Buscar

trabalho PIM III

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
FACULDADE DE PROCESSOS GERENCIAIS
	FRANCISCO GOMES DE AQUINO 
	RA:0515950
	HIGOR ALVES MACHADO 
	RA:0508526
	LETYCIA GAVAZZI AQUINO 
	RA:0515943
	PALOMA LIMA DE OLIVEIRA 
	RA:1992299
	THIAGO FRANÇA DA SILVA 
	RA:0514020
	
	
RENNER S.A.
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLICAR (PIM III)
	FRANCISCO GOMES DE AQUINO 
	RA:0515950
	HIGOR ALVES MACHADO 
	RA:0508526
	LETYCIA GAVAZZI AQUINO 
	RA:0515943
	PALOMA LIMA DE OLIVEIRA 
	RA:1992299
	THIAGO FRANÇA DA SILVA 
	RA:0514020
	
	
RENNER S.A.
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM III)
Projeto Multidisciplinar – PIM III – para obtenção do título de gestor de processos gerenciais apresentado à Universidade Paulista - UNIP
Orientador: 
Coorientador: 
São Paulo
2019
São Paulo
2019
A sabedoria suprema é ter sonhos bastante grandes para não se perderem de vista enquanto os perseguimos.
(FAULKNER, William, 1929)
RESUMO
Pretende-se com este trabalho analisar a estrutura administrativa da empresa Renner S.A baseando-se principalmente nas disciplinas de contabilidade, fundamentos de gestão financeira e estatística aplicada do curso de Processos Gerenciais oferecido pela Universidade Paulista. 
Com base neste trabalho será possível medir o grau de aproveitamento das matérias e ao mesmo tempo o quão ampliado foi este conhecimento através de pesquisas baseadas nas referências mencionadas. 
No que se diz respeito a contabilidade será feita uma análise do balanço patrimonial e da demonstração dos resultados da empresa escolhida. Em Fundamentos de gestão financeira serão descritas as decisões da área identificando a estrutura organizacional e preocupações dessa administração. Por fim, em estatística aplicada será aplicado dados estatísticos em uma área da empresa escolhida
Palavras-chave: Trabalho acadêmico. Renner. Contabilidade. Fundamentos de gestão financeira. Estatistica aplicada.
ABSTRACT
This document intends to analyze the administrative structure of Renner S.A company, focus on accounting, fundamentals of financial management and statistics disciplines related to the Management Processes course.
Based on this work, it is possible to measure the degree of approval of materials and how expanded this knowledge was through research related to the references studied.
It is not that the respect for accounting is made an analysis of the balance sheet and income statement of the chosen company. Financial management fundamentals will describe area decisions identifying the organizational structure and concerns of management. 
Finally, in applied statistics will be applied statistical data in an area of ​​the chosen company.
Keywords: Academic work. Renner Accounting. Fundamentals of financial management. Applied statistics
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
UNIP		Universidade Paulista
IRFS		International Finanacial Reporting Satandards
IIRS		International Integrated Reporting Council
IASB		International Accounting Standards Board
RS		Rio Grande do Sul
B3		Brasil, Bolsa, Balcão
OCT		Over-The-Counter
ADR		American Depositary Receipt
 
SUMÁRIO
1 Introdução	8
2 Lojas Renner S.A – A companhia	9
3 Lojas Renner S.A - Situação Contábil	11
3.1 Lojas Renner S.A – Balanço Patrimonial de Ativos e Passivo	11
3.2 Lojas Renner S.A - Liquidez	13
3.2.1 Liquidez Corrente	14
3.2.2 Liquidez Seca	14
3.2.3 Liquidez Imediata	15
3.2.4 Liquidez Geral	15
4 Ativos Imobilizados.	16
5 Índice de Endividamento	18
6. Fundamentos da gestão financeira	19
6.1 Estrutura da Gestão financeira	19
7. Aplicações da Gestão financeira	20
8. Estatística Aplicada	22
8.1 Análise de Satisfação	22
8.2 Colaboradores	23
8.3 Mercado Acionário	24
9. Gestão Ambiental	26
Conclusão	28
REFERÊNCIAS	29
1 Introdução
Para enaltecer os aprendizados teóricos oferecidos no curso de Processos Gerenciais, este trabalho irá abordar as matérias do primeiro semestre baseado nos dados oficiais da companhia Lojas Renner S.A para que se possa perceber a importância dos conceitos contábeis, gerenciais e estatísticos nas tomadas de decisões.
