novo Código de Processo Civil sobre o direito probatório, assinale a correta:
a) as partes podem, independentemente da natureza do direito em disputa, antes ou durante o processo, convencionar a forma de distribuição do ônus da prova de forma diversa da estabelecida pela lei, desde que sejam capazes para a celebração do negócio jurídico processual.
b) a nova legislação abandonou completamente o modelo de distribuição estática do ônus da prova, contemplada pela legislação revogada, que atribuía o ônus da prova ao autor em relação aos fatos constitutivos de seu direito, e ao réu com relação à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, passando a existir uma distribuição judicial do ônus da prova para cada demanda.
c) a nova legislação prevê expressamente a possibilidade de produção antecipada da prova ainda que não haja situação de urgência que justifique tal antecipação, desde que a prova seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução do litígio ou o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.
d) a ata notarial e as declarações prestadas por meio de escritura pública têm eficácia probatória não somente da declaração, como também do fato declarado, que se presume verdadeiro, salvo se existir prova em sentido contrário.
4- Na vigência do Novo Código de Processo Civil, instituído pela Lei n. 13.105/2015, Gabriel propõe ação de produção antecipada de prova pericial em face da Construtora Macondo S/A. Alega, basicamente, em petição inicial, que preenche os requisitos legais e que a prova, caso produzida, terá o condão de viabilizar a autocomposição das partes. Nesse caso, é correto afirmar que a produção:
a) deverá ser indeferida, uma vez que a justificativa de Gabriel não demonstra perigo de que venha a se tornar impossível a verificação dos fatos.
b) deverá ser indeferida, uma vez que a medida judicial em questão só pode ser utilizada para produção de prova oral.
c) deverá ser deferida, e, caso Gabriel queira propor ação indenizatória posteriormente, o juízo da ação de produção antecipada já estará prevento para julgar a nova ação.
d) deverá ser deferida, e, havendo caráter contencioso, deverá o juiz determinar, inclusive de ofício, a citação de interessados na produção da prova.
e) deverá ser indeferida, uma vez que o direito à prova encontra óbice no direito à livre iniciativa da parte contrária.
5- Relativamente à arguição de falsidade, dentre as alternativas abaixo, apenas uma é INCORRETA. Assinale-a:
a) A falsidade deverá ser suscitada na contestação, na réplica ou no prazo de vinte dias, contado a partir da intimação da juntada do documento aos autos; uma vez arguida, a falsidade será resolvida como questão incidental, salvo se a parte requerer que o juiz a decida como questão principal.
b) Aparte arguirá a falsidade expondo os motivos em que funda a sua pretensão e os meios com que provará o alegado.
c) Depois de ouvida a outra parte no prazo de quinze dias, será realizado o exame pericial; se a parte que produziu o documento concordar em retirá-lo, não se procederá ao exame pericial.
d) A declaração sobre a falsidade do documento, quando suscitada como questão principal, constará da parte dispositiva da sentença e sobre ela incidirá também a autoridade da coisa julgada.
6- Na vigência do Novo Código de Processo Civil, instituído pela Lei n. 13.105/2015, Fernando propõe ação de exibição de documentos em face de Álvaro. Álvaro contesta a ação, apresentando justificativa para não exibir. O juiz julga ilegítima a justificativa de Álvaro, por considerar que o réu possui o documento, que tem dever legal de exibi-lo e que o documento em questão é comum às partes e necessário para a instrução do feito. Nesse caso, é correto afirmar que, em tese,
a) o juiz não poderia admitir como verdadeiros os fatos que, por meio do documento, Fernando pretendia provar.
b) o juiz poderia determinar busca e apreensão do documento, mas não poderia utilizar medidas coercitivas, como a multa diária, para constranger Álvaro a exibi-lo.
c) o juiz poderia adotar medidas como multa diária, busca e apreensão e restrição ao exercício de direitos, para fazer com que o documento seja levado a juízo.
d) o juiz só poderia presumir a veracidade de fatos que não pudessem ser provados por outros meios de prova, como a prova pericial, a testemunhal ou a ata notarial.
e) o juiz deveria ter determinado a exibição do documento, ainda que Álvaro tivesse comprovado que a apresentação do documento violasse dever seu de honra.
7- Maria comprou um apartamento da empresa Moradia S/A e constatou, logo após sua mudança, que havia algumas infiltrações e problemas nas instalações elétricas.
