Buscar

startup sustentável: um caso de empreendedorismo verde modelo completo

Prévia do material em texto

13
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
NOME DO ALUNO
PRODUÇÃO TEXTUAL 
STARTUP SUSTENTÁVEL: UM CASO DE EMPREENDEDORISMO VERDE
 CIDADE- SP
2020
nome do aluno
PRODUÇÃO TEXTUAL 
STARTUP SUSTENTÁVEL: UM CASO DE EMPREENDEDORISMO VERDE
Trabalho de Produção Textual Individual apresentado à Universidade Pitágoras UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Modelos de Gestão, Homem, Cultura e Sociedade, Legislação Social e Trabalhista.
Orientadores: 
 CIDADE-SP
 2020
CIDADE/UF
2020
NOME DO ALUNO		
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	Empreendedorismo	4
2.2	Gestão de Projetos	5
2.3	Modelos de Gestão.	6
2.4	Homem, Cultura e Sociedade	7
2.5	Legislação Social e Trabalhista	9
3	CONCLUSÃO	11
REFERÊNCIAS	12
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
Empreendedorismo
a) Quais são as características do empreendedor social?
b) Quais são as características da economia ou empreendedorismo verde?
c) O que é uma startup?
d) Considerando a SGA, o que é o intraempreendedorismo e quais os fatores devem estar presentes para que ele seja estimulado dentro da organização?
gestão de projetos
a) Quais os processos essenciais da gestão da comunicação na aplicação de um projeto, como o de sua startup? Descreva-os.
O gerenciamento da comunicação é utilizado com o objetivo de definir, realizar, monitorar e controlar o fluxo de informações durante todo o ciclo de vida de um projeto. Segundo o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) o processo de gerenciamento da comunicação é dividido em: planejar o gerenciamento da comunicação, gerenciar as comunicações e controlar as comunicações (PMBOK,2013).
	PLANEJAR
	GERENCIAR
	CONTROLAR
	Necessidades e Relevância das Informações e abordagem da comunicação
	Colocar as informações necessárias à disposição das partes
	Monitorar e controlar as comunicações para assegurar que as necessidades de informações das partes interessadas sejam atendidas.
b) Qual é o seu papel, como gerente de projetos, no gerenciamento da comunicação?
modelos de gestão
a) O que é uma empresa de estrutura orgânica e quais são as suas principais características?
	
 
b) Quais são os principais benefícios de se implantar essa estrutura em uma empresa de tecnologia com vocação para inovação e resultados de sustentabilidade socioambiental?		 
homem, cultura e sociedade
		
a) Sabendo que a degradação ambiental do planeta tem sua origem na atividade
humana, basicamente, na atividade econômica do capitalismo global, quais as
possibilidades de mudarmos esse quadro contraditório, buscando a preservação da vida?
	
legislação social e trabalhista
1. CONCLUSÃO
	
 REFERÊNCIAS
AEVO. INTRAEMPREENDEDORISMO: COMO E PORQUE ESTIMULAR NA EMPRESA. 2018. Disponível em: <https://blog.aevo.com.br/intraempreendedorismo-estimular/>. Acesso em: 11 de maio de 2020.
AMARO, Kesia. Vantagens do Trabalho Intermitente. 2018. Disponível em: <https://blog.tio.digital/vantagens-do-trabalho-intermitente/>. Acesso em: 11 de maio de 2020.
FERRAZ, Mariana. Empreendedorismo Social: CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL. Disponível em: https://marianaferrazar.jusbrasil.com.br/artigos/339878687/empreendedorismo-social. Acesso em: 11 de maio de 2020.
GUIA TRABALHISTA. CONTRATO DE TRABALHO INTERMITENTE. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/contrato-de-trabalho-intermitente.htm>. Acesso em: 11 de maio de 2020.
PMI (Project Management Institute). Um guia do Conhecimento em
Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5. Edição, Editora Saraiva. 2013.
Pg.287-308
CARVALHO, Renan. Organizações Orgânicas: uma alternativa sustentável para a gestão. 2012. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/organizacoes-organicas-uma-alternativa-sustentavel-para-a-gestao>. Acesso em: 11 de maio de 2020.
MORAES, Paula Louredo. "O que é desenvolvimento sustentável e economia verde"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/o-que-desenvolvimento-sustentavel-economia-verde.htm. Acesso em 12 de maio de 2020.
SEBRAE. O QUE É UMA STARTUP. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ac/artigos/o-que-e-uma-startup,17213517aa47a610VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 12 de maio de 2020.
SOUZA, Christopher. EMPREENDEDORISMO VERDE. 2020. Disponível em: <https:///empreendedorismo-verde/>. Acesso em: 12 de maio de 2020.
TERA AMBIENTAL. Dicas para otimizar a responsabilidade socioambiental da sua empresa. 2018. Disponível em: <https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/dicas-para-otimizar-a-responsabilidade-socioambiental-da-sua-empresa>. Acesso em: 12 de maio de 2020.

Continue navegando