Diante da variedade e enorme quantidade de dados este trabalho visa classifica-los e agrupa-los para compreender melhor a estrutura da empresa nos assuntos mencionados, visando e prezando por dados factíveis.
No ambito de contabilidade é de grande utilidade no planejamento empreserial as que se referem aos planos orçamentais porque as mesmas suportam decisões do negócios tal como alternativas para possiveis em casos de necessidade financeiras. 
No que se diz respeito aos dados de gestão financeira eles, se estudados corretamente, asseguram que a empresa saiba quanto de dinheiro disponivel tem para investimentos, com o que deve investir e como visando alcancar seus objetivos de forma etica, responsavel e sustentavel.
Por fim, as estatisticas permitem que a empresa organize seus dados para suportar as tomadas de decisões com mais precisão.
2 Lojas Renner S.A – A companhia
Nascida em Porto Alegre (RS) em 1912 nas mãos de Antônio Jacob Renner (figura 1) as Lojas Renner é uma da maior rede varejista de vestuário.
 (
Figura 
1
- Antônio Jacob Renner
)Na época, o grupo tinha como comercio principal capas de lã muito resistentes ao frio, chuva e vento algo característico da região que se tornou indispensável na região. É nessa época que o slogan “Renner, a boa roupa, ponto a ponto” foi criado e desde então, a qualidade era o diferencial.
Foi como indústria fabril instalada em navegantes, que em 1922 sua primeira loja foi inaugurada como parte do grupo A. J. Renner que possua um catálogo maior de produtos variados. Porém não tardou muito e em 1940, após seu crescimento acelerado, optou por se tonar independente ao grupo tornando-se a companhia lojas Renner S.A.
Em 1967 tornou-se uma empresa de capital aberto, um marco importante para impulsionar as mudanças que estavam por vir dentro do estado do Rio Grande do Sul (figura 2).
 (
Figura 
2
- Loja em Pelotas nos anos 70
)As primeiras unidades fora do Rio Grande do Sul das Lojas Renner se instalaram em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal e estas implementações se deram por um processo de reestruturação baseado na filosofia do Encantamento, que dita os rumos da empresa até hoje. A ideia é que não basta satisfazer o cliente, mas sim superar as suas expectativas e por isso houve também uma mudança de foco que passou a ser no público feminino, mais especificamente, na mulher moderna que trabalha.
Em 2005 após grande crescimento os administradores da Renner, optaram pela venda do controle da Companhia através de oferta pública de ações na Bolsa de Valores de São Paulo que entrou então no Novo Mercado da Bovespa como a primeira Companhia no país a ter seu capital pulverizado e aproximadamente 100% das ações em circulação.
Com o sucesso da pulverização a empresa não parou mais de crescer e nos anos de 2006 até 2013 teve abriu novas lojas nas regiões Norte e lançou o Meu Cartão Renner, com as bandeiras Visa e MasterdCard.
Foi em 2010 que outro grande marco da empresa aconteceu com o lançamento do e-commerce (www.lojasrenner.com.br) seguido por uma aquisição em 2011da Camicado, uma empresa no segmento de casa e decoração.
Em 2013, as novidades se deram com a Youcom, um novo modelo de negócio para o público jovem em um ambiente de loja especializada e, em 2016 com lançamento da Ashua voltada ao formato curve & pluz size. 
 (
Figura 
3
 
- Segmentos Lojas Renner S.A
)Em 2017, sua mais recente novidade, foi a instituição própria chamada Realize de cartões, seguros e assistências com mais de 12 milhões de clientes.
Atualmente a companhia conta com 570 lojas em operação distribuídas entre Renner,Camicado, Shua e Youcom (figura 3), mais de 21,4 mil colaboradores, 31,5 milhões de cartões emitidos e um valor de mercado de R$37,4 bilhões.
3 Lojas Renner S.A - Situação Contábil
“Contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, bem como os princípios e as técnicas de controle, à exposição e à análise de elementos patrimoniais e suas modificações” (FERREIRA, 2014, pág. 2). É baseada nas informações da contabilidade que decisões de negócio podem ser tomadas para um melhor desempenho e resultado.
Por ser uma empresa de capital aberto as Lojas Renner S.A possui capital aberto de seus patrimônios exibindo os seus dados financeiros e contábeis nos balanços anuais para apresentação aos seus acionistas. 
Suas demonstrações consolidadas e individuais são preparadas de acordo com as normas 
contábeis internacionais (IFRS), emitidas pelo “International Accounting Standards Board” (IASB) e alinhadas as melhores práticas globais e diretrizes do IIRC (International Integrated Reporting Council).
Dada a recuperação gradual da economia brasileira, o ano de 2018 houve uma sequência de resultados positivos no que se diz respeito as vendas no mercado atingindo um lucro de 1,02 bilhão, crescimento de 39,2% em relação a 2017.
3.1 Lojas Renner S.A – Balanço Patrimonial de Ativos e Passivo
É indicado no balanço patrimonial ativo da companhia (figura 4) o ciclo do qual a empresa fatura dinheiro, ou seja, compreende os bens, os direitos e recursos controlados pela entidade. É possível acompanhar o fluxo de caixa para comprar estoques que são vendidos e voltam a ser caixa, ou transformados em contas a receber e depois voltam a ser caixa.
Dentro dos ativos encontrados na tabela existem duas principais divisões os circulantes e os não circulantes. 
Os circulantes são classificados como os direitos que a empresa possui e que consegue realizar, ou seja, transformar em dinheiro em um período inferior a um ano sendo as principais contas Caixa, Contas a Receber, Bancos e Estoques. Geralmente uma empresa é considerada boa se possui uma grande quantidade de dinheiro no caixa gerado através das suas atividades e como pode-se identificar a companhia Lojas Renner S.A um aumento de caixa sem necessidade de grandes empréstimos, vendas consideráveis de ativos e financiamento. 
No que se diz respeito aos ativos não circulantes são tratados os bens e direitos com realização acima de um ano, ou seja, os direitos de mais longo prazo, no realizável de longo prazo e os bens da empresa, como por exemplo o imobilizado e os investimentos que englobam os bens móveis, como os equipamentos ou veículos que a companhia possui.
Figura 4- Balanço Patrimonial Ativo
O balanço patrimonial de passivos (figura 5) engloba as obrigações ou parte negativa da companhia e é classificado em ordem decrescente de seu vencimento, que pode ser de curto ou longo prazo. 
Para construir o relatório, as contas que vencem primeiro aparecem no topo e a estrutura é muito parecida com o patrimônio de ativos, existindo o neste caso o passivo circulante e não circulante. 
As obrigações com vencimento de curto prazo, ou seja, até um ano, são consideradas passivo circulante como por exemplo os impostos, os fornecedores e os empréstimos. 
No caso das obrigações de tempo superior a um ano é considerado então o passivo não circulante que pode ser representado pelos empréstimos de longo prazo.
Ainda há uma terceira divisão no que se diz respeito ao balanço de passivos que é chamado de patrimônio líquido, basicamente o lugar aonde os recursos diretamente investidos pelos sócios e as reservas de capital realizadas durante aquele período de tempo
Figura 5 – Balanço Patrimonial de Passivos
3.2 Lojas Renner S.A - Liquidez
Definido como crédito de uma empresa, os indicadores de liquidez são índices financeiros que averiguam a capacidade monetária da companhia para cumprir com suas obrigações do passivo. 
Esses indicadores são de suma importância para observar a saúde da empresa e criar proteção patrimonial já que seu estudo pelos gestores pode garantir a continuidade da companhia.
Existem quatro tipos de índices de liquidez que são baseados no balanço patrimonial e demonstração contábil com a aplicação de uma série de formulas específicas e após todos os cálculos necessários, o gestor poderá averiguar a solvência de sua empresa.
Normalmente, falamos que uma organização possui alto grau de liquidez quando seu fluxo de caixa é bem administrado para cumprir com pagamentos.
3.2.1 Liquidez Corrente
A capacidade da empresa pagar suas dívidas a curto prazo, ou seja, os passivos circulantes, é considerada como liquidez corrente.
Para declarar se a empresa possui ou não essa capacidade necessária avaliar os ativos disponíveis para liquidar as dividas existentes efetuando a divisão: Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante.
É buscado por esse cálculo um resultado maior que 1 que indica que a empresa possui a quantidade suficiente de ativos para pagar suas contas, porém, existem dois outros resultados, o igual a 1 e menor que 1. 
No caso de valor igual a 1 os valores dos direitos e obrigações em curto prazo são equivalentes e se o valor for menor que 1 a companhia não possui os ativos necessários pra quitar sua dívida.
Utilizando os dados oficiais do consolidado 2018 da Lojas Renner seria Liquidez Corrente = 5.930.355/4.324.355 resultando aproximadamente 1,37.
3.2.2 Liquidez Seca
A liquidez seca é um indicador mais conservador do que o corrente. Os resultados vão ser sempre menores para avaliar mais a fundo o balanço das empresas.
A formula utilizada para calcular é liquidez seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante. Baseado no balanço patrimonial da Lojas Renner S.A o resultado obtido do cálculo Liquidez Seca = (5.930.335 – 1.110.305) – 4.324.355 seria aproximadamente 1,2.
Em geral esse resultado é muito positivo já que quanto maior o indicador mais solvente está a empresa no curto prazo possuindo mais ativos líquidos, exceto estoques, do que obrigações de curto prazo. 
Outro tipo possível de resultado é o menor do que 1 mostrando que a empresa tem mais compromissos imediatos do que recursos disponíveis. 
Porém o resultado menor do que 1 nem sempre significa que a empresa tem problemas de liquidez, ela pode não desejar ter um excesso acima do mínimo necessário para honrar os passivos no tempo devido. 
Assim, o investidor que quiser saber detalhadamente os níveis de liquidez pode, por exemplo, avaliar a liquidez seca em conjunto com a corrente.
3.2.3 Liquidez Imediata
Esse indicador está atrelado à capacidade da empresa de lidar com emergências financeiras. Basicamente é a relação entre passível circulante o disponível da companhia sendo o disponível tudo aquilo que está à disposição dos gestores como investimentos de curto prazo, caixas e conta corrente.
O cálculo diz que a liquidez imediata = disponível / passivo circulante e que este resultado proporciona uma visão para lidar com as incertezas do mercado frágil.
Para a Lojas Renner S.A, baseado no consolidado de 2018, seria liquidez imediata = 944.671/4.324.355 o resultado seria aproximadamente 0,22.
3.2.4 Liquidez Geral
O último indicador de liquidez se diferencia por avaliar a capacidade da empresa em honrar suas dívidas não só a curto prazo como longo prazo também.
Como todos os outros índices este não é diferente, o intuito é analisar as empresas na relação entre seu capital e suas dívidas, porem para este, não importa se a dívida vence em 10 dias ou 10 anos, nem se o recebimento de uma transação ocorrerá em 2 anos ou em 15, desde que os compromissos já estejam firmados.
O cálculo é simples Liquidez Geral = Ativos / Passivos e os resultados se baseiam nas mesmas características da liquidez corrente. Se a liquidez geral for maior do que 1, a empresa possui capital disponível suficiente para arcar com todas as suas obrigações, se for igual a 1, o capital e as obrigações são equivalente e por fim, se for menor do que 1, significa que a empresanão possui, hoje, capital suficiente para arcar com todas as suas obrigações.
Para a companhia Renner o resultado da liquidez Geral no consolidado de 2018 é 8.821.048 /4.866.536 que aproximadamente resulta em 1,8.
16
20
4 Ativos Imobilizados.
Os ativos imobilizados de uma companhia podem ser definidos como um conjunto de bens tangíveis relacionados à manutenção da empresa para manter suas atividades em funcionamento. Eles aparecem na parte de ativos circulante, ativos de longo prazo, considerando que a empresa não tem a intenção de vende-los.
A partir do momento em que a empresa adquire esses ativos o registro é conhecido como custo de aquisição e envolve todos os custos como valor da compra, frete, instalação, impostos etc. e é esperado o uso desses bens por 12 meses ou mais e benefícios econômicos da sua utilização.
Exemplo desses bens são instalações, edificações, ferramentas, veículos, terrenos, moveis e utensílios, maquinas e equipamentos, sendo que o custo dessas aquisições só pode ser considerado como despesa operacional se tiver um valor maior que R$ 1.200 ou vida superior há um ano.
Se uma empresa investe bastante em imobilizado em detrimento dos ativos de fácil circulação, isso significa um ponto negativo para os investidores mas, ao mesmo tempo que pode não ser tão bom assim ter bastante imobilizado em relação ao ativo circulante, é igualmente importante uma empresa ter bens em seu nome para o caso de ter que quitar dívidas maiores no longo prazo.
No caso das Lojas Renner S.A o valor das taxas de depreciação seguem as novas de Instrução Normativa SRF 162/1998 e mostra um total de R$ 1.539.180 no consolidado de 2018 em cima de um custo total de 3.533.629 de ativos imobilizados. (figura 6).
Figura 6 - Ativos Imobilizados
5 Índice de Endividamento
Uma empresa pode contrair dívidas por diversas razões sendo a pior delas quando a empresa se endivida para pagar despesas.
A gestão das empresas tem grande influência nesse tópico já que se o endividamento é por problemas de má gestão ela vai ter indicadores de longo prazo muito ruins. 
Sendo assim, este é um indicador de riscos e deve ser feito para medir o grau de comprometimento dos ativos com o passivo da companhia.
O endividamento líquido é o volume de financiamentos e empréstimos subtraídos do caixa e equivalentes do caixa representando a quantidade de dinheiro que a empresa necessita pra quitar toda sua dívida.
Em 31 de dezembro de 2018, o endividamento líquido da companhia Lojas Renner S.A era de R$ 505,3 milhões, 23,4% menor que a posição de 31 de dezembro de 2017, resultado da geração positiva de caixa auferida no período (figura 7). 
Figura 7 - Endividamento Líquido
6. Fundamentos da gestão financeira
Segundo Gitman (2010, p. 105) ‘’o planejamento financeiro é um aspecto importante das operações nas empresas porque fornece um mapa de orientação, coordenação e controle dos passos que a empresa dará até atingir seus objetivos.’’
O processo de planejamento financeiro se inicia pelos planos financeiros de longo prazo ou estratégicos, que por sua vez orientam os planos de curto prazo ou operacionais.
De forma simples, podemos dizer que o conceito de gestão financeira é o ato de gerenciar todas as questões que envolvem o dinheiro de um determinado negócio. 
Consiste na elaboração do planejamento financeiro da companhia, na captação e investimentos de recursos, manutenções de estoques, análise de créditos, demonstrativos contábeis, faturamentos, e fluxos de caixa. 
O principal objetivo desta gestão é de assegurar que a empresa saiba de quanto dinheiro necessita a curto e longo prazo, como obter esse capital e como deve emprega-lo para alcançar os seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. 
É com uma boa gestão financeira que se torna o negócio bem sucedido, gerindo todos setores da melhor forma possível.
6.1 Estrutura da Gestão financeira
A gestão financeira da Renner é realizada pela Realize Crédito, Financiamento e Investimento que possui estrutura alocada na gerência de Riscos e Compliance. 
Sendo assim é dedicada ao gerenciamento contínuo e integrado dos riscos de conformidade, compreendendo a atuação e prevenção à lavagem de dinheiro, dos riscos financeiros e, contemplando os riscos de mercado, liquidez e crédito de capital.
Alem disso os riscos não financeiros tambem são estudados, representados pelos riscos operacionais, sócio ambientais e de reputação. 
Todas essas informações possuem base de estudo e analise, dados retirados do balanço patrimonial e do fluxo de caixa da empresa e o administrador financeiro da companhia utuliza-os para tomada de decisão.
Dentre suas pricipais ativdidades deste administrador está a analise o planejamento e o controle financeiro, tomada de decisões de investimento e de financiamentos, gerente de orçamento de capital de projetos de financiamentos, gerente de Caixa, analista ou gerente de crédito e gerente de fundos de pensão.
7. Aplicações da Gestão financeira
Uma das principais decisões que uma administrador financeiro precisa tomar consiste em decidir sobre a destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos circulantes e não curculantes, ou seja, aqueles recursos para curto e longo prazo. 
Neste caso é estudada a situação procurando apresentar os níveis desejáveis de ativos circulantes, determinando quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, buscando sempre o equilíbrio e a otimização.
Assim deve-se decidir quando, como e quanto investir assim como se valerá a pena adquirir um bem ou direito, sempre com o intuito de evitar desperdícios e gastos desnecessários.
É também aqui que a imobilização dos recursos correntes é definida, já que se ocorrer com altíssimos gastos na aquisição de bens que trarão pouco retorno positivo e muita depreciação no seu valor, poderá inviabilizar o capital de giro imprescindível para a sobrevivência da empresa.
Aqui os dados mais analisados são o fluxo de caixa para compreender o crescimento na geração do caixa operacional da companhia e o capital de giro que compõe uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo.
 (
Figura 
8
- Fluxo de Caixa
)No que se diz respeito ao fluxo de caixa as Lojas RENNER S.A gerou Fluxo de Caixa Livre de R$ 602,5 milhões, com aumento de R$ 159,1 milhões ante 2017. Esse resultado reflete, principalmente, o importante crescimento na geração de caixa operacional da Companhia. Destacam-se o aumento nas Contas a Receber, pelas maiores vendas e maior utilização do Meu Cartão e o aumento dos Financiamentos Operacionais (figura 8). 
Este resultado, positivo, da empresa permite que ela possa utilizar uma porcentagem para investir em segmentos ja que ele projeta as disponibilidades financeiras o que leva ao proximo ponto.
Os investimentos de uma empresa podem ser definidos em linhas gerias como produtiv, bruto e liquido. 
O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou quando os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido. O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques. Já o investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. 
Além disso existem outras variaveis como a definicao se o investimentos sera a curto, medio ou longo prazo. 
O curto prazo são considerados em um intervalo de 0 a 2 anos e possui dois aspectos que precisam ser considerados: liquidez e rentabilidade.
Quanto maior a liquidez menor são seus rendimentos, ja que os investimentos com grande liquidez frequentemente resultam em baixos retornos. 
Para um periodo medio de dois a cinco anos, existe ainda mais cautela por parte do administrador financeiro sob a taxa de rendimento que irá receber tendo em vista que muito da situação econômica nacional e empresarial pode mudar nesseperíodo, ou seja, aquilo que é satisfatório como rendimento hoje pode se tornar algo diferente das necessidades daqui a cinco anos.
Por fim os investimentos a longo prazo garante a segurança do montante de investimento e usar o maior tempo a seu favor. Isso significa que você precisa ter o capital inicial garantido já na aplicação e correr os riscos somente com as taxas.
 (
Figura 
9
- Investimentos Renner
)No caso da compaha Renner os investimentos de longo prazo, em 2018, em ativos fixos totalizaram R$ 610,4 milhões. Assim, 36,9% foram direcionados à abertura de 55 novas lojas, sendo 26 Renner, 10 Camicado, 16 Youcom e 3 Ashua, a marca de moda Plus & Curve que pelas pesquisas de mercado definiram estar em alta.
 (
Figura 
10
 - Sumário dos Investimentos
)Ainda, 27,5% foram investidos nas reformas de unidades, assim como 30,1% em Sistemas e Equipamentos de Tecnologia e os 5,5% restantes em Centros de Distribuição e Outros (figura 10). 
Com todas estas informações pode-se definir o administrado financeiro uma pessoa muito proxima das finanças mas tambem muito mais proxima dos seguimentos de mercado da companhia ja que se baseia nas tendencias dos dois para tomar suas decisões. 
8. Estatística Aplicada 
De acordo com SILVA, SILVA M., GONÇALVEZ E MUROLO (210 P.1,4) “a estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos”, ou seja, ela suporta as tomadas de decisão medindo e analisando os dados de uma companhia. 
8.1 Análise de Satisfação
São baseadas nestas informações que decisões como movimentação de funcionários, setores ou até mesmo lojas físicas inteiras podem ocorrer. Uma das principais analises que pode suportar uma decisão é a satisfação dos clientes que é essencial para que as ações da empresa sejam assertivas no objetivo de alcançar o seu público
Hoje, as Lojas Renner S.A conta com 549 lojas distribuídas pelo Brasil (dados de 31 de dezembro de 2018) e o grau de satisfação de seus clientes está na casa de 71.1% para “muito satisfeitos” e 23,9% para “satisfeitos” restando apenas uma porcentagem mínima dos clientes insatisfeitos (figura 11).
Com estes resultados é possível direcionar os esforços para os pontos que precisam de mais atenção na intenção de aumentar a satisfação 
daqueles que consomem os seus produtos. 
 (
Figura 
11
 - Grau de Satisfação dos Clientes
)Esses dados no caso da companhia em questão influência bônus aos colaboradores por exemplo, se o gerente definir que os bônus salarias só são garantidos aos funcionários com mais de 70% ao final de cada mês apenas os colaboradores com esta pontuação recebera o benefício. 