Maria consultou seu advogado, que sugeriu o ajuizamento de ação de produção antecipada de prova, com o objetivo de realizar uma perícia no imóvel, inclusive com o objetivo de decidir se ajuizaria, posteriormente, ação para reparação dos prejuízos.
Diante desse contexto, assinale a afirmativa correta.
a) A produção antecipada de provas é cabível, porque visa a obter prévio conhecimento dos fatos e da situação do imóvel, para justificar ou evitar o ajuizamento de ação de reparação dos prejuízos.
b) A produção antecipada
de provas é obrigatória, uma vez que Maria não poderia ingressar diretamente com ação para reparação dos prejuízos.
c) A produção antecipada de provas é incabível, porque apenas pode ser ajuizada quando há urgência ou risco de que a verificação dos fatos venha a se tornar impossível posteriormente, o que não foi demonstrado na hipótese concreta.
d) A produção antecipada de provas é incabível, vez que o seu ajuizamento apenas pode ocorrer mediante pedido conjunto de Maria e da empresa Moradia S/A.
8- Carlos ajuizou, em 18/03/2016, ação contra o Banco Sucesso, pelo procedimento comum, pretendendo a revisão de determinadas cláusulas de um contrato de abertura de crédito. Após a apresentação de contestação e réplica, iniciou-se a fase de produção de provas, tendo o Banco Sucesso requerido a produção de prova pericial para demonstrar a ausência de abusividade dos juros remuneratórios. A prova foi indeferida e o pedido foi julgado procedente para revisar o contrato e limitar a cobrança de tais juros. Sobre a posição do Banco Sucesso, assinale a afirmativa correta.
a) Ele deve interpor recurso de agravo de instrumento contra a decisão que indeferiu a produção de prova. Não o tendo feito, a questão está preclusa e não admite rediscussão.
b) Ele deve apresentar petição de protesto contra a decisão que indeferiu a produção de prova, evitando-se a preclusão, com o objetivo de rediscuti-la em apelação.
c) Ele deve permanecer inerte em relação à decisão de indeferimento de produção de prova, mas poderá rediscutir a questão em preliminar de apelação.
d) Ele deve interpor recurso de agravo retido contra a decisão que indeferiu a produção de prova, evitando-se a preclusão, com o objetivo de rediscuti-la em apelação.
9- Em uma ação que tramita em determinada vara cível, a parte ré alegou falsidade de diversos documentos apresentados pelo autor, que, por sua vez, afirmava serem autênticos. Não sendo possível verificar a autenticidade dos documentos pela simples análise superficial, o magistrado determinou que se procedesse à perícia dos documentos por profissional qualificado.
Com base no CPC/15, assinale a afirmativa correta.
a) O custo pelos serviços prestados pelo perito deverão ser rateados por ambas as partes.
b) O custo da perícia será adiantado pelo réu, uma vez afirmada por ele a falsidade do documento.
c) O custo do serviço é da Fazenda Pública, porque a perícia foi determinada de ofício pelo magistrado e não por qualquer das partes.
d) O pagamento do perito será custeado pelo fundo de custeio da Defensoria Pública, caso uma das partes seja assistida pela Defensoria Pública e beneficiária da Justiça Gratuita.
10- O fornecimento de energia elétrica à residência de Vicente foi interrompido em 2 de janeiro de 2018, porque, segundo a concessionária de serviço público, haveria um “gato” no local, ou seja, o medidor de energia teria sido indevidamente adulterado.
Indignado, Vicente, representado por um(a) advogado(a), propôs, aproximadamente um mês depois, demanda em face da fornecedora e pediu o restabelecimento do serviço, pois o medidor estaria hígido. A fim de provar os fatos alegados, o autor requereu a produção de prova pericial.
Citado poucos meses depois da propositura da demanda, a ré defendeu a correção de sua conduta, ratificou a existência de irregularidade no medidor de energia e, tal qual o autor, requereu a produção de perícia.
Em dezembro de 2018, após arbitrar o valor dos honorários periciais e antes da realização da perícia, o juiz atribuiu apenas ao autor, que efetivamente foi intimado para tanto, o pagamento de tal verba.
11- Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
a) A decisão judicial está correta, uma vez que, se ambas as partes requererem a produção de perícia, apenas o autor deve adiantar o pagamento.
b) O juiz decidiu de modo incorreto, pois se ambas as partes requererem a produção de perícia, autor e réu devem adiantar os honorários periciais.
c) A decisão está equivocada, na medida em que os honorários periciais são pagos apenas ao final do processo.
d) A decisão está correta, pois o magistrado tinha a faculdade de atribuir a apenas uma das partes o pagamento do montante.
Resenha Critica ?nus da Prova Processo Civil II.doc
 
