Buscar

Com base nos estudos da Unidade 2, ou seja, nas abordagens teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo, faça um quadro ou tabela contendo uma descrição das possibilidades e limitações d

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Computação, Licenciatura
	Disciplina:
	Psicologia da Educação
	Tutor:
	Cristiane Regina Tozzo
	RA:
	8092708
	Aluno(a):
	Ederson Luiz Souza Costa 
	Turma:
	DGCOM1902VRDA1O
	Unidade:
	Polo Volta Redonda-RJ
Com base nos estudos da Unidade 2, ou seja, nas abordagens teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo, faça um quadro ou tabela contendo uma descrição das possibilidades e limitações de cada abordagem no contexto escolar, de forma resumida e com suas palavras.
	
	Possibilidades
	Limitações
	Behaviorismo
	A ampliação do interesse do aluno no aprendizado por meio dos reforços adequados, motivando-o positivamente. Assim, por meio de respostas emocionais podemos direcionar o aluno para um aprendizado mais eficaz.
Dessa forma seria possível para o professor moldar o aluno, estimulando e reforçando comportamentos desejáveis e comportamentos indesejáveis.
	As questões individuais de cada aluno são ignoradas, permitindo que um professor que seja vencido pela insistência do aluno no erro, acaba por reforçá-lo negativamente, gerando o efeito oposto ao esperado.
A necessidade constante de estimulo para que se obtenha uma resposta é outra limitação, além disso, a repetição mecânica pode acabar desmotivando o aluno.
	Psicanálise
	A relação Aluno-Professor pode favorecer o aprendizado quando o educando gosta e confia no educador.
O conhecimento básico da psicanalise pode permitir que o educador perceba, através das manifestações do educando, sua psique oculta, permitindo um melhor tratamento e interpretação das questões que podem surgir. 
	O Aluno pode se tornar dependente da imagem e da relação com o professor, perdendo assim, sua autonomia. E o aluno, que por alguma razão não possuir laços afetivos pelo professor terá dificuldades em aprender conteúdos oriundos desse professor, ainda que eles possam parecer interessantes ou necessários. 
	Gestalt
	O desenvolvimento de elementos cognitivos sensoriais que podem ajudar na melhora da aprendizagem escolar.
O cérebro humano é dinâmico e usa todas suas funções ao mesmo tempo.
Levando isso em consideração, o aluno teria um melhor aprendizado usando sua percepção visual ou espacial.
	A centralização do processo de aprendizagem nos meios visuais para organizar e interpretar as percepções sensoriais. Limitando-se a percepção visual ou espacial, poderíamos perder a capacidade de explorar outras perspectivas.
	Humanismo
	A humanização do ambiente escolar, criando um ambiente que motive o aluno ao aprendizado, expondo questões sócio-políticas que fazem parte da realidade do aluno.
O professor não mais ensina, e sim cria situações e condições para que os alunos possam aprender. Considerando que o homem está num constante processo de aprendizado, não há ser humano superior ou inferior, ou seja, todos somos iguais e todos estamos aprendendo.
	A Politização excessiva do processo de aprendizagem pode impedir que o aluno absorva informações concretas e importantes para sua compreensão da realidade.
Além disso, não há métodos determinados para guiar o educador.
Claretiano - Centro Universitário

Outros materiais