Além disso este dado pode suportar decisões mais criteriosas como a restruturação de uma loja caso a média de todo o atendimento esteja menor que 70%. Este resultado pode levar a uma mudança do corpo de funcionários ou até o fechamento da unidade.
 8.2 Colaboradores
O termo Colaborador vem da ideia de colaboração onde aquela pessoa colaborada com suas atividades a atingir os objetivos de uma empresa. 
Dito isso, o tratamento de um colaborador diz muito sobre como a empresa visa seu crescimento e o bem-estar da sua equipe. 
 (
Figura 
12
- Quantidade de Colaboradores
)
Hoje as Lojas Renner conta com 21.376 colaboradores (fechamento do balanço do ano de 2018- figura 12) distribuídos entre seus 4 centros de distribuição e 549 lojas. 
Baseado nestes dados de funcionários pode-se verificar a média etária destes colaboradores, o grau de escolaridade, as etnias, raças e religiões e se usados corretamente, estes dados garantem que a companhia seja diversificada. 
Além disso é baseado neste dado que a empresa programa suas despesas com as folhas de pagamentos dos anos subsequentes, uma média que ajuda a definir se haverá aumento salário ou de benefícios por exemplo.
8.3 Mercado Acionário
Os dados estatísticos acionários são um dos mais importantes no que se diz respeito ao crescimento da companhia. 
As ações da Lojas Renner S.A. são negociadas na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, sob o código LREN3, e, via ADRs, no OTC US, sob o código LRENY.
Baseado no balanço de 2018 as ações LREN3 tiveram valorização de 20,9% (ajustada por eventos societários), em 2018, versus 15,0% do Ibovespa, atingindo valor de mercado de R$ 30,5 bilhões, em 28 de dezembro. 
Nesse período, foram realizados 3,2 milhões de negócios, com 869,0 milhões de ações movimentadas e um volume médio diário negociado de R$ 118,3 milhões. Quanto ao programa de ADRs, que foi lançado em 2017, havia um total de 1,5 milhão de recibos emitidos ao final de 2018 (figura 13).
Figura 13 - Evolução das ações
O Resultado destes dados garantiu aos acionistas R$ 225,7 milhões sob a forma de Juros sobre Capital Próprio, os quais serão ainda complementados pelos dividendos anuais propostos de R$ 182,4 milhões, a serem aprovados na Assembleia Geral de 2019.
Além disso é baseado nestes resultados que a empresa define seus investimentos para o ano seguintes baseado nas tendências sendo quais segmentos recebem que quantia e para qual fim.
9. Gestão Ambiental 
Visando que a moda deve ser justa, consciente e responsável as diretrizes estratégicas de sustentabilidade orientam a atuação na cadeia utilizada pela companhia, por meio de um plano estratégico de Moda Responsável onde o Comitê de Sustentabilidade e o time de
sustentabilidade da empresa atuam na identificação contínua dos riscos socioambientais relevantes da cadeia de valor.
O intenso consumo de matéria prima é um dos dados controlados por esse comitê já que chega a 25 milhões de toneladas de algodão por ano. Além disso itens como uso de produtos químicos, consumo intenso de energia, água e geração intensa de resíduos também se tornam
se torna um desafio ainda maior frente à necessidade do setor nos últimos anos de aliar a crescente demanda por agilidade, eficiência e controle de despesas ao desenvolvimento sustentável, responsável e gerador de valor em toda a cadeia.
 (
Figura 
14
- Desempenho de Energia 
)Levando em consideração estes dados a companhia têm atuado em alguns setores como de energia elétrica, sendo 90,6% da energia utilizada proveniente de fontes renováveis, além de reduzir o seu consumo entre os anos devido a reforma das lojas que hoje utilizam lâmpadas de LED, 80% mais econômicas quer as incandescentes e 30% mais que as fluorescentes (figura 11)
Outro compromisso da empresa é reduzir até 2021 em 20% a emissão de gases de efeito estufa que além de englobar as ações relacionadas a energia, também trabalha a autonomia e capacitação de agentes logísticos para aprimorar os transportes promovendo ações de conscientização focadas à renovação de frotas, direção econômica, manutenção preventiva e melhoria da utilização do combustível. 
Por se tratar de uma grande geradora de resíduos, outro compromisso da companhia é orientado pelo Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, aderente à Política Nacional de Resíduos Sólidos, e tem como um dos objetivos principais promover a gestão integrada dos resíduos sólidos, com foco em sua reinserção no ciclo produtivo.