 São Paulo, 12 de maio de 2020
 CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO SÃO PAULO
 
 Resenha Crítica – Tema- ÔNUS DA PROVA -AV1
 Nome: Edson Oliveira da Silva - Matrícula: 201607425343
 
 Processo Civil II - Prof. Ms. Rubico Petroni
 		 
 
 (
1
)
 Introdução
Nesse estudo, nosso objetivo é discorrer sobre o instituto das provas e seu ônus probatório no sistema processual vigente, procurando analisar as alterações trazidas pelo Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) e seus desdobramentos para o processo do trabalho.
Saneamento do Processo
O saneamento do processo – compreendido como a correção de seus eventuais defeitos e organização de seus rumos – deve ocorrer ao longo de toda a relação processual. Há o dever permanente do juiz de zelar pela regularidade e eficiência do processo – e com ele devem colaborar as partes (art. 6º). Porém, o Código dedica especialmente dois momentos processuais para tais atividades: o primeiro, por ocasião das providências preliminares (art. 347 e seguintes); o segundo, no bojo do julgamento conforme o estado do processo (art. 357).
Ônus da Prova e sua distribuição
A distribuição estática do ônus da prova, delineada nos incisos I e II do art. 373 do NCPC, essencialmente reproduz as clássicas regras já existentes no sistema anterior ao estabelecer que: “O ônus da prova incumbe: I – ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II – ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.” Este sistema evita o non liquet, garantindo que toda causa seja julgada, possibilitando, ainda, que as partes antevejam qual deverá ser sua atividade probatória.
Trata-se, porém, de um sistema um tanto quanto anacrônico. Sua rigidez impede que eventuais circunstâncias específicas do caso concreto sejam levadas em consideração, eventualmente impedindo uma distribuição mais coerente.
Não por outra razão é que nosso sistema alberga também a distribuição dinâmica do ônus da prova, que prevê exatamente a possibilidade de flexibilização do sistema estático, atendendo às tais circunstâncias específicas. Assim, eventualmente, o ônus de provar um determinado fato, que a rigor seria do autor, poderá ser “transferido” ao réu (que então assume o risco de sofrer as conseqüências de um julgamento desfavorável) e vice-versa. Trata-se daquilo que historicamente a literatura processual denomina de inversão do ônus da prova, valendo observar que a técnica pode recair sobre uns alguns ou todos os fatos.
 
 A distribuição dinâmica legal é a que decorre expressamente da lei, quando esta cria presunções de existência ou veracidade. Por exemplo, o art. 1.662 do Código Civil: “No regime da comunhão parcial, presumem-se adquiridos na constância do casamento os bens móveis, quando não se provar que o foram em data anterior”. Nesta circunstância, se um cônjuge pleiteia, na partilha, a divisão de um bem móvel, incumbe ao outro o ônus de provar que este não entra na comunhão, porque adquirido antes do casamento.
A distribuição judicial se dá quando a lei oferece ao juiz a possibilidade de inverter o ônus da prova, por decisão judicial, em determinado caso concreto. É o que prevê, exemplificativamente, o art. 6º, VIII, do Código de Defesa do Consumidor. Não se confunde com a legal, em que a inversão certamente acontecerá. Aqui, ao contrário, tem-se uma faculdade judicial, de modo que o juiz pode, ou não, valer-se de tal técnica.
Neste particular – afirmo sem hesitar – o NCPC traz uma das

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais