Buscar

Premissas do Pensamento Ético de Tomás de Aquino

Prévia do material em texto

resenha acadêmica descritiva:
 PREMISSAS DO PENSAMENTO 
 ÉTICO DE TOMÁS DE AQUINO
 (Basis of the Ethical Thought of Thomas Aquinas)
Gabriel Castro Navarro
RA: 7984071
A presente resenha busca analisar de forma descritiva o artigo elaborado pelo Pró-Reitor Antonio Wardison C. Silva e pelo Professor Dr. Cézar Teixeira que abordam as premissas da ética de Tomás de Aquino. Composto por dois capítulos sendo o primeiro dividido em subtópicos, onde apresentam a efervescência do aristotelismo e os principais filósofos que continuaram trazendo as obras de Aristóteles ao Oriente, já o segundo elucida a evolução e meios utilizados por Tomás que o levaram a conclusão seu pensamento filosófico-teológico.
O artigo descreve o pensamento filosófico de Tomás que possui como base a filosofia grega e a filosofia patrística, mesclado ainda com a filosofia cristã, o que entrava em desacordo durante esse período causando longas discussões acadêmicas na Idade média (séculos XII e XIII). Por isso, a ética de Tomás está fundamentada na filosofia aristotélica assim como no pensamento cristão.
Com grande contribuição dos filósofos Avicena, Averróis e Alberto Magno que foram os antecessores da filosofia de Tomás de Aquino, a partir desses filósofos, Tomás irá conhecer Aristóteles e com base nisso formar seu pensamento moral e metafísico em relação à doutrina cristã. Ao começar ler as obras de Aristóteles, questões levantadas pelo filosofo motivaram Tomás de Aquino iniciar suas investigações na filosofia aristotélica, que nomeou de investigação ontológica.
Para Aristóteles, que tinha pensamento contrário ao cristão, não existe ato de criação Deus apenas foi o princípio e o mundo é eterno e incriado “Nem Deus conhece o mundo sensível como tal (contra a ideia cristã de um Deus onisciente), nem o homem pode conhecer Deus (ainda que possa ver o mundo estrelado divino)”. Thomás de Aquino por outro lado acreditava que somos todos criações de Deus, e constrói a partir da própria obra de Aristóteles as cinco vias racionais para a existência de Deus. 
Desta forma o pensamento ético de Tomás de Aquino se estrutura, se dividindo em duas vertentes: uma é a teológica, com base cristã e nos pensamentos de Santo Agostinho, já a outra é a filosófica, fundamentada em Aristóteles e em toda tradição filosófica do pensamento ontológico.
A doutrina adotada por Thomás de Aquino é racional, porém não é racionalista já que buscou aplicar a razão a fatos irracionais, o que seria propriamente o conceito de teologia. Ele não desvinculou fé e razão digamos apenas que “ele não separou a razão da fé, mas sim que distinguiu a certeza nascida da razão da que nos vem da fé.”
O artigo busca de forma clara mostrar a evolução e conceito da filosofia ética de Thomás de Aquino, assim como suas influencias e linhas históricas de raciocínio que o levaram a conclusão de seu pensamento. Com assuntos de extrema relevância e bem elucidados, o artigo proposto para estudo e resenha é recomendado ao publico em geral que busca conhecimento acerca do âmbito filosófico-teológico. 
BIBLIOGRAFIA:
· AQUINO, Tomás de. Seleção de Textos. São Paulo: Nova Cultural, 2004. 
· Suma Teológica. Vol. 1. São Paulo: Loyola, 2003.
· ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco; Poética. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
· BOEHNER, Philotheus e GILSON, Etienne. História da Filosofia Cristã. (trad.) Raimundo Vier. 10. ed. Petrópoles: Vozes, 2007.
· BONI, Luis Alberto de (org). Idade Média: Ética e Política. 2 ed. Porto Alegre:
· EDIPUCRS, 1996.
· COPLESTON, F. C. El Pensamiento de Santo Tomás. México: Fondo de Cultura e Economica, 1960.
· ESTRADA, Juan Antonio. Deus nas tradições filosóficas – Aporias e problemas da teologia natural. (trad.) Maria A. Diaz. São Paulo: Paulus, 2003.
· KÜNG, Hans. Os Grandes Pensadores do Cristianismo. Lisboa: Presença, 1999.
· PADOVANI, Umberto e CASTAGNOLA, Luís. História da Filosofia. 13. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1981.
· REALE, Giovanni e ANTISERI, Dário. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média. Vol. 1. São Paulo: Paulus, 1990.
· RUSSELL, Bertrand. História do pensamento ocidental. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
· SCIADINI, Patrício. Santas e Santos que Influenciaram o II Milênio. São Paulo: LTR, 2000.
· SILVA, Antonio Wardison C. Fundamentos Filosóficos da Ética em Tomás de Aquino. In: Revista Repensar, n. 2, (12/2008).
· SILVA, Márcio Bolda da. Metafísica e Assombro. Curso de Ontologia. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2003.
· TRUC, Gonzague. História da Filosofia. (trad.). Ruy Lopes e Leonel Vallandro. Porto Alegre: Globo, 1968.
· VAZ, Henrique C. De Lima. Escritos de Filosofia IV. Introdução à Ética Filosófica 1. São Paulo: Loyola, 1999.
· VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. (trad.) João Dell’ Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

Continue navegando