Em 2018, 97% das 2.328 toneladas de resíduos foram destinados a reciclagem (figura 12). Deste total, 56,3 toneladas de equipamentos eram TI obsoletos que a Renner, em parceria (
Figura 
15
 
- Reciclagem 2018
), destinou à reintrodução na cadeia de produção. 
Com isso, além do impacto ambiental positivo, esse projeto também gera valor social, já que 5% do valor total dos lotes de equipamentos de TI descartados pela Renner foram revertidos em seis equipamentos recondicionados, entregues para uma organização social. 
Assim, por ser uma empresa que visa a sustentabilidade as Lojas Renner também incentiva seus colaboradores e consumidores com concursos de inovações sustentáveis onde estudantes, profissionais e demais interessados tiveram, em 2018, a oportunidade de apresentar projetos com soluções para toda da cadeia de valor do varejo de moda, em quatro categorias: Matéria-Prima, Produção, Varejo e Pós Consumo. Os vencedores receberam25 mil reais para investir no projeto e foram premiados em um evento na sede da empresa. 
Conclusão 
A contruibuição destre trabalho visa principalmente o compreendimento das analises contabeis, financeiras e estatisticas da companhia Renner S.A. 
Foi possivel analisar as informações que auxiliam na manutenção e crescimento de uma empresa como estudo do patrimonio, do caixa, dos ativos e passivos, dos investimentos etc. 
Além disso foi apresentado como a estrutura finananceira de uma empresa funciona, no que ela se baseia e quais são as pessoas responsaveis por estudar estes conteudos para definir quais decisões são mais adequadas. 
Para complementar, é abordado o tema de estatistica como uma forma de organizar todas as informações de uma empresa para que, em grupo, elas resultem em uma informação mais concreta que ajude a definir como proceder em certas situações. 
Ou seja, uma empresa so se torna bem sucedida quando estas tres areas funcionam em harmonia, com uma boa gestão e com o estudo correto de tudo que elas podem oferecer de dados e que no caso das Lojas Renner pode-se concluir que ela esta neste padrão.
REFERÊNCIAS
SCIELO. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-70772001000100001&script=sci_arttext&tlng=es>. Acesso em 2 setembro 2019.
SILABO. Disponível em: <http://www.silabo.pt/Conteudos/7806_PDF.pdf>. Acesso em 10 setembro 2019
Padrões Contábeis internacionais do IASB. Disponível em: <https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/208>. Acesso em 10 setembro 2019.
Relatório Anual Renner. Disponível em: 
< https://www.lojasrennersa.com.br/conteudo/relatorio-anual-lojas-renner-2018>. Acesso em 10 setembro 2019.
Relatório Anual Renner. Disponível em: 
< http://lojasrenner.mzweb.com.br/>. Acesso em 15 setembro 2019.
Entenda o conceito de dívida líquida e suas implicações nos negócios. Disponível em: <https://www.sunoresearch.com.br/artigos/divida-liquida/>. Acesso em 15 setembro 2019.
Bussola do investidor: Disponível em:
< https://www.bussoladoinvestidor.com.br/abc_do_investidor/endividamento/>. Acesso em 15 setembro 2019.
Portal de contabilidade. Disponível em:
 < http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/indices-de-liquidez.htm>. Acesso em 15 setembro 2019.
Bolsa de Valores. Disponível em:
<http://bvmf.bmfbovespa.com.br/ciaslistadas/empresaslistadas/ResumoEmpresaPrincipal.aspx?codigoCvm=8133>. Acesso em 20 setembro 2019.
Relações com Investidores. Disponível em:
<http://lojasrenner.mzweb.com.br/>. Acesso em 20 setembro 2019.
Processos Gerenciais. Disponível em:
< https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/processos-gerenciais/>. Acesso em 20 setembro 2019.
Livro Curso de Estatística. Disponível em:
< https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/processos-gerenciais>. Acesso em 25 setembro 2019.
Estatística. Disponível em:
<http://www.cin.ufpe.br/~rosf/public_html/Notas%20de%20Aula%20de%20Estat%EDstica%20I.doc>. Acesso em 29 setembro 2019.
Contabilidade Empresarial. Disponível em:
< http://www.academia.edu/download/33457484/5785.pdf>. Acesso em 29 setembro 2019

Continue navegando